3 coisas que você precisa saber para escolher o carpete certo

4 minutos para ler

Você busca deixar sua casa mais aconchegante e confortável? Esse é um objetivo comum em muitos lares — afinal, passamos grande parte do nosso tempo livre ali e, é claro, queremos nos sentir o mais em casa possível.

Existe uma série de detalhes que você pode investir na decoração da sua casa para deixá-la mais receptiva. Grande parte delas depende do seu gosto pessoal, mas é sempre bom ficar por dentro das opções disponíveis no mercado! Para um projeto de decoração de sucesso, conhecer diferentes estilos, materiais, acabamentos e peças é fundamental.

O carpete está se tornando um item muito comum em casas, apartamentos e escritórios. Está pensando em investir em um, mas ainda tem dúvidas quanto às opções? Continue a leitura deste post e saiba tudo sobre escolher o carpete certo!

Carpete x Tapete

Vamos começar com uma dúvida básica: qual é a diferença entre carpete e tapete, e em qual caso cada um é ideal?

O carpete cobre todo o piso, e sua principal característica é ser fixo. Ele ocupará o espaço por um bom período de tempo e sua troca ou limpeza são mais delicadas. O tapete, por outro lado, tem uma função mais decorativa e pode ser trocado ou movido de um cômodo para outro com facilidade.

Em ambos os casos, escolher a cor, a padronagem e o material ideal de cada um fará toda a diferença no resultado final do seu projeto decorativo!

Cores e materiais

Escolher o carpete certo depende de alguns fatores-chave, como: a decoração que prevalece no cômodo onde ele será instalado; a atividade típica que acontece neste espaço; a durabilidade ideal que se está buscando, entre outros.

Ao definir a cor, é preciso levar em conta qual é o tom das paredes e dos móveis do cômodo. Afinal, a tonalidade do carpete deve estar em sintonia com o restante do ambiente para não “roubar a cena” ou criar um contraste desagradável.

Tons neutros

As cores claras, como branco e bege, aumentam a sensação de amplitude de um ambiente. O resultado final é muito bonito e clean, mas é preciso ter em mente que carpetes com essas tonalidades deverão ser limpados com mais frequência, já que as marcas de uso ficarão em evidência.

Contudo, tons neutros que são um pouco mais fechados, com o marrom e o cinza, tendem a ser mais resistentes e são ótimas opções para cômodos muito utilizados — especialmente em casas com crianças e animais, por exemplo.

Tons escuros

Cores sólidas e vibrantes, como vermelho, verde e azul royal, combinam muito bem com lares que têm uma decoração moderna e com personalidade. Esses tons não contribuem para a sensação de amplitude nos cômodos, mas, por outro lado, trazem aconchego e conforto.

Outros tons escuros como cinza, azul marinho ou até mesmo o preto são muito usados em escritórios e salas de TV.

Materiais

Escolher o carpete ideal envolve também uma avaliação cuidadosa das opções de materiais. Se o objetivo for instalá-lo em um cômodo com circulação frequente de pessoas, o ideal é investir em fibras mais resistentes, como o nylon, pois esse material não desgasta com facilidade.

E então, o que achou de saber mais sobre escolher o carpete ideal? Ao conhecer todas as possibilidades, fica fácil saber qual tipo vai ser o ideal para seu lar, não é?

Para ficar por dentro de mais dicas de decoração como essa, assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient

 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário