4 dicas para fazer o projetos arquitetônico de escolas

3 minutos para ler

Planejamento é a palavra-chave para qualquer obra. Em se tratando de projeto arquitetônico de escolas, esse termo ganha atenção redobrada, já que escolas são obras de grandes dimensões e que demandam instalações específicas. Espaço acessível, pisos funcionais e iluminação adequada são alguns dos aspectos primordiais para se considerar nesse tipo de construção.

Além disso, pensar na sustentabilidade das instalações também é de grande valia em obras escolares, pois estimula o pensamento ecológico nos alunos. Neste post, detalhamos cada um desses aspectos em 4 dicas certeiras para um projeto arquitetônico seguro e bem-sucedido. Confira!

1. Priorize a acessibilidade

O ideal é que o projeto seja o mais plano possível. Afinal, estamos falando de um ambiente onde a facilidade de acesso e a segurança precisam vir em primeiro lugar, certo? As distâncias de tráfego devem ser compatíveis com todos os usuários e as rampas devem ser priorizadas. Se possível, dispense o uso de escadas.

Independentemente das especificidades do projeto, o que realmente importa é que ele seja feito por um arquiteto com experiência em obras escolares. Assim, você terá certeza de que a construção seguirá à risca todos os padrões de acessibilidade e segurança necessários ao local.

2. Instale pisos funcionais

Essa é a medida mais importante na fase dos acabamentos da obra. Por isso, nunca compre pisos por impulso. Pense cuidadosamente nas características e indicações de cada tipo de revestimento e, só então, decida qual o modelo mais adequado. Até porque, no caso de uma escolha errada, será difícil escapar do prejuízo e do retrabalho.

Os modelos devem ser escolhidos conforme a proposta de cada cômodo — como as salas, os banheiros e o refeitório — considerando-se, sobretudo, os graus de resistência, segurança e funcionalidade dos pisos. Você já sabe, mas não custa lembrar: sempre dê preferência aos modelos antiderrapantes.

Um tipo de revestimento que atende bem a esses requisitos é o piso vinílico, pois essas peças aliam durabilidade, conforto térmico e praticidade de limpeza, além de serem opções seguras, sustentáveis e de fácil instalação.

3. Favoreça a iluminação natural

Qualquer que seja o porte da escola, uma coisa é certa: os cuidados com a iluminação devem ser redobrados para evitar gastos exorbitantes com energia elétrica. Nesse caso, a dica número um é favorecer a iluminação natural desde o primeiro traço do projeto arquitetônico. Janelas amplas também são indispensáveis, bem como as lâmpadas de LED, que têm custo-benefício indiscutível.

4. Invista em instalações sustentáveis

Assim como a opção pelos pisos vinílicos e o favorecimento da luz natural, existem outras práticas de arquitetura sustentável para tornar o ambiente escolar ainda mais ecológico e funcional. Delimitar locais adequados para o depósito e separação do lixo e investir em projetos hidráulicos e elétricos mais sustentáveis também são medidas transformadoras a curto prazo. Pode apostar!

Viu só? Não é difícil pensar no projeto arquitetônico de escolas. Com planejamento certo, orçamento definido e fornecedores confiáveis, será moleza dar o start na obra e garantir um ambiente educativo que inspire não somente os alunos e professores, mas também toda a comunidade.

Se você gostou do post, baixe nosso e-book exclusivo para arquitetos e torne-se um profissional diferenciado!

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.

 

 

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário