4 formas de iluminar perfeitamente a sua sala de estar 4 formas de iluminar perfeitamente a sua sala de estar

4 formas de iluminar perfeitamente a sua sala de estar

3 minutos para ler

A sala de estar pode ser considerada o cômodo mais importante de um lar. Afinal, ela é tanto a primeira impressão que as visitas têm de sua casa como o local onde sua família passa bons momentos de união e aconchego.

É por isso que devemos dar atenção especial à decoração desse espaço, cuidando especialmente de detalhes como cores, iluminação e acabamentos. Para te ajudar nessa missão, reunimos aqui 4 dicas para iluminar a sala de estar da maneira perfeita.

A iluminação dos cômodos pode ser um assunto complicado para quem tem a decoração como hobby, mas não se preocupe: com alguns truques simples, você conseguirá aquele clima que sempre sonhou. Acompanhe!

1. Mude as cortinas

Cortinas e persianas têm o poder de dar o tom num ambiente. Por isso, levá-las em consideração ao iluminar a sala de estar é muito importante.

Caso você queira deixar o cômodo mais aconchegante — e propício para assistir filmes, caso use como uma sala de TV, por exemplo —, procure investir em cortinas opacas e pesadas.

Mas se o objetivo for trazer leveza e frescor, as cortinas de tecidos naturais e mais leves são ideais. Prestar atenção no grau de opacidade dos tecidos ao fazer essa escolha é fundamental.

2. Use cores que valorizem o espaço

Quem se interessa por projetos de decoração já deve ter percebido que ambientes com as paredes pintadas de cores fortes e até escuras — como o vermelho, verde musgo e mesmo o cinza chumbo — têm um toque moderno e cheio de personalidade.

Mas fique atento: ao fazer uma escolha como essa, a iluminação do espaço pode ficar prejudicada. Se você prefere cômodos com uma luz mais soturna, ótimo! Mas se o que você busca é um espaço arejado e clean, considere pintar as paredes apenas com cores claras. A diferença é muito perceptível!

3. Aposte em abajures e luminárias

Você quer deixar sua sala de estar mais iluminada, mas não está disposto a passar por grandes reformas? Invista em pontos de luz estratégicos! Um truque muito simples e que trás um toque lúdico e moderno aos cômodos é colocar vários abajures e luminárias dispostos pelo espaço.

Luminárias com alturas diferentes — com o suporte alto, por exemplo — e abajures nas mesas mais baixas, quando juntos, trazem muita luz e podem ser a solução ideal para deixar sua sala de estar com mais personalidade.

Aproveite para combinar o design deles com outros móveis e objetos do cômodo e deixá-lo com a sua cara!

4. Cuidado especial com o teto

Um teto escuro faz total diferença ao iluminar a sala de estar. Ele é o fator principal que deixará a sala com uma iluminação baixa, o que pode desvalorizar o restante da decoração. Compensá-lo com outros focos de luz, como os abajures citados na dica anterior, é uma boa saída.

Um teto claro traz a sensação de um espaço amplo para o ambiente e, se tiver focos de luz — como a iluminação embutida, com várias lâmpadas — é melhor ainda!

Gostou de saber alguns truques de iluminação para a sala de estar? Então aproveite para se aprofundar no assunto conhecendo esses 5 passos para renovar a decoração sem gastar muito!

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário