5 arquitetos do Brasil e do mundo que você precisa conhecer 5 arquitetos do Brasil e do mundo que você precisa conhecer

10 arquitetos do Brasil e do mundo que você precisa conhecer

7 minutos para ler

Inspirar-se nos profissionais que se transformam em grandes referências no mundo da arquitetura é algo muito comum. Afinal, eles têm estilos definidos, obras de relevância e uma história de sucesso digna de admiração entre os arquitetos do Brasil e do mundo.

Alguns deles são reconhecidos mundialmente pela qualidade de seus projetos e suas trajetórias profissionais. Outros formam uma nova geração de sucesso que já vem se consolidando no mercado e merecem atenção.

No texto de hoje, listamos 10 arquitetos famosos, de antigas e novas gerações, que você precisa conhecer. Entenda seus estilos, suas obras e inspire-se!

1. Arthur Casas

Considerado um empreendedor, Arthur Casas é uma das maiores referências entre os arquitetos da atualidade. Considerado um ícone da arquitetura, ele tem obras de destaque em São Paulo, Paris, Tóquio e Nova York.

Inovação é a palavra que define seu trabalho, já que concebeu seu primeiro projeto ainda com 12 anos. Respeitado, Casas também atua muito bem com a decoração de interiores.

Em seus trabalhos, gosta de levar a natureza para dentro da casa, por exemplo. Utiliza-se de linhas limpas, preza pela harmonia, investe em materiais brutos e cria projetos ao mesmo tempo clean e contemporâneos. Entre os trabalhos, estão projetos residenciais, comerciais e de urbanismo.

2. Renzo Piano

Eleito em 2009 como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time, Renzo Piano é conhecido por imprimir tranquilidade, tecnologia e conforto a seus projetos.

Esse famoso arquiteto italiano é também vencedor do Prêmio Pritzker, o maior da arquitetura mundial. Mesmo sem um estilo definido, suas obras apresentam constantemente processos artesanais, por exemplo.

Outra característica de seu trabalho é a sustentabilidade com o uso de iluminação e ventilação natural, bem como ao mesclar a arquitetura com a arte. Entre seus materiais preferidos estão vidro, metal, alvenaria e madeira.

3. Tom Wright

Esse arquiteto britânico fez história e se tornou conhecido mundialmente ao projetar o sofisticado edifício “Burj Al Arab”, em Dubai. Sua tarefa era criar um ícone arquitetônico para a cidade e ele superou expectativas.

Assim, ficou conhecido por assumir grandes projetos e se especializou em projetos que unem lazer e hospitalidade, bem como no uso de aço e vidro, cores vibrantes e materiais requintados.

Tom Wright reflete em seus projetos o desejo de deixar um legado, transformando os sonhos dos clientes em realidade, sem deixar de lado elementos como cultura local, meio ambiente e gestão.

4. Beto Figueiredo

Esse carioca viu sua carreira mudar quando partiu para Portugal em busca de crescimento, ainda na década de 90. Quando finalmente voltou para o Brasil, viu as portas se abrirem ao assumir projetos para a atriz Malu Mader.

Entre as marcas registradas de seus projetos, estão luminárias de estilo industrial e persianas de madeira. Isso é um reflexo da busca pela espontaneidade em suas obras. Como resultado, consegue propostas que são despojadas, mas que não deixam de transmitir toda a modernidade.

Seu estilo aconchegante e despojado, que une elementos rústicos, industriais e pop, conquistou clientes como as atrizes Maitê Proença, Cláudia Abreu e Helena Ranaldi, bem como a estilista Isabela Capeto.

5. Thiago Bernardes

Thiago Bernardes deu continuidade ao legado genético. Filho e neto de dois grandes arquitetos famosos do Brasil, Claudio e Sergio Bernardes, cresceu rodeado pela história familiar.

Seu escritório, localizado na capital carioca, é responsável por dois tipos de projetos: casas vultuosas com foco no artesanal e casas pré-fabricadas. Ainda assim, brasilidade e modernismo estão sempre presentes.

Thiago se inspira constantemente nas artes plásticas para desenvolver seu trabalho, que sempre apresenta ambientação global e contemporânea. Além de assinar o Museu de Arte do Rio, ele também tem Luciano Huck e Fernanda Torres como clientes.

6. David Bastos

De uma família de médicos, David Bastos se formou na Bahia e, desde então, tem se destacado em seus 30 anos de carreira. Embora tenha projetos espalhados pelo país, é na Bahia em que está o seu foco de atuação.

Seu estilo une conforto, intimidade e uma proposta calorosa e tropical. Também preza pela funcionalidade e uso no cotidiano. Entre os projetos famosos, estão o Restaurante Trapiche e aqueles realizados para personalidades como Daniela Mercury e Ivete Sangalo.

As criações privilegiam o emprego do vidro, até por uma questão de integração com o exterior. As áreas de circulação e as artes em papel ganham destaque nas composições desse profissional.

7. Felipe Hess

Após trabalhar com Isay Weinfeld, outro entre os arquitetos famosos do Brasil, Felipe Hess abriu as asas para o próprio estilo. Jovem, imprime características que beiram o vintage em seus ambientes.

Seu primeiro projeto foi uma demolição quase total de um apartamento no Edifício Copan, de Oscar Niemeyer. O uso de pilotis e a adoção de contrastes de materiais ajudaram na consolidação do estilo de Hess.

Hoje, prioriza o uso de planos abertos, amplos e integrados. Ao mesmo tempo em que usa linhas neutras e elementos minimalistas, ele não tem medo de ousar e de buscar a identidade de cada projeto.

8. Fernanda Marques

Já a arquiteta Fernanda Marques mantém uma atuação multidisciplinar em seus projetos. Além de trazer o design de interiores, eles unem paisagismo, comunicação visual e outros conhecimentos. O objetivo é criar uma proposta contemporânea e renovada.

A crítica concorda com o sucesso de Marques, que já recebeu diversos prêmios internacionais por suas produções. Ao mesmo tempo, a profissional é entusiasta da arte contemporânea, o que aparece em seus ambientes.

As propostas residenciais privilegiam o uso de materiais naturais, como a madeira, contrapostos a elementos claros. Ainda investe em peças de design exclusivo e na mescla de cores e técnicas.

9. Renata Coppola

Com atuação especializada em paisagismo, Renata Coppola também entende tudo de conforto e usabilidade dos ambientes. Responsável por grandes reformas e projetos e decoração, destaca-se no cenário nacional.

Com 25 anos de experiência, a profissional procura aliar estética e bem-estar. Privilegia a ergonomia, sem deixar de lado o apelo estético moderno.

Os marcos de suas criações são a iluminação difusa com pontos direcionados, a presença de painéis de madeira e a integração com o verde — fora ou dentro de casa.

10. Sig Bergamin

De estilo extravagante e único, Sig Bergamin é conhecido pela ousadia ao misturar cores, estampas e estilos. Ao longo dos anos, já integrou listas de prestígio, como o top criado pela revista House Beautiful.

Seu primeiro projeto foi autêntico como ele: a decoração de carnaval de um clube da cidade. Depois, realizou projetos em várias partes do mundo, como Nova York e Paris. Também angariou clientes famosos, como Jô Soares.

A grande característica das suas criações é a vivacidade. Bergamin sempre seleciona formas diferentes, texturas e estampas. As combinações não são nada óbvias e funcionam muito bem para criar verdadeiras obras de arte na forma de ambientes.

Ao conhecer esses arquitetos famosos do Brasil e do mundo, é possível se inspirar e buscar o seu próprio estilo. Assim, fica ainda mais fácil explorar todo o seu potencial!

Para sempre se manter atualizado com as novidades, assine a nossa newsletter e acompanhe todos os conteúdos!

 

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.

 

 

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário