5 arquitetos do Brasil e do mundo que você precisa conhecer

5 arquitetos do Brasil e do mundo que você precisa conhecer

Inspirar-se nos profissionais que se transformam em grandes referências no mundo da arquitetura é algo muito comum. Afinal, eles têm estilos definidos, obras de relevância e uma história de sucesso digna de admiração entre os arquitetos do Brasil e do mundo.

Alguns deles são reconhecidos mundialmente pela qualidade de seus projetos e suas trajetórias profissionais. Outros, formam um nova geração de sucesso que já vem se consolidando no mercado e também merecem atenção.

No texto de hoje, listamos 5 arquitetos renomados, de antigas e novas gerações, que você precisa conhecer. Entenda seus estilos, suas obras e inspire-se!

1. Arthur Casas

Considerado um empreendedor, Arthur Casas é uma das maiores referências entre os arquitetos da atualidade. Considerado um ícone da arquitetura, ele tem obras de destaque em São Paulo, Paris, Tóquio e Nova York.

Inovação é a palavra que define seu trabalho, já que concebeu seu primeiro projeto ainda com 12 anos. Respeitado, Casas também atua muito bem com a decoração de interiores.

Em seus trabalhos, gosta de levar a natureza para dentro da casa, por exemplo. Utiliza-se de linhas limpas, preza pela harmonia, investe em materiais brutos e cria projetos ao mesmo tempo clean e contemporâneos.

2. Renzo Piano

Eleito em 2009 uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time, Renzo Piano é conhecido por imprimir tranquilidade, tecnologia e conforto a seus projetos.

Esse famoso arquiteto italiano é também vencedor do Prêmio Pritzker, maior premiação da arquitetura mundial. Mesmo sem um estilo definido, suas obras apresentam constantemente processos artesanais, por exemplo.

Outra característica de sua obra é a sustentabilidade com o uso de iluminação e ventilação natural, bem como mesclar muito bem a arquitetura com a arte. Entre seus materiais preferidos, estão vidro, metal, alvenaria e madeira. 

3. Tom Wright

Esse arquiteto britânico fez história e se tornou conhecido mundialmente ao projetar o sofisticado edifício “Burj Al Arab”, em Dubai. Sua tarefa era criar um ícone arquitetônico para a cidade e ele superou expectativas.

Assim, ficou conhecido por assumir grandes projetos e acabou se especializando em projetos que unem lazer e hospitalidade, bem como no uso de aço e vidro, cores vibrantes e materiais requintados.

Tom Wright reflete em seus projetos o desejo de deixar um legado, transformando os sonhos dos clientes em realidade, sem deixar de lado elementos como cultura local, meio ambiente e gestão.

4. Beto Figueiredo

Esse carioca viu sua carreira mudar quando partiu para Portugal em busca de crescimento ainda na década de 90. Quando finalmente voltou para o Brasil, viu as portas abrirem quando assumiu projetos para a atriz Malu Mader.

Das marcas registradas de seus projetos, estão luminárias de estilo industrial e persianas de madeira. Isso é um reflexo da busca pela espontaneidade em suas obras.

Seu estilo aconchegante e despojado, que une elementos rústicos, industriais e pop, conquistou clientes como as atrizes Maitê Proença, Cláudia Abreu e Helena Ranaldi, bem como a estilista Isabela Capeto.

5. Thiago Bernardes

Thiago Bernardes deu continuidade ao legado genético. Filho e neto de dois grandes arquitetos do Brasil, Claudio Bernardes e Sergio Bernardes, cresceu rodeado pela história familiar.

Seu escritório, localizado na capital carioca, é responsável por dois tipos de projetos: casas vultuosas com foco no artesanal e casas pré-fabricadas. Ainda assim, brasilidade e modernismo estão sempre presentes.

Thiago se inspira constantemente nas artes plásticas para desenvolver seu trabalho, que sempre apresenta ambientação global e contemporânea. Além de assinar o Museu de Arte do Rio, ele também tem Luciano Huck e Fernanda Torres como clientes.

Gostou de conhecer esses importantes arquitetos do Brasil e do mundo? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e se manter sempre bem informado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This