dicas para escolher as cores para as paredes da casa dicas para escolher as cores para as paredes da casa

5 dicas para escolher as cores para as paredes da casa

3 minutos para ler

Quando o assunto é decoração, vários elementos devem ser considerados para que o projeto fique harmônico. Por isso, vale a pena avaliar as características de cada ambiente para tomar as decisões adequadas.

Como decorar costuma ser uma tarefa muito prazerosa, não tenha medo de assumir essa missão! Mas antes de começar, veja as nossas dicas para escolher cores para as paredes da casa:

1. Tente combinar as cores para a parede com as cortinas

É empolgante analisar a tabela da Pantone e descobrir um universo de possibilidades, não é? Contudo, na hora de escolher as cores para as paredes, é interessante considerar o tom das cortinas, principalmente quando a ideia é mantê-las.

Outro fator que deve ser considerado para a seleção de uma cor é o ambiente que se pretende colorir. Tons muito vibrantes podem não ser indicados para quartos de dormir, por exemplo.

2. Escolha tons que combinam com as persianas

O mesmo princípio que busca harmonizar a cor das paredes com a da cortina deve ser usado na hora de combinar as cores com as persianas. No caso das persianas que agora surgem com estampas, texturas e metalizados, essa adequação se torna ainda mais importante para não deixar o visual poluído.

3. Busque matizes que se adaptam aos tipos de piso

Os tipos de piso podem ser facilmente esquecidos quando pensamos em cores para as paredes. Mas é um grande equívoco imaginar que, em função do piso estar parcialmente coberto pelos móveis e tapetes da casa, ele não deve ser considerado como algo relevante.

Sendo assim, para evitar efeitos desastrosos na decoração, procure combinar o piso com as paredes, principalmente se o tipo de piso for mais rebuscado, pois ele se sobressai mais no ambiente, influenciando as percepções.

4. Aposte em cores que funcionem com os móveis

O estilo, a cor e o design dos móveis precisam ser analisados no momento da escolha das cores para as paredes. Pode parecer um detalhe simples, mas, dentro de um projeto de decoração, tudo deve ser previamente pensado para ressaltar a beleza dos móveis e deixar os cômodos mais harmoniosos.

5. Considere o significado das cores e o estilo da decoração

Essa talvez seja a dica mais importante de todas e deve ser aplicada em todo cômodo. Cada cor tem um significado e provoca sensações muito particulares.

Cores quentes — como vermelho, laranja e amarelo — despertam sensações como alegria, energia, força e vitalidade, por exemplo. Já cores frias — como azul, verde e lilás — transmitem tranquilidade, relaxamento e intimidade.

Além delas, temos tons neutros como branco, preto, cinza e marfim, que são facilmente combinados e oferecem equilíbrio visual quando usados com tons mais intensos.

Na hora de combinar cores, algumas estratégias funcionam muito bem. A mais óbvia, que foi mencionada acima, é equilibrar tons neutros com cores mais fortes. Já a mais interessante é combinar cores complementares, que são justamente os tons opostos dentro do círculo cromático — como laranja e azul, vermelho e verde, amarelo e roxo, etc.

Agora que você já sabe como escolher cores para as paredes da casa, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário