5 dicas preciosas sobre iluminação da casa

4 minutos para ler

Cada imóvel tem suas características e particularidades. Por isso, é essencial que a iluminação seja feita sob medida, sem deixar de respeitar também as preferências do proprietário.

Contudo, algumas dicas se aplicam de forma geral em determinados ambientes. Afinal, são indicadas para criar harmonia e comodidade e deixar o local mais convidativo para os moradores.

Deseja conhecê-las? Então acompanhe este artigo e prepare-se para realizar um projeto de iluminação da casa coerente e de extremo bom gosto.

1. Atente para a necessidade de luz

Alguns cômodos necessitam de mais luz que outros, devido às atividades que são executadas por ali. Esse é o caso da cozinha, que requer organização e identificação precisa de alimentos e utensílios. Portanto, é fundamental evitar pontos que formem sombra ou que alterem cores e formatos.

Ao realizar o projeto de iluminação da casa, lembre-se, então, de colocar nesse ambiente luzes fluorescentes no teto e focos posicionados em pontos estratégicos, como perto de armários e eletrodomésticos. Peça também para que as lâmpadas sejam confeccionadas em material de limpeza fácil, pois o preparo de refeições pode pedir uso de óleo e engordurar sua superfície.

2. Priorize o conforto e a funcionalidade

Criar pontos de luz que facilitem tarefas e tragam conforto para momentos de lazer é outra dica importante quando o assunto é iluminação da casa. Em salas de estar e de jantar, por exemplo, eles devem estar centralizados sob a mesa de jantar ou de centro.

Para que as luzes não atrapalhem a interação das pessoas, o lustre deve estar entre 15 cm e 1 m do tampo da mesa. Caso a atividade preferida seja a leitura ou a televisão, luminárias e abajures são ideais para compor um ambiente confortável e intimista.

3. Descubra os melhores resultados

Nem sempre a iluminação da casa vem pronta e com bons resultados. Por isso, é preciso fazer um pouco de pesquisa e ter auxílio profissional para descobrir como transformar o ambiente de acordo com seu uso. Por exemplo, você perceberá que, nos quartos, uma luz uniforme e direta é a melhor para tudo o que é preciso fazer no cômodo: descansar, trocar de roupa, namorar etc.

No escritório, por sua vez, um resultado assertivo se dá quando a mesa de trabalho está bem iluminada, bem como estantes e cômodas com materiais de utilização constante. Nesse momento, é importante focar mais na funcionalidade do que na estética, porque ela será apenas uma consequência de escolhas acertadas.

4. Identifique focos de atenção na iluminação da casa

Cada ambiente tem um foco de atenção específico. Nos banheiros, eles geralmente são os espelhos. Sendo assim, é interessante cercá-los por lâmpadas que não sejam refletoras: assim, evita-se sombras e a visibilidade é ampla para atividades delicadas, como fazer maquiagem e barba.

De modo geral, é recomendado também que as lâmpadas não sejam muito quentes, tanto nesse cômodo quanto no restante da casa. Com os movimentos e tarefas do cotidiano, esse será menos um motivo para transpirar e ficar incomodado.

5. Respeite a quantidade de luz em cada cômodo

Muitas lâmpadas não determinam que a iluminação da casa está adequada. Por vezes, esse excesso mais prejudica do que ajuda. O ideal é encontrar um equilíbrio e ter atenção com alguns detalhes, como a cor das paredes e o tamanho das janelas. Com isso, os efeitos de luz serão mais bonitos e versáteis. Para completar, esse cuidado ajuda a garantir a economia na conta de luz, que faz toda a diferença em tempos financeiramente conturbados.

Gostou dessas dicas? Então conheça também 3 oportunidades sensacionais para combinar o clássico e o moderno na decoração e harmonize esses detalhes com a iluminação da sua casa!

 

img_ebookpost_tendencias

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário