6 aplicativos que vão facilitar a vida de arquitetos 6 aplicativos que vão facilitar a vida de arquitetos

6 aplicativos que vão facilitar a vida de arquitetos

4 minutos para ler

A tecnologia está transformando a arquitetura. A partir da impressão em 3D para painéis de desenho de tela sensível ao toque, o hardware inovador se tornou o foco nos últimos anos.

Mas as novidades não param por aí. Para facilitar a vida de arquitetos ainda mais, também houve uma revolução na forma de se utilizar softwares, particularmente o que permite projetar e gerenciar projetos em qualquer lugar.

Desde o surgimento dos smartphones, diversos aplicativos arquitetônicos surgiram rapidamente, e os melhores deles mudaram completamente a forma como funcionam os profissionais criativos, tanto no estúdio como no local de construção.

Neste artigo, vamos apresentar uma lista de aplicativos que vão facilitar a vida de arquitetos e tornar o dia a dia de trabalho dese profissional muito mais prático. Confira!

1. BIMx eXplorer

O aplicativo distintivo da Graphisoft saiu no topo do júri e dos votos populares para o melhor aplicativo para dispositivos móveis em 2016. O BIMx eXplorer tem o ‘BIMx Hyper-model’, uma tecnologia abrangente que permite a todos os membros da equipe de design acesso imediato a documentação detalhada em 2D e 3D.

Além de combinar o poder do BIM com uma interface amigável para dispositivos móveis, o aplicativo coloca informações detalhadas sobre cada componente de construção na palma da mão para facilitar a consulta em todo o escritório e no local de construção.

2. AutoCAD 360

Atualizado recentemente, no mês passado, o AutoCAD 360 continua a ser uma ferramenta inestimável para os arquitetos em qualquer lugar. O aplicativo de visualização DWG gratuito permite fazer medições no local, anotar desenhos com comentários e imagens e compartilhar instantaneamente desenhos com outros membros da equipe de design diretamente do celular.

A versão Pro — atualmente no preço de US$ 4,99 por mês — concede aos usuários uma série de recursos adicionais, incluindo recursos de edição muito maiores.

3. SketchUp Mobile Viewer

O aplicativo de visualização essencial para qualquer usuário regular do SketchUp da Trimble, a versão mais recente do SketchUp Mobile Viewer inclui uma ferramenta de medição de fita e suporte adicional para visualizar dimensões, textos, planos de seção e animações de cena.

Os modelos podem ser baixados diretamente para o seu celular a partir do vasto Armazém 3D, Trimble Connect ou Dropbox do SketchUp para exibição offline, e os controles de tela sensíveis ao toque fazem com que a órbita, a panorâmica e o zoom sejam mais intuitivos do que nunca.

4. Shapr3D

Shapr3D é um aplicativo de esboço e modelagem 3D com uma interface intuitiva que permite controlar a visualização e implementar ações com uma combinação de dedos, polegar e caneta.

Ideal para desenvolver propostas conceituais em movimento, o aplicativo faz com que a mudança entre design 2D e 3D seja um esforço instantâneo, e os vídeos passo a passo demonstram a facilidade de uso e flexibilidade da aplicação.

5. Sketchbook

A Autodesk vende o seu popular aplicativo Sketchbook como “uma aplicação intuitiva de pintura e desenho projetada para pessoas de todos os níveis de habilidades que adoram desenhar”. Esse foco em uma audiência universal, de modo algum, a elimina de ser uma ótima ferramenta profissional para os arquitetos.

Um novo recurso particularmente atraente é a ferramenta de gravação em lapso de tempo, que permite capturar o vídeo no aplicativo de seu processo de esboço — outra ótima maneira de ilustrar seu processo criativo no site da sua empresa ou na página do Facebook.

6. RoomScan Pro

A partir de agora, tudo o que você precisa para mapear uma planta é o seu telefone. RoomScan Pro é um aplicativo da Locometric que permite usar um smartphone para gerar um plano de piso de uma sala inteira em um minuto.

Para isso, basta tocar o seu telefone em cada parede adjacente. O aplicativo gera, automaticamente, um plano de piso para o local, uma vez que você fez o seu caminho pela sala.

As atualizações para o aplicativo incluem novos recursos que permitem medir e desenhar escadas e digitalizar e desenhar exteriores de construção, como jardins.

Viu só como a tecnologia também pode facilitar a vida de arquitetos? Se você conhece outros aplicativos ou tem uma experiência para compartilhar, deixe o seu comentário aqui no post!

 

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.

 

 

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário