6 dicas de decoração minimalista para casas e apartamentos 6 dicas de decoração minimalista para casas e apartamentos

6 dicas de decoração minimalista para casas e apartamentos

3 minutos para ler

Menos é mais: esse é o lema mais conhecido para a decoração minimalista, que se baseia em espaços pouco ocupados por móveis, cores neutras e elementos decorativos sem excessos.

Mas nem por isso esse tipo de decoração deixa a sua casa ou apartamento sem elegância e sofisticação! Confira agora mesmo algumas dicas para decorar no estilo minimalista:

1. Aposte em cores básicas

Tonalidades suaves e neutras dão charme à decoração minimalista. Por isso, apostar em branco, palha e tons de areia é essencial. Você pode usar essas cores nas paredes, na estampa do sofá e até nas estantes da sala.

2. Utilize móveis baixos e longos

Os móveis para a decoração minimalista têm características próprias. Eles não podem ser recheados de detalhes, já que isso quebraria toda a sobriedade proposta por esse estilo decorativo.

Nesse sentido, o design dos móveis deve ser simples. É recomendável apostar em formas geométricas puras e linhas retas. Também vale investir em peças baixas e largas. 

3. Use cortinas e tapetes de tons sóbrios

Os tecidos escolhidos para aplicar a decoração minimalista na sua casa ou apartamento também devem seguir regras próprias daquele estilo. As cortinas e os tapetes se apresentam em cores sóbrias, com tecidos leves e lisos.

As cores devem ser neutras ou pastel. Você pode arriscar utilizar um tecido rústico, como o linho: cairá super bem! Por outro lado, é recomendável evitar estampas florais ou étnicas. 

4. Invista nos elementos decorativos

Os elementos decorativos também têm espaço nos ambientes minimalistas. Afinal, por mais que “menos é mais” seja o lema desse estilo decorativo, o seu lar não precisa ficar vazio.

Nesse sentido, você pode apostar em vários elementos. Por exemplo, uma almofada com um tom vibrante, tal como vermelho ou amarelo, pode contrastar perfeitamente com a sua decoração mais neutra. 

Um vaso de flores sobre a mesa da sala de jantar também cai super bem. O importante é não preencher a casa ou apartamento com os mesmos elementos e em grandes quantidades.

5. Permita a entrada de luz natural

A iluminação mais homogênea é a cara da decoração minimalista. E para conseguir isso, deixe entrar mais luz natural na sua casa ou apartamento.

Aposte em janelas de vidro, cortinas claras ou persianas abertas. Essa combinação é ideal para deixar o ambiente mais vivo. Evite pendentes muito chamativos para compor a iluminação artificial, pois isso quebra com o estilo minimalista.

6. Deixe a sua cozinha no estilo minimalista

O lugar onde você prepara as refeições deve acompanhar a tendência “menos é mais”. Para tanto, mantenha as bancadas livres. Prefira deixar os eletrodomésticos embutidos ou guardados em armários. 

Essas são algumas características da decoração minimalista que você pode adotar hoje mesmo. Se a sua casa for pequena, recorra a dicas de decoração especiais. Usar móveis com mais de uma função para otimizar os espaços e utilizar espelhos para dar a impressão que os cômodos são maiores são dois exemplos.

Gostou dessas dicas e quer continuar acompanhando outras tendências de decoração? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário