Afinal, posso usar papel de parede na cozinha Afinal, posso usar papel de parede na cozinha

Afinal, posso usar papel de parede na cozinha?

4 minutos para ler

A inclusão do papel de parede na cozinha é uma tendência que surgiu recentemente em alguns projetos de arquitetura e tem dado o que falar nesse setor. Isso está acontecendo porque o uso desse material esteve durante muito tempo restrito aos cômodos interiores da casa, como salas, quartos e escritórios.

É comum ter muitos questionamentos em relação ao seu uso, aplicação e cuidados em um ambiente úmido como a cozinha. Visando ajudar você a esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, selecionamos as questões mais relevantes nesse texto!

Acompanhe a leitura e descubra se, afinal, é possível usar papel de parede na cozinha!

Quando usar papel de parede na cozinha?

O papel de parede em si é capaz de transformar qualquer ambiente e, agora, existe no mercado uma versão capaz de ser usada na cozinha sem riscos de ser danificada, ou de pegar fogo.

Assim, o papel de parede ideal para esse ambiente precisa ser impermeável, o que garantirá proteção contra água e umidade; lavável, para que possa ser limpo sempre que necessário; e antichamas, para evitar qualquer tipo de acidente.

Esse material pode ser usado na cozinha quando a ideia for renovar o ambiente ou esconder falhas no revestimento existente, pois se trata de uma opção prática e econômica, se comparada a outros tipos de revestimentos.

Quais cuidados devem ser tomados com o papel de parede na cozinha?

Para uma manutenção simples e rápida é imprescindível que o papel de parede possua as qualidades já mencionadas anteriormente. Ou seja, deve ser para uso específico na cozinha.

Evitar o uso muito próximo do fogão ou da pia são medidas práticas que contribuirão para sua preservação. Alguns projetos surgem com o papel de parede protegido por um vidro temperado por cima, o que encarece um pouco a proposta, mas garante beleza e modernidade na medida exata.

Como limpar o papel de parede para cozinha?

Para tirar manchas de gordura e evitar que a sujeira se acumule, basta usar um pano macio, umedecido em uma solução de água e detergente neutro. Em seguida, um pano seco contribui para a durabilidade do produto, evitando que a impermeabilidade perca sua eficácia ao longo do tempo.

Tenha cuidado para não manchar o papel de parede usando panos que soltem tinta, o que seria um problema bastante desagradável. Por esse motivo, dê preferência para panos brancos de algodão que não soltam muitos pelos.

Onde aplicar o papel de parede na cozinha?

Na cozinha, o papel de parede pode ser aplicado em pontos estratégicos para embelezar e conferir modernidade ao ambiente. Se existir uma bancada de suporte para eletrodomésticos e refeições rápidas, a parede de fundo dessa peça é um local bem interessante para a aplicação.

O mesmo vale para armários vazados cujo fundo é a parede da cozinha. A aplicação de um papel de parede estampado, contrastando com a cor do móvel, alegrará instantaneamente o cômodo.

As paredes laterais da geladeira também podem receber o papel de parede que, nesse caso, funcionará quase como uma moldura, criando um efeito interessante.

Por falar em efeitos, atualmente existem os mais diversos tipos de papéis de parede e o mercado oferece infindáveis opções de cores, estampas e texturas para você escolher. Decida qual será a sua e entre nessa tendência!

Agora, que você já sabe que é possível usar papel de parede na cozinha, continue a leitura e aprenda a limpá-lo e a mantê-lo impecável!

Posts relacionados

Deixe um comentário