Ambientes com piso de madeira: onde usar?

4 minutos para ler

O piso de madeira é considerado um revestimento capaz de valorizar incrivelmente o seu imóvel. Sua ligação com a nobreza confere ao ambiente não só mais requinte, como também uma atmosfera bem mais aconchegante. No entanto, será que, no caso do piso de madeira, ele pode ser empregado em qualquer local? Você tem dúvidas sobre quais seriam os melhores ambientes com piso de madeira? Quais tons aplicar em cada ambiente?

Todas essas perguntas podem ser respondidas no nosso post. Continue a leitura para saber mais sobre os ambientes com piso de madeira e investir em suas ótimas vantagens!

Onde usar piso de madeira?

O piso de madeira é uma possibilidade versátil, ou seja, bastante viável para diversos ambientes. É maravilhoso para escritórios, salas, quartos e até cozinhas e varandas. O revestimento pode ser instalado em todos os cômodos de uma casa.

Os banheiros, no entanto, precisam de cuidado. É comum molhar o chão ao sair do chuveiro, por mais que sejam usados tapetes. O acúmulo de água, por muito tempo, pode danificar a madeira do revestimento. Porém, na cozinha, por exemplo, mesmo sendo um ambiente mais úmido, o piso é, sim, muito indicado. Os acidentes com líquidos e alimentos costumam ser corrigidos rapidamente, portanto, não se corre tanto o risco de que haja prejuízos por conta desses eventuais imprevistos.

É interessante instalar o mesmo piso de madeira, por exemplo, na sala e na cozinha. Assim, os dois ambientes conseguem uma boa integração.

Quais tonalidades usar?

Para pisos de madeira que sofrem com a exposição à umidade ou são utilizados em áreas de fluxo intenso, como a cozinha, é interessante optar por tonalidades médias ou escuras. Isso porque as madeiras mais claras tendem a manchar mais facilmente.

Quais os tipos de piso de madeira?

Os ambientes com piso de madeira que são mais úmidos precisam receber tratamentos especiais para que fiquem quase impermeáveis e mais resistentes à umidade.

As tábuas de madeira natural são a opção de melhor qualidade. Podem ser feitas com madeira de reflorestamento, porém a sua manutenção exige mais cuidados.

Uma versão industrializada e também mais barata do piso de madeira é o carpete de madeira. Ele é composto por lâminas mais finas e menos resistentes.

o piso laminado de madeira tem qualidade superior à do carpete. Seu preço costuma ser mais em conta que as tábuas de madeira natural, mas pode variar de acordo com a espessura e o acabamento.

Quais os benefícios de ter ambientes com piso de madeira?

Ainda não está convencido de que o piso de madeira é uma boa opção para os mais diversos ambientes? Então saiba um pouco mais a respeito dos benefícios dessa escolha.

É fácil de manter e limpar

Além da já citada versatilidade, o principal benefício dos ambientes com piso de madeira é a sua fácil manutenção. As tarefas domésticas se tornam bem mais simples, pois é necessário apenas ter uma boa vassoura e panos úmidos. O piso de madeira não precisa ser lavado, pois não pode ser submergido.

Se estiver envernizado, melhor ainda. O brilho será mantido por mais tempo, e não se faz necessária a utilização de cera.

Faz bem à saúde

Outra vantagem dos ambientes com piso de madeira é a redução do risco de alergias. O revestimento pode ser usado por adultos e crianças, mesmo as menores, sem problemas. A madeira tem um bom desempenho térmico. Ou seja, a temperatura sobre ela costuma ser sempre agradável. É possível andar descalço sobre o piso de madeira sem a necessidade de usar tapetes e carpetes, que podem acumular poeira e ácaros. Assim, o sistema imunológico de todos em casa será beneficiado.

O que achou deste post? Que tal fazer um download do nosso e-book sobre atendimento para continuar se informando por meio dos nossos conteúdos? Aproveite!

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient

 

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
Posts relacionados

Deixe um comentário