Arquiteto: o que avaliar antes de escolher um bom fornecedor Arquiteto: o que avaliar antes de escolher um bom fornecedor

Arquiteto: o que avaliar antes de escolher um bom fornecedor?

4 minutos para ler

Para o profissional de arquitetura, a responsabilidade de conceber, executar e entregar um projeto é, na maioria das vezes, mais do que apenas um trabalho: é uma incumbência artística, uma maneira de propagar sua marca no mundo e de defender o senso estético de cada obra — que é única à sua maneira. Para assegurar que tudo saia conforme o planejado, todos os detalhes são relevantes — e a cautela ao escolher um fornecedor é fundamental!

Neste post, você saberá o que é preciso avaliar no momento de optar por determinado parceiro para os seus projetos. Embora não seja nova a constatação de que é preciso optar por empresas idôneas e confiáveis, é sempre válido reforçar a importância de uma escolha consciente. Vamos lá?

Por que é importante escolher um fornecedor confiável?

Um trabalho bem executado geralmente conta com uma série de indivíduos comprometidos em entregar o melhor. Na arquitetura não é diferente: além do arquiteto, responsável por etapas fundamentais e imprescindíveis de um projeto bem executado, os fornecedores também precisam estar engajados na missão de oferecer as soluções mais adequadas para o cliente.

Somente ao se cercar de pessoas e empresas diligentes, cultivando um relacionamento de confiança e cumplicidade, existe a garantia de um projeto mais tranquilo e eficiente.

Diante disso, a necessidade de preocupar-se com a escolha dos fornecedores é inquestionável. Certifique-se de estar sempre próximo dos melhores profissionais e nunca se feche para conhecer novas empresas que possam agregar valor ao seu trabalho. O conjunto da obra (literalmente) e a satisfação do seu cliente são resultados diretos da interação entre você e seus fornecedores!

O que avaliar no momento de escolher um fornecedor?

Para selecionar empresas com as quais você vai tirar projetos do papel, visando sempre oferecer as melhores ferramentas e artigos disponíveis, é preciso examinar alguns fatores primordiais. Fique atento às opções do mercado e mantenha bons relacionamentos com aqueles que somam ao seu trabalho.

Avalie portfólios

Portfólios de serviços já finalizados são uma boa pedida para construir um primeiro contato com possíveis fornecedores. A partir deles geralmente é possível avaliar a credibilidade da empresa (pela quantidade de informações e pela relevância dos trabalhos) e verificar o estilo predominante, ponderando se há sinergia estética com seu próprio perfil.

Peça referências

Uma ótima forma de fazer uma pré-seleção de parceiros (já eliminando aqueles que apresentarem problemas nessa etapa e evitando retrabalhos e desperdício de tempo) é pedir referências para outros profissionais do ramo.

Questionar a respeito do atendimento, da qualidade na entrega e da atenção aos prazos, por exemplo, podem garantir que não haja surpresas desagradáveis e prejuízos desnecessários após o início do projeto.

Converse com clientes

Vá direto à fonte! Pergunte aos clientes qual é o parecer deles a respeito do serviço daquele fornecedor. O feedback de quem já comprou e usou/está usando é fundamental para que, no caso de haver problemas com o possível parceiro, você consiga desconsiderá-lo logo de cara, sem perder muito tempo.

Conheça pessoalmente os fornecedores

Após coletar referências e opiniões positivas, parta para a relação pessoal: agende uma reunião para conhecer os fornecedores que você selecionou e aproveite para avaliar disponibilidade, interesse, estrutura e qualidade no atendimento. Tudo isso importa no momento de fechar uma parceria de negócios e é um bom indicativo de que o trabalho conjunto dará certo.

Considere as facilidades

Por fim, não deixe de ponderar as facilidades oferecidas pelo fornecedor — condições flexíveis de pagamento, prazos coerentes de entrega e garantias de qualidade são diferenciais que contam muitos pontos no momento de escolher um fornecedor. Levante informações, compare ofertas e certifique-se de fazer a escolha mais acertada. Seus projetos agradecem!

Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades que postamos por aqui!

 

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.

 

 

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário