Como calcular a medida de papel de parede que preciso? Como calcular a medida de papel de parede que preciso?

Como calcular a medida de papel de parede que preciso?

6 minutos para ler

Foi-se a época em que grandes reformas eram necessárias para renovar os ares de sua casa. Com tantas novidades no mercado, mudar não é mais sinônimo de bagunça: existe uma série de possibilidades para quem deseja deixar cada ambiente de cara nova!

Os papéis de parede, por exemplo, são uma excelente maneira de contornar a pintura. As tintas, além de caras, fazem uma sujeira enorme e tem um cheiro que pode causar desconfortos e alergias.

A aplicação de um revestimento do tipo é muito mais prática e eles apresentam padrões e estampas que podem deixar os cômodos mais elaborados.

Mas como calcular papel de parede e escolher para ficar com a medida certa, afinal? São muitas as dúvidas que podem surgir, mas não se engane: é tudo bem mais simples do que parece. Acompanhe as respostas no post a seguir!

Como escolher meu papel de parede novo?

É muito fácil escolher o papel de parede que você deseja para compor a sala de casa ou seu quarto — ou qualquer outro cômodo, na verdade, dada a versatilidade desta peça. Basta ter em mente alguns fatores. Confira alguns deles.

Cores da decoração

Se estiver começando do zero, pode escolher um papel de parede chamativo e montar sua decoração de forma simples e com base nele.

Por outro lado, caso esteja apenas revestindo a parede e já tenha o resto do cômodo montado, atente-se para escolher um papel neutro e que combine com o conjunto.

Características do cômodo

Cada ambiente possui uma finalidade e isso altera as condições dele. Se você estiver escolhendo um papel de parede para seu lavabo, por exemplo, tem de fazer sua escolha pensando que este ambiente fica úmido constantemente — portanto, o material deve ser resistente à essa adversidade.

Objetivo

Por que você está buscando dar uma cara nova à sua casa, afinal? Se deseja um ambiente mais clássico, procure por papéis de parede com cores e estampas que seguem este estilo de decoração. Se quiser algo moderno, idem. Entenda suas necessidades e decida de acordo com elas.

Como calcular papel de parede e suas medidas?

O papel de parede é tão prático que você não precisa contar com nenhum tipo de profissional para fazer o cálculo da medida — a não ser que deseje. Além disso, como você não fará bagunça na aplicação — ao contrário do que acontece ao pintar as paredes.

O grande problema que muitos encontram é o cálculo: afinal, como calcular papel de parede de acordo com cada ambiente? Veja o que fazer:

  • meça a largura e a altura da parede em questão;
  • divida a largura da parede pela largura do rolo de papel de parede, os papéis, em sua maioria, têm as medidas de 53 cm por 10 metros;
  • divida a altura do rolo de papel pela altura da parede;
  • divida o primeiro resultado pelo segundo. E pronto!

 

Pense que a sua parede tem 6 metros. Com uma largura padrão de 53 centímetros, a divisão origina o valor de 11,3. Já se a parede tem uma altura de 5 metros e a altura do rolo é de 10 metros, a divisão é de 2. Ao dividir um número pelo outro, você terá o total arredondado de 6 rolos.

Não se esqueça de que, no caso de papéis de parede estampados, o ideal é comprar de 10% a 20% a mais do que o previsto pelo cálculo. Isso é feito para que você consiga fazer a emenda do papel no local certo em que a estampa parou — esse processo é chamado de paginação.

Quais são os cuidados na aplicação?

Tão importante quanto saber como calcular papel de parede é entender como aplicá-lo no cômodo. O procedimento não é difícil, mas exige uma atenção especial para que você obtenha o resultado tão desejado. A seguir, veja algumas dicas para acertar na etapa.

Prepare a superfície

Antes de começar a aplicação, é indispensável que a região esteja totalmente limpa. Retire todas as sujeiras, elementos grudados, gordura e mais.

Se puder, é recomendado usar um pouco de massa corrida e alisá-la para fechar os principais buracos. Quanto melhor for essa etapa de preparação, melhor é o acabamento.

Corte a faixa de acordo com a medição

Em relação à altura, faça um corte do tamanho que será usado na parede. Isso é importante para evitar ter que lidar com o rolo, mas é essencial ter uma pequena margem de erro. Assim, o acabamento é otimizado.

Comece do teto e do centro

Para facilitar o processo, é melhor começar do teto. Se o produto não for adesivo, será preciso preparar uma mistura específica que serve para selar e deixá-lo no lugar.

Tanto os adesivos quanto os desse tipo ficam mais adequados ao serem aplicados do centro para as bordas. Isso ajuda a eliminar as bolhas de ar e melhora a finalização.

Alise a aplicação de forma contínua

Antes de seguir com a aplicação, é indispensável alisar o material que já está posicionado na parede. O processo pode ser feito com uma espátula e deve ser realizado com cuidado.

A etapa serve para tirar as rugas e bolhas de ar, de modo a garantir um resultado bem bonito.

Tome cuidado com os padrões

Como você viu, no processo de como calcular papel de parede é preciso pensar na paginação das estampas. Ao fazer a “instalação”, isso também tem que ser considerado para que o aspecto fique interessante. Antes de cortar as tiras, veja se as estampas se encontram e garanta o alinhamento perfeito ao colocar o papel.

Como limpar e preservar o revestimento?

Até aqui, você já sabe como calcular papel de parede e como fazer a instalação do jeito certo. Para garantir o visual sempre bonito, é hora de entender como cuidar desse revestimento.

Quanto melhor for a sua atuação nesse sentido, maior é a durabilidade. Como consequência, será preciso fazer uma troca em menos tempo, o que garante o máximo retorno para o seu dinheiro.

Na hora de limpar é necessário, em primeiro lugar, considerar as indicações do fabricante. Elas são as melhores dicas para que você tenha a certeza do que e como fazer. Em geral, os de boa qualidade têm uma manutenção simples.

Também é importante evitar todo tipo de abrasivo, como cloro, álcool e desinfetante. Eles podem corroer o material ou, no mínimo, desbotar a aparência e exigir a troca.

Quanto ao uso de água, tenha atenção. Os mais resistentes, como os vinílicos, são laváveis. Os outros devem ser tratados apenas com panos úmidos e esponjas macias para retirar as sujeiras.

Com essas dicas, você sabe como calcular papel de parede, aplicá-lo e cuidar da manutenção. Assim, é possível ter uma casa de cara nova sem ter que gastar muito.

Para receber exclusivamente outros conteúdos incríveis como esse, assine a nossa newsletter!

 

img_ebookpost_papel_parede

 

 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário