Como escolher o piso para casa de acordo com o cômodo?

Como escolher o piso para casa de acordo com o cômodo?

A escolha do piso para casa é de grande importância em construções e reformas. Para fazer uma boa escolha, é preciso levar em conta não apenas o aspecto estético, mas também outros fatores relacionados ao tipo de cômodo a que se destina o material.

Antes de partir em busca da melhor opção, é importante identificar que tipo de piso é ideal para o ambiente. Quais são as características do cômodo onde o piso será colocado? No caso de banheiros, será que o espaço tem muito contato com umidade?

Nem sempre a casa precisa ter o mesmo piso em todos os cômodos. Acompanhe nossas dicas para escolher o piso para casa ideal para cada ambiente!

As opções de piso para a sala

Dependendo da atmosfera que você gostaria de criar em sua sala, a escolha do piso pode ser crucial. Para te ajudar nesta tarefa, veja a seguir os tipos de piso mais utilizados neste cômodo e escolha o melhor para o seu projeto.

Piso Vinílico

Conhecido pela resistência e pelo conforto térmico que proporciona, o piso vinílico é uma das melhores opções de pisos para salas. Esse tipo de piso mantém o ambiente agradável, adaptando-se ao clima, seja mais quente ou mais frio. São ecologicamente corretos, possuem o toque macio e sua aplicação é flexível. 

Outra vantagem dos pisos vinílicos é que eles não possuem superfície porosa, fator que impede o acúmulo de bactérias e fungos. Isso faz com que a limpeza seja bem mais simples do que nos outros tipos de pisos. Ele também é bastante resistente à água, riscos, manchas, cupins e não deformam.

Para conservar bem esse tipo de piso, basta usar uma vassoura macia ou pano úmido com água e detergente neutro.

Acetinado

Este tipo de piso para casa é ideal para quem não quer muito brilho no ambiente. Apresenta um acabamento mais opaco, o que pode ser uma vantagem, visto que evita o cansaço visual. O piso acetinado torna o ambiente mais acolhedor, sendo muito indicado para salas.

Piso laminado

Aconchegante e de rápida instalação, o piso laminado remete à madeira, porém, é muito mais barato. A desvantagem fica por conta de ser menos resistente e não poder ser aplicado em locais úmidos.

A melhor escolha para a cozinha

Muitos ainda têm dúvidas sobre que tipo de piso é ideal para cozinhas. A decisão deve ser baseada na frequência com que se cozinha; na alta resistência do piso; e se o material é lavável – outra exigência desse cômodo.

Caso você opte por uma cerâmica, é preciso avaliar se o piso é resistente e qual é seu acabamento – se é polido e se não é escorregadio –, uma vez que pode ocasionar acidentes, principalmente se há idosos na casa.

O piso ideal para o banheiro

Para escolher o piso correto para seu banheiro, leve em consideração que os pisos claros criam uma sensação de amplitude, sendo muito recomendados para esse cômodo. A cerâmica e a pastilha são usadas com bons resultados.

Nunca use pisos de madeira no banheiro, pois este tipo de material não é o adequado para lidar com a umidade diária do local. Se você optar por um piso antiderrapante, é preciso estar ciente de que são excelentes para prevenir acidentes, porém, dão mais trabalho para limpeza.

Os diferentes pisos para quartos

Os quartos são ambientes que devem ser mais confortáveis e, ao mesmo tempo, mais quentes do que os outros. Desta forma, os pisos ideais para deixar o cômodo mais acolhedor são os assoalhos de madeira, os pisos vinílico e o laminado.

Dentre esses três tipos de piso, o assoalho de madeira é o mais utilizado em construção e reforma de quartos. O piso laminado também é uma opção, sendo um tipo de revestimento muito semelhante à madeira, conferindo elegância para o ambiente.

Agora que você já leu nossas dicas de piso para casa, basta escolher o revestimento ideal para seus cômodos e ver qual o modelo se adequará melhor a suas necessidades e preferências.

E você, já escolheu o piso para sua casa? Quer uma ajuda? Entre em contato conosco e deixe sua casa ainda mais bonita!

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This