Como limpar o piso do seu escritório da maneira correta Como limpar o piso do seu escritório da maneira correta

Como limpar o piso do seu escritório da maneira correta?

4 minutos para ler

Sabemos que ter um escritório limpo e organizado favorece nossa produtividade no trabalho, além de contribuir para o bem-estar dos funcionários em geral.

Manter o ambiente de trabalho limpo também transmite uma sensação de credibilidade e competência. Por isso é tão importante cuidar da limpeza do local, a começar pelo piso. Nesse caso, a limpeza adequada vai depender do tipo de revestimento escolhido.

Abaixo, separamos para você as especificidades de limpeza dos principais tipos de revestimento. Assim, você não erra na hora de limpar o piso do escritório, contribui para a vida útil da peça e ainda reforça o seu desempenho profissional. Veja só!

Vinílico

Além de serem bastante versáteis — apresentando diversos tamanhos, cores, texturas e padronagens —, os modelos de piso vinílico também garantem a praticidade na hora da limpeza, economizando seu tempo e esforço.

Comece varrendo o local com uma vassoura macia para retirar qualquer sujeira que possa riscar ou danificar a peça. Em seguida, basta diluir algumas gotas de detergente neutro em água, embeber o pano, torcê-lo e passá-lo uniformemente pela extensão do escritório.

Dessa maneira, toda a gordura e poeira serão retiradas sem comprometer a película protetora do piso — e sem descolorir o vinil. Para garantir o melhor acabamento e evitar a formação de mofo ou bolor, finalize com um pano limpo, seco e que não solte fiapos.

Para renovar periodicamente o brilho do piso, mantendo sua aparência lustrosa, você pode ainda utilizar ceras específicas recomendadas pelo fabricante. Você encontra essas informações em manuais autorizados, conforme a fabricação e o tipo de piso.

Laminado

Para o piso laminado, as recomendações seguem basicamente a mesma linha de limpeza dos vinílicos: vassoura macia, detergente neutro diluído em água e pano seco para finalizar.

A única advertência nesse caso é sobre a utilização de ceras e demais polidores, pois esses produtos podem formar uma camada oleosa sobre os laminados, que são um pouco menos resistentes do que os vinílicos.

E não se esqueça: jamais utilize materiais abrasivos ou pontiagudos durante a limpeza. Isso pode danificar o material! 

Carpete

Tendencialmente, os carpetes acumulam mais pó do que os outros tipos de piso — porém, são muito mais confortáveis. Além disso, é possível mantê-los limpos e saudáveis sem estresse ou dor de cabeça. Geralmente, basta passar o aspirador de pó com frequência. 

Mas, antes de utilizar o aspirador, confira as informações do fabricante para ter certeza de que o aparelho não vai comprometer a estrutura do carpete. Nesse caso, a limpeza vai requerer um profissional especializado.

E lembre-se: nunca varra o carpete, pois a vassoura sozinha não consegue retirar o pó do revestimento — e ainda espalha a poeira pelos demais cômodos do escritório!

Porcelanato

Por ser um piso rígido e de baixa porosidade, ele não absorve impurezas ou água. Seus rejuntes finos também ajudam a evitar o acúmulo de sujeira. Por isso, um pano macio embebido em água e detergente neutro já é o suficiente para manter o porcelanato limpo.

Para limpar o piso do escritório de maneira mais profunda, são indicados produtos específicos conforme o fabricante. Não se esqueça de conferir! 

Madeira

Pisos em madeira devem ser limpos com pano úmido embebido em água e detergente neutro, mas bastam poucas gotas. O segredo para esse caso é utilizar o mínimo possível de água e torcer bastante o pano. Isso porque, a longo prazo, a água desgasta a aparência da madeira.

Se o seu escritório possui esse tipo de piso, fuja de produtos como álcool, querosene e demais solventes: eles afetam profundamente o verniz do acabamento e a madeira em si. Para manter o brilho, você pode recorrer a ceras específicas para esse caso.

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer a limpeza correta dos diferentes tipos de revestimento, basta montar um cronograma para limpar o piso do escritório regularmente! Essa é a maneira mais eficaz de garantir o melhor estado de conservação de cada material.

Quer mais dicas sobre pisos, limpeza e decoração? Assine nossa newsletter!

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient

 

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
Posts relacionados

Deixe um comentário