Como usar papel de parede para renovar os ambientes da casa Como usar papel de parede para renovar os ambientes da casa

Como usar papel de parede para renovar os ambientes da casa?

3 minutos para ler

Trocar os móveis de lugar ou reorganizar os quadros da parede: sempre há uma maneira de renovar o espaço em que a gente vive! Mas a sensação que fica é que falta algo. Talvez dar um novo visual à parede pode ser a saída, e saber como usar papel de parede pode ser uma solução prática e barata.

Quer saber como? Acompanhe este texto e tenha informações sobre os tipos, as estampas e como aplicar o papel de parede na sua casa!

Quais são os tipos de papel de parede?

Definir o material do papel de parede adequadamente pode garantir o aspecto da cor e da textura na hora da aplicação. Esse tipo de escolha também depende das características da parede a ser aplicada.

O papel de parede vinílico, por exemplo, é mais recomendado para ambientes úmidos e que recebem muita iluminação. Isso porque ele é feito de PVC, o que garante sua alta resistência àquelas condições atmosféricas.

Há também o papel de parede tradicional, produzido à base de celulose. Ele é ideal para ambientes secos, já que, como é fabricado em papel comum, pode sofrer desgaste devido à umidade.

Não podemos esquecer do papel de parede de TNT! Ele é semelhante a um tecido, no entanto é mais resistente e pode ser higienizado com detergente e água.

Como papel de parede pode transformar o ambiente?

Engana-se quem pensa que a estampa do papel de parede é o único elemento que garante o efeito esperado. O modo como você o distribui também influencia nesse processo.

Para se ter uma ideia, se você deseja destacar uma parede no ambiente, a estratégia é aplicar cores fortes apenas nela. Esse efeito também é conquistado quando usamos papéis de parede com estampas geométricas.

Agora, se você prefere deixar todo o ambiente decorado, vai ser necessário não abusar das cores.

Prefira utilizar papéis de parede com tons mais claros e estampas mais discretas. Caso contrário, todas as paredes com estampas fortes e chamativas vão criar desconforto visual.

Como usar papel de parede de acordo com cada cômodo?

Cada lugar da casa exerce uma função específica, por isso um papel de parede distinto é requisitado para cada cômodo. Para uma sala de estar bastante espaçosa, recomenda-se o uso de papéis clássicos ou com estampas com detalhes minimalistas.

Para o quarto, é indicado acreditar no seu estilo. Se você é gosta da decoração romântica, o ideal é apostar em estampas florais. Já se visual é mais arrojado e moderno, estampas ousadas tais como as geométricas são bastante interessantes.

Como aplicar o papel de parede?

Para iniciar o processo de aplicação do papel de parede, marque uma linha determinando o lugar onde o papel vai ser começar a ser instalado. Depois separe a primeira faixa de papel no chão ou na mesa, com a estampa para baixo.

Aplique uma demão da cola e leve o papel até a parede. Aplique o papel de cima para baixo. Alise o papel de parede com as mãos para tirar bolhas grandes que eventualmente podem surgir. Use uma escova para remover as bolhas pequenas. Tire o excesso de cola nas bordas e pronto!

Gostou das nossas dicas de como usar papel de parede? Quer ficar por dentro de outros conteúdos interessantes? Então assine a nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário