Conheça as melhores opções de pisos para área externa

3 minutos para ler

Ao cuidar dos últimos detalhes do seu novo lar, você decidiu colocar um piso bonito e fácil de limpar nos ambientes internos. Mas quando achava que já havia escolhido todos os materiais e acabamentos necessários, o responsável pelo projeto disse que era hora de escolher os pisos para a área externa. Nessa hora, surgem dúvidas de como proceder.

Como sabemos que esse é um assunto importante e que exige cuidados essenciais, vamos te ajudar no post de hoje dando dicas das melhores opções de pisos para área externa. Confira!

O que é preciso levar em conta ao escolher os pisos para área externa?

Em geral, os detalhes a serem pensados na hora de escolher o piso externo são bem semelhantes aos dos pisos internos: segurança, praticidade e durabilidade.

Porém, como no lado de fora de nossas casas o piso ficará sempre exposto ao tempo, a segurança acaba tornando-se o item mais importante, pois fatores como a chuva, por exemplo, acabam influenciando muito.

Mesmo que o espaço aberto seja pequeno, é recomendado que você escolha um piso antiderrapante — portanto, passe longe dos pisos polidos e com pouca textura. Você pode ter se encantado pela estética de determinada pedra, mas, se ela não tiver um bom efeito quando molhada, descarte de cara essa opção.

Além de áreas como calçadas e o entorno da piscina — que exige ainda uma pedra atérmica e com maior absorção da água —, outros locais como varandas e garagens, que não são totalmente cobertos, devem ser revestidos de acordo com a sua exposição.

Quais são as melhores opções?

Depois de compreender as principais características do piso externo ideal, você já pode ir atrás de alguma das alternativas abaixo, que são as mais utilizadas:

Pedra São Tomé

Frequentemente instalada nos entornos de piscinas por ter uma boa absorção da água, eliminando, assim, os acidentes com pisos molhados. É uma pedra bem dura, logo, ela costuma ser bastante resistente.

Por último, além de ser uma alternativa muito bonita, é uma pedra com baixa capacidade de absorver calor, perfeita para que as pessoas possam transitar descalças sem queimar os pés.

Porcelanato

Assim como tem sido muito usado nos últimos anos em partes internas das casas, o porcelanato também oferece boas opções para serem usadas nas áreas externas.

A diferença é que, para os ambientes ao ar livre, é preciso investir em porcelanatos naturais e sem polimento, que possuem mais textura e são antiderrapantes. São bonitos, possuem fácil manutenção e, se você quer mais facilidade ainda, basta optar por cores escuras que não absorvem tanto a sujeira.

Concreto intertravado

Muito resistente e de fácil instalação, o concreto intertravado oferece opções de bloquete sextavado, tijolinho ou 16 faces. É muito indicado para grandes áreas, principalmente para os locais onde carros e pessoas circulam com frequência, como, por exemplo, em calçadas e entradas de garagem.

Cimentícios

São pedras fabricadas com concreto de alto desempenho, o que garante uma boa resistência e alta durabilidade. Por serem atérmicos e antiderrapantes, preenchem todos os requisitos para a área de lazer, mas devem passar pelo processo de impermeabilização para garantir uma melhor absorção da água e gorduras.

Gostou das nossas dicas para escolher os pisos para área externa? Que outros materiais você usaria na sua casa? Conte pra gente nos comentários e compartilhe a sua experiência!

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
Posts relacionados

Deixe um comentário