Conheça as melhores práticas de layout de escritório

4 minutos para ler

Ao avaliar o layout de escritório corretamente, é possível influenciar positivamente o trabalho dos times e ainda causar boa impressão em clientes e parceiros. O cuidado com esse ambiente, portanto, reflete nos resultados.

Para que tudo isso seja possível, é essencial ter um bom planejamento. Com as escolhas certas, o desempenho será favorecido. Então, a dica é conhecer e adotar as melhores práticas para garantir a funcionalidade.

A seguir, veja dicas para acertar no layout de escritório e obter o melhor desse local. Vamos lá!

Pense na otimização e no aproveitamento do espaço

Independentemente do tamanho do escritório, é muito importante que todo o ambiente disponível seja aproveitado da melhor maneira. Ao utilizar técnicas de otimização, é viável tornar o lugar ainda mais robusto, funcional e capaz de atender às necessidades específicas.

Na hora de escolher os móveis, por exemplo, é essencial refletir sobre quais se encaixam melhor no ambiente. Cuidar para não adotar peças muito grandes faz com que o espaço seja favorecido.

Também é importante pensar em como maximizar a entrada de luz natural e como criar estações adequadas ao fluxo de trabalho. Deixar funcionários do mesmo setor em locais próximos, por exemplo, favorece a colaboração.

Cuide da disposição dos móveis

O trânsito nos ambientes organizacionais, normalmente, é bastante intenso. Por causa disso, o layout de escritório deve considerar a melhor disposição de móveis para o alcance dos objetivos.

A dica é criar corredores livres de passagem, de modo a evitar acidentes ou “congestionamentos”. Para tanto, fique atento às distâncias mínimas entre os móveis e as paredes e à forma como os elementos são dispostos. As cadeiras não devem atrapalhar a movimentação e tudo deve ser feito para garantir o melhor cumprimento das tarefas.

Mantenha a organização

Com tantas demandas e com a necessidade de influenciar positivamente e gerar uma boa impressão, é essencial manter a organização sempre em dia. Não adianta apenas acertar nas cores, por exemplo, pois um escritório bagunçado compromete a produtividade e ainda deixa o ambiente menos atraente.

A dica é utilizar recursos que permitam que tudo fique no lugar. Armários e gaveteiros são praticamente indispensáveis, já que ajudam a guardar o que não é usado. Individualmente, é interessante estimular que os funcionários deixem suas estações de trabalho sempre em ordem. Assim, o visual não é comprometido e é mais fácil cumprir as tarefas.

Também não deixe de fazer um planejamento específico, em que cada coisa tenha o seu lugar. Divida o ambiente em pequenos setores e determine a função de cada espaço. Assim, fica simples deixar tudo organizado.

Avalie a necessidade de expansão

Na hora de criar o layout de escritório, é importante manter as possibilidades abertas. A empresa pode crescer e exigir um ambiente mais amplo — e se o projeto não prevê isso, a tarefa se torna quase impossível sem grandes modificações.

Então, pense em um layout que facilite a expansão ou a mudança, de acordo com o necessário. Criar uma estrutura modular é um jeito de adicionar novos espaços conforme a exigência. Já um ambiente colaborativo pode receber adições sem perder suas características. Ao considerar tal necessidade, o desenvolvimento não será um problema.

O layout de escritório impacta diretamente a qualidade e a produtividade. Então, não deixe de aplicar essas práticas para obter os melhores resultados.

Para ter outras dicas como essas, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!

 

img_ebookpost_corporativo

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário