Escolher cortinas: saiba selecionar tecido, estilo e tamanho certo Escolher cortinas: saiba selecionar tecido, estilo e tamanho certo

Escolher cortinas: saiba selecionar tecido, estilo e tamanho certo

4 minutos para ler

As cortinas fazem toda a diferença na decoração e no astral da casa, por isso merecem atenção especial na hora de serem escolhidas. Ao escolher cortinas, o arquiteto projetista deve procurar, antes de tudo, um estabelecimento de confiança, que ofereça um atendimento diferenciado, garantindo que os problemas do cliente possam ser sanados sem custos adicionais.

A grande variedade de cores, tecidos, texturas, estilos e tamanhos disponíveis pode gerar dúvidas em qualquer profissional. Para ajudar na missão de escolher cortinas para o cliente e encantá-lo com os resultados, selecionamos 5 dicas certeiras. Acompanhe e aprenda mais sobre o assunto!

Decida o tamanho da cortina

O primeiro passo na hora de escolher cortinas para a decoração é medir a janela e analisar todo o espaço ao redor. É importante determinar qual a altura conveniente para a cortina, o que pode variar de acordo com o ambiente e o estilo de decoração proposto.

A forma de medição adequada é registrar a altura e largura da janela, aumentando um pouco as medidas laterais: isso garante que a cortina não fique muito estreita e falte tecido. Nesse momento, cabe lembrar que cada tecido apresenta um caimento diferente ao ser posicionado na janela.

Para que a cortina não obstrua a abertura da janela, é importante também considerar o volume que a peça ocupará quando o tecido estiver recolhido. Esse volume ocupa cerca de 20% a 30% do tamanho total da cortina, variando conforme o tipo e quantidade de tecido escolhido.

Escolha o material da cortina

Ao escolher cortinas para os diferentes ambientes da casa, é fundamental avaliar cuidadosamente o tecido a ser utilizado. Os tecidos possuem características próprias e variáveis, de modo que o ideal é manusear cada opção e observar como se apresenta quando colocada na posição vertical.

Além da luminosidade, o tecido também determina o nível de visibilidade através da cortina. Ambientes que necessitam de maior privacidade deverão utilizar tecidos mais opacos ou com forros ao invés de tecidos leves, com transparência.

Para tecidos mais leves, é possível utilizar um forro que apenas diminuirá a incidência de luz, ou ainda um tecido blackout, que bloqueará 100% a luminosidade.

Defina o estilo da cortina

Atualmente, o mercado oferece os mais diversos estilos de cortinas. Por isso, antes de fazer sua escolha, é interessante pesquisar cuidadosamente o que mais se encaixa aos ambientes e à decoração da casa.

Leve também em consideração as cores do tecido: cores neutras combinam com todo tipo de decoração e podem permanecer intactas caso se faça algum tipo de mudança no ambiente; já as cores mais vibrantes vão conferir mais personalidade e modernidade à decoração, além de transferir a cor do tecido para dentro do ambiente quando exposto à luz.

A quantidade de tecido utilizada nas cortinas podem oferecer maior ou menor volume conforme a sua intenção, ou ainda variar conforme o tipo de tecido. Tecidos mais pesados podem ser confeccionados com menos volume, enquanto tecidos mais leves nos possibilitam trabalhar com um volume maior.

Adapte o item aos cômodos da casa

Cada cômodo da casa requer um tipo de cortina que vai se adaptar perfeitamente a ele. Cortinas de banheiro e cozinha são mais simples e curtas, enquanto cortinas para salas e quartos podem ser feitas com materiais leves e nobres como seda, voil, renda e até microfibra.

Vale ressaltar que, ao escolher cortinas de tecidos delicados, é importante protegê-las com o uso do forro. Já para o escritório, o melhor é dar preferência para persianas ou tecidos mais sóbrios como o algodão, tergal, bambu e fibras naturais.

Harmonize com a decoração existente

Antes de escolher a cortina, é interessante analisar o ambiente ao qual ela se destina, pois não adianta nada optar por um modelo muito sofisticado para um quarto infantil com estilo de decoração extremamente clean, por exemplo.

Ter essa percepção do local ajudará a compor melhor os espaços da casa, e também a evitar compras impulsivas apenas em razão do apelo estético – isso sem falar do tempo perdido com trocas desnecessárias e novos processos de busca pela cortina ideal.

Agora que você aprendeu a escolher cortinas e oferecer o melhor serviço para os seus clientes, siga-nos no Facebook e encontre mais informações relevantes!

MANUAL COMPLETO DE CORTINAS E PERSIANAS: ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO!
Posts relacionados

Deixe um comentário