Estética e profissionalismo: como definir as cores do escritório Estética e profissionalismo: como definir as cores do escritório

Estética e profissionalismo: como definir as cores do escritório

3 minutos para ler

Já parou pra pensar que as cores ao nosso redor nos influenciam (e muito)? Nos sentimos enérgicos e inquietos em ambientes com tons fortes — como laranja e vermelho —, e calmos e sonolentos em lugares em que tons frios, como azul e lilás, predominam.

Isso não é coincidência: as cores realmente têm poder de potencializar e diminuir certas sensações.

Você está montando um espaço para trabalhar, mas ainda não sabe qual é a cor ideal das paredes, cortinas e piso? Quer saber como definir as cores do escritório para que esse ambiente favoreça o máximo de concentração e produtividade?

Continue a leitura e veja nossas dicas!

1. Branco, gelo e cinza: evite!

Essa dica pode surpreender muita gente, afinal, o branco é conhecido por passar uma impressão neutra, limpa e tranquila. Contudo, de acordo com pesquisas, a cor branca é a mais comum em escritórios, mas também é a que menos favorece a concentração e o foco em tarefas.

As cores ideais para um escritório dependem do tipo de tarefa que vai ser desempenhada ali, pois cada uma favorece um tipo de atividade diferente.

2. Cores frias: estimulantes da criatividade

Se você performa algum trabalho que exige doses de criatividade — como escrita, criação ou desenhos —, a melhor escolha de cores para seu escritório pode ser a de tons frios. O azul favorece a comunicação e a troca de ideias, e o verde inspira inovação.

Além disso, ambas trazem uma sensação de harmonia e equilíbrio para os ambientes. Os tons de verde também auxiliam na atividade de estudar. Se esse for o seu caso, invista!

3. Cores quentes: energia e agilidade

O trabalho que você vai executar em seu escritório exige dinamismo, agilidade e muita energia? As cores quentes são a aposta certa. Tons alegres de vermelho transmitem personalidade e representam vitalidade e desejo de ação. Ideal para atividades estimulantes, não é?

Os tons alaranjados também transmitem energia, mas tome cuidado: essas cores quentes podem ter um efeito de aumentar o apetite. Para não perder a concentração no trabalho pensando na próxima refeição, pinte apenas uma das paredes da sala com essas cores — ou então deixe-as para as cortinas ou móveis.

4. Além das paredes: pense também nas cortinas e no piso

Definir as cores do escritório não se resume apenas às cores das paredes. É provável que você se movimente na cadeira ao longo da sala, e, nesse caso, um carpete ou até um tapete pode ajudar a evitar arranhões, além de oferecer muitas possibilidades de combinação com as cores das paredes.

Além disso, ao escolher as cortinas, é preciso levar em conta tanto a estética quanto a funcionalidade. Escolha materiais que garantam um conforto visual e que não contribuam para que o ambiente fique aquecido.

E então, o que achou das nossas dicas para definir as cores do escritório? Esse ambiente tão importante merece uma atenção especial na hora da decoração.

Para ficar por dentro de mais dicas como essa, assine nossa newsletter e receba novidades gratuitas em seu e-mail!

 

[ Ebook Gratuito ] Decoração para escritórios: Como escolher pisos e cortinas e deixar seu ambiente de trabalho perfeito

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário