Estilo DIY: pequenas mudanças que vão deixar a casa com a sua cara

6 minutos para ler

Você deseja ter uma casa bem decorada, com estilo exclusivo, aconchegante e bonito? Esse, com certeza, é um desejo comum de muita gente, mas que algumas vezes pode ser um desafio, pois as lojas de decoração apresentam valores exorbitantes para determinados itens.

Mas não se preocupe: a boa notícia é que é possível ter a casa decorada por você mesmo, por meio de soluções práticas e com custo bastante acessível. Acha difícil que essa afirmação seja verdadeira?

Continue a leitura e veja como adotar o estilo DIY por meio de pequenas mudanças que vão deixar a casa com a sua cara!

Entenda o que é estilo DIY

Primeiro, você precisa entender o que é isso que estamos chamando de estilo DIY. Essa sigla vem da língua inglesa e significa Do It Yourself, que na tradução literal quer dizer “faça você mesmo”.

Então, na prática, o que pretendemos hoje é ensinar você a fazer uma decoração personalizada e totalmente exclusiva para a sua casa por conta própria. Para isso, basta acompanhar as nossas dicas a seguir!

Aplique um papel de parede diferente

Em primeiro lugar, pense no estilo que você deseja adotar para a sua residência. Variar demais nas possibilidades pode causar um efeito confuso. O papel de parede é uma ótima solução para criar efeitos nos ambientes e agregar um pouco mais do estilo que você deseja.

Atualmente, existe uma variedade enorme de papéis de parede — estampados, texturizados e até mesmo recortados a laser. Logo, é possível que sejam colocados em lugares estratégicos.

O mais legal é que diversas empresas produzem modelos adesivos que você mesmo pode aplicar em casa. Isso dispensa a contratação de alguém para colocá-lo ou a compra de uma série de produtos especiais e difíceis de usar. Você pode, ainda, chamar toda a família para ajudar, gerando maior interação e diversão entre os membros.

O importante, na hora de colocar o papel de parede, é ficar atento às informações de aplicação e prestar atenção nas emendas. Isso evita que a estampa fique desencontrada. Essa alternativa é econômica, já que os papéis de parede adesivos são mais baratos. Para decorar uma ou duas paredes, você não vai precisar de metragem muito grande.

Aposte na pintura de uma das paredes no melhor estilo DIY

O mesmo conceito da aplicação de papel de parede, que é a ideia de renovar determinado lugar da casa em estilo DIY, pode ser alcançado com o simples fato de pintar algumas paredes.

Você pode escolher uma única parede para receber uma cor vibrante ou pintar várias do mesmo cômodo. No primeiro caso, a cor contrastante alegra bastante o ambiente. Se você tiver um pouco mais de talento, pode criar texturas ou lindas obras de arte.

Nos quartos de brincar, pode ser interessante pintar uma parede com tinta de lousa para que as crianças possam desenhar com giz, por exemplo. Analise previamente o espaço, verifique o estilo e a cor dos móveis que estão dispostos no local e eleja um tom que harmonize com os demais objetos existentes no cômodo.

Compre um bom rolo e pincéis para os detalhes. Cubra o chão com jornal, e os recortes de portas e janelas com fita adesiva pouco aderente. Vista uma roupa confortável, que não tenha problema em sujar, e mãos à obra. Lembre que, geralmente, é necessário dar mais de uma demão de tinta. Nesse caso, espere secar e repita o processo até a pintura ficar homogênea.

Monte prateleiras personalizadas

Se você acha que as alternativas anteriores são muito complicadas ou se a cor da sua casa agrada, não há problema! Sempre existe um jeito de renovar um cômodo sem graça. Uma boa sugestão é montar prateleiras criativas, como aquelas suspensas por cordas e ganchos.

Para a base, decida entre madeira, MDF ou pallets. Faça uma abertura nas quatro extremidades por onde a corda vai passar. Dê um nó bem firme nas pontas das quatro cordas e coloque a primeira prateleira. Repita o processo tomando cuidado para que os nós fiquem sempre na mesma altura. Amarre as pontas que sobrarem em uma argola e pendure como achar melhor.

Fica lindo, moderno e você pode colocar sobre elas o que tiver mais a ver com a sua personalidade, como livros, flores ou porta-retratos. Com toda certeza, esse será um cantinho muito especial!

Comece uma horta ou jardim vertical

Se você tiver paixão por flores e plantas, então é hora de começar um jardim ou uma horta vertical. E nada de contratar um profissional para montar o projeto! Use a criatividade, pesquise as plantas e flores mais resistentes na internet, descubra como cuidar delas e mãos à obra!

As plantas podem ser organizadas de diversas maneiras, como em uma mesinha de canto, em escadas de madeira de altura mediana com um vasinho em cada degrau, em prateleiras, em ganchos etc.

Pesquisas feitas, é só decidir qual o suporte que mais agrada você e começar a montar a sua horta vertical.

Faça você mesmo quadros criativos

Uma ótima dica no estilo DIY é criar quadros para pendurar nas paredes. Sabe aquela oração que fica na sua mesa de cabeceira, uma carta especial ou a sacola de uma loja cara, por exemplo? Tudo isso pode ser transformado em quadrinhos para decorar.

Recorte a sacola do tamanho que você achar interessante, pegue lembranças de viagem ou até mesmo uma flor que ficou muito tempo prensada em um livro. Você pode mandar emoldurar em uma loja especializada ou comprar porta-retratos iguais.

Em seguida, crie as combinações de forma que tudo fique harmônico e pendure os quadrinhos na parede. É uma ótima dica para o quarto de adolescentes e escritórios, por exemplo.

O estilo DIY permite que você acrescente charme e estilo à decoração da sua casa com as suas próprias mãos. E o melhor: sem gastar muito. Além das dicas apresentadas, você pode transformar o seu móvel velho por meio de técnicas de pintura, criar arranjos de flores para mesas e aparadores, assim como distribuir velas aromáticas nos lavabos. Não é preciso muito. Um detalhe aqui e outro ali já fazem toda a diferença.

Então? Pronto para começar a redecorar? Siga a nossa página no Facebook e receba muitas outras dicas para renovar a sua casa!

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário