Gestão de fornecedores: 5 dicas para manter um bom relacionamento

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Ter um bom relacionamento com os fornecedores dos produtos e serviços que comercializa é fundamental para conquistar um bom posicionamento de mercado e prestar um atendimento de excelência aos clientes. A gestão de fornecedores é parte do seu planejamento estratégico e mostra-se como um dos pilares para a melhor administração de qualquer negócio.

Planejar uma adequada e cuidadosa gestão de fornecedores poderá garantir que os processos internos sejam cumpridos sem problemas, cultivando o senso de parceria e o comprometimento entre os envolvidos.

Confira algumas dicas para manter um bom relacionamento com os seus fornecedores!

1. Tenha um bom planejamento na gestão de fornecedores

Pode parecer um clichê, mas ter bom planejamento é a chave para o desenvolvimento de todo o negócio e de suas estratégias. Ele norteia os gestores a respeito dos objetivos traçados e do que precisa ser feito para alcançá-los.

Nesse caso, seus fornecedores devem estar cientes das metas que a sua empresa deseja atingir, sabendo também qual o papel deles nesse processo. Com um planejamento bem elaborado e claro, os riscos serão minimizados, e as atividades podem ser realizadas sem impactar tanto os custos do negócio.

2. Entenda a relação custo-benefício com cada fornecedor

As empresas são diferentes e, por isso, apresentam diferentes produtos, serviços, protocolos, públicos e níveis de organização. É preciso ter em mente que a qualidade da mercadoria também deve se relacionar com a qualidade da entrega, e isso é parte da gestão de fornecedores.

O custo total de um serviço pode ser elevado quando o tempo de entrega é dilatado. Isso porque mais erros podem acontecer durante o processo. Portanto, é fundamental verificar a prestação de serviço dos fornecedores escolhidos antes de assinar grandes contratos.

Fiscalize sempre os serviços para garantir que tudo seja entregue na data prevista. E, caso algum imprevisto aconteça, como atrasos ou adiantamentos, é importante notificar o fornecedor para entender o motivo que levou ao contratempo.

3. Considere a sazonalidade do mercado

Alguns produtos exibem mais dificuldades para a entrega em alguns períodos do ano. Com isso em mente, leve sempre em consideração a sazonalidade dos itens. É parte de uma boa gestão de fornecedores verificar o período mais indicado para receber determinados materiais.

Assim, você consegue identificar os momentos de alta produção e poderá garantir custos mais acessíveis de logística.

4. Construa uma relação de parceria

Lembre-se de que o contrato com fornecedores deve ser pensado como o estabelecimento de uma parceria, e é preferível que ela seja duradoura. Estabeleça uma relação em que os dois envolvidos se beneficiem. Muitas vezes, para que isso aconteça, é preciso abrir mão de algumas condições no momento da negociação.

O seu fornecedor é uma empresa com recursos e meios que podem contribuir com soluções que deixem seus clientes mais satisfeitos. Também é objetivo dos fornecedores alcançar os melhores resultados.

5. Defina as necessidades da empresa

As demandas da empresa em relação à compra também fazem parte da gestão de fornecedores. É preciso definir tudo de que a companhia precisa e o que deve fazer para gerar satisfação nos clientes. Identificando os produtos e serviços específicos, fica mais fácil encontrar os fornecedores mais adequados às suas necessidades de negócio. Mantenha-se sempre atualizado, pois o mercado, os valores e as relações de custo-benefício podem mudar a cada temporada.

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