Jardim de inverno em apartamentos: ideias, dicas e manutenção Jardim de inverno em apartamentos: ideias, dicas e manutenção

Jardim de inverno em apartamentos: ideias, dicas e manutenção

4 minutos para ler

Plantas são ótimas para dar mais vida e cor a uma casa. O jardim de inverno, por exemplo, é uma opção interessante para quem não quer abrir mão do contato com a natureza mesmo morando em apartamento.

Tem vontade de ter um espaço como esse na sua casa? Então confira as dicas, sugestões e informações que separamos para ajudar você a criar e manter um jardim de inverno de pura harmonia e sossego!

O que é um jardim de inverno

O nome já oferece uma boa ideia do que é o jardim de inverno. Originário de países de frio rigoroso, eles são áreas para recreação e integração com a natureza durante períodos de baixa temperatura. Podem ser feitos como estufas anexadas à propriedade ou com um espaço dedicado a ela dentro da construção, separados por paredes e portas de vidro.

O Brasil, de clima tropical, adaptou o conceito como uma forma de jardim interno que ajuda na decoração e ainda traz aconchego e paz ao ambiente.

Dicas para montar um jardim de inverno em apartamentos

Para se fazer um belo jardim de inverno, não são necessários grandes investimentos, apenas planejamento e dedicação. Veja o que é preciso para elaborar o projeto e a execução:

  • definir a área: varanda, parte da sala, um quarto extra, uma parede — vai de acordo com o espaço disponível;

  • optar pelo estilo: o jardim de inverno deve se integrar à decoração e ao estilo já presentes;

  • escolher as plantas: de acordo com o espaço, o estilo, as exigências da própria planta (luminosidade, solo) e ao tempo que você dispõe para a manutenção;

  • escolher os elementos decorativos: leve em consideração os aspectos anteriores;

  • colocar a mão na massa: se não se sentir seguro para realizar o projeto, não hesite em contar com ajuda profissional.

Além dessa lista, é claro, você também deve avaliar também as suas preferências — muitas flores, temperos, um espaço para relaxar ou meditar, etc. Afinal, um jardim de inverno deve ser algo que traga paz e harmonia para quem vive no ambiente, ajudando a deixar seu lar com a sua cara.

Ideias para o seu jardim

A partir dos itens essenciais para compor o jardim de inverno e suas vontades para criar o espaço, chegou o momento de deixar a imaginação fluir! Ao montar o seu espaço, considere:

  • uma composição de vasos de diversos tamanhos pode ser a solução para quem não pode colocar as plantas diretamente no solo;

  • uma opção para quem não quer perder nenhum metro quadrado no chão é criar uma parede verde ou um jardim vertical;

  • quem está começando pode optar por plantas que exijam menos cuidado e atenção constantes, como suculentas e cactos;

  • composição muito harmônica, o uso de uma fonte junto ao jardim de inverno eleva o espaço à condição de paraíso com a combinação verde + barulho de água correndo.

Como fazer a manutenção

A manutenção vai depender exclusivamente do tipo de jardim e das plantas, e é preciso atenção às regas e podas de acordo com cada espécie. Vasos e plantas aquáticas também precisam ser verificadas para evitar a proliferação de organismos ou mesmo de larvas de insetos e mosquitos.

Por fim, recomenda-se fazer uma vistoria e manutenção preventiva a cada seis meses (ou de acordo com a necessidade) dos elementos decorativos e peças, evitando quebras e desgastes. Com um pouco de atenção e carinho, esse será um espaço que tem tudo trazer mais charme e tranquilidade para o seu lar!

Gostou de saber como criar um jardim de inverno no seu apartamento? Então aproveite para assinar nossa newsletter e receber outras dicas de decoração que vão deixar a sua casa com a sua cara!

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário