Jardim particular: 4 dicas para utilizar essa tendência em imóveis Jardim particular: 4 dicas para utilizar essa tendência em imóveis

Jardim particular: 4 dicas para utilizar essa tendência em imóveis

4 minutos para ler

Você já ouviu falar em floresta urbana? Sabe o que isso significa? Floresta urbana nada mais é do que uma zona arborizada localizada dentro de uma cidade ou em áreas próximas.

Esse conceito serviu de inspiração para os arquitetos trazerem um pouco dessa proposta para dentro das residências e casas, e eis que, então, surgiu essa ideia, que está em alta no momento.

Para ajudá-lo a montar um jardim particular e utilizar essa tendência em imóveis, listamos 4 dicas imperdíveis! Leia agora!

1. Invista na criação do conceito do jardim particular

Para criar um jardim particular em um projeto de arquitetura sustentável, é importante criar um conceito, uma atmosfera que reflita a proposta de relaxamento, um conforto e uma sustentabilidade nos mínimos detalhes.

Todo o ambiente deve ser preparado com antecedência para receber as flores e plantas, e, para tanto, não basta, simplesmente, dispor de alguns suportes ou ganchos para os vasos.

Ir além do óbvio é fundamental. Uma forma de surpreender e criar algo realmente original pode ser integrar elementos temáticos às peças tradicionais de um jardim. Por esse motivo, esculturas retorcidas de madeira e objetos decorativos rústicos funcionarão como um link entre a natureza que ali viverá.

No mesmo sentido, as paredes devem ser usadas como painéis decorados e ficarão lindas ao receberem pinturas de flores e plantas.

2. Use a cor verde no projeto do jardim

A cor Verde Greenery foi escolhida pela Pantone, neste ano de 2017, como a cor do ano, e, segundo a empresa, é revigorante e simboliza novos começos.

Nada melhor do que se inspirar nesse tom para evocar ainda mais o clima de vitalidade e frescor dos jardins.

Para utilizar o Verde Greenery, é possível investir na pintura total de uma das paredes ou ainda salpicar pontos de cor nos tripés, vasos e mesas que vão decorar o espaço.

3. Aposte na iluminação como aliada

Investir em lanternas de vidro verde pode ser mais uma opção para exaltar a cor, mas existem alternativas de luminárias translúcidas ou pequenos spots de luz que podem ser posicionados, de forma estratégica, para criar um clima intimista quando chegar a noite.

Cordões de luz displicentemente posicionados, ou ainda luminárias no estilo industrial, garantirão muita personalidade a esse cantinho da casa.

O único cuidado que se deve ter, nesse quesito, é para que a luz não incida diretamente sobre as plantas, o que poderá ser prejudicial.

4. Defina as plantas e flores que farão parte do projeto

Agora que todo o espaço foi montado para receber as grandes estrelas do projeto, é muito importante definir quais serão as plantas e flores que vão habitar esse lindo jardim.

Essa escolha não pode ser aleatória e nem considerar apenas os gostos particulares do morador, pois será necessário analisar o ambiente e o que ele pode oferecer em termos de luminosidade, umidade e circulação de ar. É imprescindível deixar um espaço vazio para circular entre as plantas a fim de regá-las e tratá-las — logo, evite excessos.

Vale a pena fazer uma pesquisa para eleger as plantas que melhor se ajustam às condições específicas do jardim que está sendo montado.

Como sugestão, entenda que os cactos adoram a luz do sol e são bem resistentes; as orquídeas gostam de uma meia-sombra ou de um sol mais fraco, como o do amanhecer; e a jiboia sobrevive, até mesmo, em cômodos com ar-condicionado ligado! Já as suculentas são intolerantes à sombra, etc.

Então, o que você achou das nossas 4 dicas para montar um jardim particular e investir nessa tendência em imóveis? Se curtiu nosso post, compartilhe-o nas suas redes sociais para ajudar seus amigos com nossas sugestões!

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA

 

 

 
[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário