Manutenção do piso laminado

Manutenção do piso laminado: 4 passos para não errar

Os pisos laminados vêm se tornando os favoritos de muitas pessoas na hora de escolher o revestimento de casa. A beleza que eles garantem aos ambientes é apenas um dos destaques, já que esse é um piso de fácil aplicação e com várias opções de cores e texturas.

Embora a manutenção de piso laminado cause muitas dúvidas, a verdade é que a fácil limpeza também é uma das grandes vantagens desse piso.

Confira neste post 4 passos para manter seu piso sempre com aspecto de novo: 

1. Utilize apenas os produtos apropriados

Esse é um fator decisivo para manter o laminado sempre com aquele brilho característico de quando ainda é novo. Produtos à base de silicone ou cera não são indicados, pois engorduram o piso e, em alguns casos, podem até manchá-lo. 

O ideal é apenas detergente ou desinfetante neutro e água. Dilua o produto na água e umedeça o pano que será usado na limpeza, torcendo-o logo depois. Essa combinação é que vai garantir um piso sempre limpo e bem cuidado. 

2. Tenha cuidado com alguns produtos e materiais

A união dos produtos certos com os cuidados necessários é a combinação perfeita para um piso laminado dos sonhos. Embora os produtos ideais ajudem na limpeza, o cuidado tem um papel importante na manutenção do piso. 

Por isso, tenha cuidado com água sanitária, cera, sapólio e palha de aço. Por serem produtos abrasivos ou gordurosos, podem deixar o seu piso opaco.

Além disso, materiais como aspirador com tubo de sucção podem riscar o piso; logo, devem ser evitados. O ideal é uma vassoura com cerdas macias ou aspirador com escova também macia.

Uma sugestão adicional é cobrir os pés dos móveis com feltro, diminuindo o atrito com o piso e, consequentemente, evitando os riscos. 

3. Siga uma rotina de limpeza para acertar na manutenção de piso laminado

Estabelecer uma rotina de limpeza também é fundamental na manutenção do piso, já que evita o acúmulo de sujeira. O ideal é retirar a sujeira com uma vassoura de cerdas macias (ou aspirador) e, em seguida, iniciar a limpeza com o pano úmido.

A vantagem desse procedimento é que, ao remover primeiro as impurezas, o piso fica melhor preparado para receber o produto que, além de finalizar a limpeza, também vai deixá-lo mais brilhoso. Isso também evita que a sujeira vá formando uma espécie de camada gordurosa sobre o laminado, dificultando as próximas limpezas. 

4. Conheça o produto indicado para cada situação

É inevitável que em algum momento algo caia sobre o piso; afinal, café, refrigerante e caneta fazem parte da rotina de uma casa. Nesses casos, é interessante saber como agir para remover o que caiu sem agredir o laminado. Saiba o que usar em algumas situações comuns: 

  • vinho, batom, refrigerante e café: água e detergente neutro;
  • caneta e resíduo de cola: álcool;
  • esmalte: acetona.

Querosene também pode ser usado para remover manchas de tinta e verniz, mas é preciso cuidado, pois é um produto gorduroso que, se não for removido imediatamente após retirar a mancha, pode danificar o piso.

A manutenção de piso laminado está longe de ser um problema para quem tem esse tipo de revestimento em casa; pelo contrário, representa uma facilidade imensa na hora da higienização. Basta conhecer o que pode ser usado e a forma correta de usá-lo. 

O que você achou das dicas para cuidar da manutenção de piso laminado? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outras novidades! 

Comments (4)

  1. Olá, Bom dia, gostei muito das informações passo a passo sobre a instalação e a eficiência dos Pisos Laminados,pensando bem, realmente vale a pena, obrigado ao autor(a) do blog, pagina de grande ajuda bem informativa. Parabéns Sucesso !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This