O que você precisa saber antes de comprar rodapé para sua casa O que você precisa saber antes de comprar rodapé para sua casa

O que você precisa saber antes de comprar rodapé para sua casa?

4 minutos para ler

Para quem deseja começar uma obra ou reforma em casa, comprar rodapé pode parecer uma tarefa simples e sem muita importância. No entanto, esse é um item que merece atenção — visto que, além de proteger a parede, é também um recurso decorativo que pode fazer a diferença no acabamento e na estética do espaço.

Se você não sabe muito sobre esse revestimento, continue a leitura deste post e conheça suas funções e como ele pode contribuir para tornar o ambiente mais bonito e harmonioso!

Função do rodapé

O rodapé é aquele pedacinho de revestimento utilizado ao longo das paredes, junto ao piso. Sua função principal é a de proteção da parede, visto que em momentos de limpeza podem ocorrer agressões, como umidade excessiva, choques provocados por vassouras e rodos, entre outras ações que podem danificá-la.

No entanto, ele conta também com a função decorativa, garantindo um perfeito acabamento nas áreas sociais e íntimas da casa. Contribui também para a estética e a harmonia de cada espaço da residência.

As áreas molhadas não necessitam de rodapés, uma vez que os revestimentos de pisos e paredes desses locais são de porcelanato, cerâmicas ou pedras — que são mais resistentes e conferem uma vedação eficiente.

Altura, cores e tendências

Ao comprar o rodapé é importante verificar a altura mais indicada para cada ambiente, que pode variar entre 5cm e 20cm de altura. No entanto, tendo em vista que a maioria dos apartamentos apresenta pé-direito baixo, não é conveniente abusar da altura. O recomendado, para não haver erro, é uma altura de no máximo 12cm, mas siga a regra que não deixa margem de dúvida: “rodapés altos para pé-direito alto”.

Quanto à cor e ao material, isso fica a critério de cada um, tendo em vista que nem os arquitetos se prendem a regras. Há algum tempo se falava que o rodapé devia ter a mesma cor e o mesmo material do piso. Hoje, no entanto, isso mudou: segue-se muito mais o bom senso, em que os critérios são o bom gosto e a criatividade.

Quanto às tendências, as mais fortes apresentam rodapés nos padrões madeirados e em tons de cinza, logicamente em consonância com o piso. No entanto, como já falamos, muito mais que tendência, devemos seguir alguns critérios que envolvem o gosto pessoal e as preferências do decorador e do proprietário do imóvel.

Opções de acabamentos

As opções de acabamento são variadas e devem ser escolhidas de acordo com o tipo de decoração do espaço. Os rodapés podem ser lisos, frisados e até sobrepostos, retos ou abaulados. Sendo assim, cabe a nós a escolha mais indicada para o tipo de projeto decorativo.

Tipos de materiais e como limpá-los

Existem rodapés feitos com variados tipos de materiais, e cada um requer uma forma especial de limpeza. Confira:

MDF

Passe no rodapé uma mistura de água com detergente líquido e, logo após, um pano úmido com vinagre branco para obter brilho. Finalize passando um pano seco.

Gesso

A dica para limpar rodapé de gesso é usar pincel ou flanela para retirar a poeira. Nunca use água na limpeza, nem mesmo com pano úmido, visto que o gesso é poroso e pode não resistir por muito tempo. Faça essa limpeza semanalmente.

Madeira

Comece usando o aspirador para retirar toda a poeira e varra bem, principalmente na borda superior. Depois limpe utilizando apenas um pano umedecido em água.

Plástico

Incluem-se os rodapés de poliestireno expandido e PVC. Para limpar, use uma esponja umedecida em detergente neutro ou sabão de coco e esfregue com o lado macio da esponja. Por fim, passe um pano úmido com água para retirar o sabão.

Cerâmicas e porcelanatos

Eles não requerem uma limpeza especial: basta limpá-los com pano de algodão e uma mistura de água com sabão ou detergente neutro. Não aplique produtos abrasivos, como ácido e palhas de aço. Por fim, seque o revestimento com um pano.

Gostou das nossas dicas? Agora você não terá mais dúvidas na hora de comprar rodapé, não é mesmo? Se quiser saber mais sobre reformas, baixe o nosso guia completo de pisos e fique por dentro de tudo que envolve a escolha do piso perfeito para cada ambiente!

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient

 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário