3 oportunidades sensacionais para combinar o clássico e o moderno na decoração

4 minutos para ler

Está em dúvida entre a decoração clássica e a moderna? A nossa sugestão é: não passe vontade, use as duas!

A união entre o contemporâneo e o antigo traz uma personalidade única para a décor e também combina memórias com atualidade, garantindo ao ambiente um ar sofisticado e aconchegante. Quem não deseja morar num lugar assim?

A decoração que mescla objetos modernos e clássicos está em alta, e, por isso, separamos neste post 3 ideias incríveis para você harmonizar os estilos e renovar o visual da sua casa com criatividade. Veja!

1. Contraste o colorido do moderno com a neutralidade do clássico

O segredo está no equilíbrio. É preciso encontrar a medida certa para que o ambiente não fique cheio de cores e informações, mas também cuidar para que o ambiente não pareça sem vida, como um hospital todo branco.

É importante que haja algum sentido na escolha da paleta para não desvalorizar os elementos que compõem o cenário. Aliás, misturar cores na decoração é algo que pode dar ou muito certo, ou muito errado.

Na cozinha, você pode misturar, por exemplo, tonalidades claras — como o off-white — e objetos aramados e industriais que possuem coloração acinzentada. Para complementar, você pode utilizar adesivos para azulejo e apostar em pequenos elementos estratégicos com cores vibrantes.

Na sala, aposte em móveis clássicos — como poltronas, lustre e sofá — e incremente o ar moderno usando almofadas coloridas, tapetes e aparelhos eletrônicos. Você pode também aplicar um belo papel de parede.

Dica de ouro: se o espaço for pequeno, opte por usar cores mais claras nas paredes, como o branco e o cinza, e escolha pelo menos um móvel para seguir esse padrão de cor.

2. Combine objetos e eletrodomésticos modernos e antigos

Em um ambiente moderno, peças no estilo clássico, mesmo que em alguns detalhes, vão se destacar muito mais, e vice-versa. Essa combinação entre móveis tendência e eletrodomésticos retrô é uma opção criativa para encher a casa de personalidade e ousadia.

Na cozinha, você pode escolher mesas e cadeiras que expressam um visual clean e moderno — como o conjunto Eames — e combiná-las com eletrodomésticos antigos — como as geladeiras oferecidas pelas marcas Steigleder, General Electric e Frigidaire.

Para arrematar e garantir um toque moderno no ambiente, opte por quadros e objetos que não possuam relação com a cozinha, como figuras abstratas, étnicas, naturais e pops.

Utilizar cores neutras para uma decoração clássica é uma ideia confortável para um ambiente que precisa transmitir paz e sossego, como o quarto. Cores claras para paredes, tapetes, cortinas e roupas de cama podem formar um contraste elegante com móveis contemporâneos, como um armário de aço colorido — semelhante aos de colégio —, araras de roupas e luminárias de teto (como spots, conferindo um ar industrial).

Caso a sua sala tenha um visual mais moderno, você pode usar um lustre clássico. Combine os diferentes tipos e estilos de móveis no ambiente, como o sofá que você herdou da avó com objetos contemporâneos.

3. Dê novos usos para o mobiliário antigo

Sabe aqueles móveis de família que você chega a cogitar jogá-los fora? Por que não restaurá-los e dar um novo uso para eles?

Depois de reformada e pintada, aquela velha cristaleira pode ser um ótimo armário para guardar livros na sala ou, até mesmo, acessórios de banho e perfumarias no banheiro.

Uma cômoda pode virar um gabinete de lavabo; um armário velhinho e repaginado pode ser útil como um guarda-roupas repleto de peças modernas e coloridas; uma janela de madeira sem uso pode virar uma linda moldura para a sua sala ou varanda!

Enfim, para organizar uma decoração clássica com traços modernos, solte a sua imaginação e ponha a mão na massa para dar um toque pessoal em tudo o que puder, afinal, o seu lar tem que ter a sua cara.

Gostou das dicas? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais e fique por dentro de mais assuntos como este!

 

img_ebookpost_tendencias

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário