Piso para quarto infantil: saiba escolher o melhor para suas crianças

Piso para quarto infantil: saiba escolher o melhor para suas crianças

Para quem está construindo ou reformando, as preocupações são praticamente as mesmas: investir em materiais de qualidade, avaliar o melhor custo-benefício e escolher aquilo que mais combina com você e com a casa dos seus sonhos. Mas quando o assunto é o quarto das crianças, a principal preocupação passa a ser outra: a segurança.

Sabemos que uma queda pode ser muito perigosa, sobretudo para os pequenos, mas se tem uma coisa que criança adora é brincar no chão. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de escolher o piso para quarto infantil!

Esse tipo de piso precisa ser confortável, fácil de limpar, antialérgico e, claro, muito seguro. É preciso tomar cuidado com os modelos irregulares, frios ou escorregadios. Nesse contexto, as opções em vinílico ou laminado são as mais indicadas no mercado.

Abaixo, separamos algumas opções para o quarto das crianças. Confira e veja qual é a ideal para os seus filhos!

Piso vinílico

Por ser fabricado em PVC com minerais, esse tipo de piso apresenta excelente conforto térmico, mantendo o local com temperaturas agradáveis. Maleáveis, fáceis de instalar e de limpar, os vinílicos também são bastante resistentes à água, abrasões e manchas, além de não deformarem nem empenarem.

Outra grande vantagem é que oferecem conforto acústico e são hipoalergênicos. Na hora da escolher o piso para quarto infantil, é importante verificar ainda se o modelo é antiderrapante.

Piso laminado

Assim como os vinílicos, os pisos laminados também garantem conforto térmico e praticidade de limpeza, fator fundamental ao lidar com crianças.

Eles possuem acabamento antibacteriano, o que evita a deterioração e conserva o piso como novo por muito mais tempo. Em relação ao vinílico, o piso laminado oferece melhor custo-benefício.

Madeira maciça

Dependendo da idade dos pequenos, outra opção é a madeira maciça. Sinônimo de aconchego, os assoalhos de madeira em tacos ou tábuas corridas são ótimos em conforto térmico.

A limpeza é simples, porém, a madeira é bastante frágil contra riscos, além de apresentar um custo elevado em comparação às demais opções.

Revestimento em EVA

Uma grande tendência na decoração infantil, essa opção é como ter um pedacinho do playground dentro do quarto, já que os EVAs são leves, macios e muito coloridos! Os tatames do EVA (etil vinil acetato) se assemelham à borracha e, por isso, são extremamente maleáveis.

Essa é uma excelente opção para sobrepor às áreas de piso frio, por exemplo, garantindo o conforto dos pequenos na hora de brincar. No entanto, o EVA é bastante frágil: ele se assemelha a um tapete, não sendo recomendado para revestir o cômodo por inteiro.

Cerâmicas e porcelanatos

Clássicos, duráveis e de fácil manutenção, os acabamentos em cerâmicas e porcelanatos também estão em alta no mercado. Pensando no cuidado com as crianças, reforçamos a dica de sobrepor os tapetes de EVA às cerâmicas e porcelanatos, proporcionando mais comodidade aos pequenos.

Se você deseja apostar em um dormitório mais clean, basta escolher entre os revestimentos mais neutros, deixando as cores para as cortinas e tapetes. Isso facilitará também a redecoração de tempos em tempos, conforme a criança for crescendo.

Do contrário, se o quarto for neutro, aposte em um piso colorido para alegrar o ambiente e deixá-lo mais lúdico. Vale lembrar que cortinas e tapetes também devem ser antialérgicos.

Apostando nessas dicas, vai ser fácil acertar no piso para quarto infantil. Outra sugestão para reforçar a segurança dos pequenos é investir em cercadinhos, almofadas e delimitadores, que marcam o espaço das brincadeiras e protegem seus filhos das tomadas ou quinas perigosas. Afinal, por eles vale todo o cuidado, dedicação e carinho!

E aí, se inspirou para escolher piso para quarto infantil? Quais são suas ideias para esse tipo de projeto? Conte pra gente aqui nos comentários!

Comments (2)

  1. Os pisos cerâmicos ou de porcelanato, como diz a própria designação da classificação desses produtos, é um piso frio.
    Além disso, quando falamos em segurança, a rigidez desse tipo de revestimento de piso frio é mais prejudicial nos casos de queda e também em situações de piso úmido tornam-se escorregadios.
    Então, para escolha de um revestimento em piso de quarto de bebê é preciso sempre priorizar qualidades como conforto, segurança e saúde.
    Parabéns pelo artigo.

    1. Muito obrigado Fábio pelo seu comentário, com certeza os pisos mais indicados são os de Madeira, Vinílico e Laminado, não apenas pelo conforto, mas como você comentou pela segurança também

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This