Qual é o seu estilo de decoração? Qual é o seu estilo de decoração?

Qual é o seu estilo de decoração?

4 minutos para ler

ecorar uma casa ou apartamento pode não ser uma tarefa fácil, mas certamente é muito estimulante. Afinal, a decoração de um lar não só faz com que ele se torne mais aconchegante e receptivo, mas também é um reflexo da personalidade das pessoas que vivem ali.

Contudo, decorar os cômodos requer certo planejamento e bom senso, devido à grande variedade de estilos de móveis e outros itens. Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos hoje 5 estilos diferentes de decoração e suas principais características.

Continue a leitura do post e descubra com qual você mais se identifica!

1. Romântico

Esse estilo de decoração também pode ser chamado de provençal — e possui esse nome por ter se originado no sul da França. As peças-chave da decoração romântica são móveis com pintura branca e acabamento envelhecido, estampas florais delicadas e enfeites de cristal.

Outros itens que contribuem para esse estilo são espelhos com molduras redondas e ornamentadas, sofás e poltronas com formas clássicas e forrados com linho, e materiais naturais nas cortinas e tapetes.

Para dar o toque final, invista em vasos com arranjos de flores do campo. Sua casa vai ficar com um ar sonhador e bucólico!

2. Clássico

Como o próprio nome já diz, o estilo de decoração clássico é, sem dúvidas, atemporal. Móveis em madeira de cerejeira, cores escuras e intensas, como verde esmeralda e bordeaux, combinados com quadros com pinturas imponentes e molduras detalhadas: tudo isso faz parte da decoração tradicional. Faz a gente se sentir em casa, não é mesmo?

Mesmo sendo clássico, esse estilo não tem nada de minimalista. Para investir, não hesite em decorar com peças luxuosas, de materiais dourados ou prateados, além de cobrir as paredes com papel de parede ou quadros clássicos.

3. Contemporâneo

Inspirado em tendências que surgiram depois do século XX, o estilo contemporâneo é o mais procurado por quem pretende ter uma casa funcional e prática. Suas características mais marcantes são as formas geométricas e matérias-primas rústicas e atuais, como vidro, cimento e metal.

As cores são neutras, como branco, off-white e tons de cinza, e os espaços são pensados para serem adaptáveis. Contudo, não há nada de frio e distante nesse estilo de decoração: os móveis possuem formas orgânicas e futuristas, o que quer dizer que foram pensados para prover o máximo de conforto para quem os utiliza. O futuro está aqui!

4. Rústico

O estilo rústico, ou country, é um grande queridinho. Pense em casas de campo e na vida rural norte-americana e britânica de décadas atrás, que vemos retratados em filmes: essa é a inspiração! Uma das grandes marcas desse tipo de decoração são os móveis já envelhecidos e gastos, marcados pelo tempo.

Para dar os toques finais, as cores mais usadas no estilo rústico são o off-white e tons pastel, em tecidos naturais ou estampas como florais e listrados. Por fim, invista em cestas de palha, cerâmica e cobertores de retalhos.

5. Retrô

Esse é um estilo de decoração que está em alta há algum tempo! O retrô, ou vintage, valoriza o design com cara de antigo e dá um toque kitsch e criativo aos ambientes. Móveis com design arredondado, eletrodomésticos coloridos e enfeites que remetem a elementos de décadas passadas são as grandes marcas desse estilo.

Hoje em dia, muitas marcas já produzem itens para casa com design vintage, unindo a tecnologia do moderno com a inspiração do passado. Para investir, priorize cores quentes, como vermelho e laranja, e estampas geométricas — a cara dos anos 70!

E então, conseguiu descobrir qual é o estilo de decoração que mais combina com você? Conte pra gente nos comentários!

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário