Quer saber como escolher o piso ideal para projetos para academias? Veja aqui!

3 minutos para ler
Os projetos de arquitetura desenvolvidos para academias precisam levar em conta a importância de escolher o piso mais indicado para esse ambiente. Isso ocorre porque, além da grande circulação de pessoas no espaço, normalmente a academia oferece diversas atividades e cada uma delas requer um tipo de piso específico.

É fundamental nessa decisão a preocupação com a segurança e o conforto dos clientes da academia, bem como a durabilidade do piso, em benefício ao empreendedor. Pensando nisso, o post de hoje vai ajudar você a escolher o piso ideal para projetos para academias. Confira!

Ambiente de musculação
A área de musculação é o setor da academia que mais sofre com o peso dos halteres e anilhas sobre o piso. Sendo assim, o revestimento do chão precisa ser resistente, absorver o impacto das quedas e ainda ser confortável e seguro.

Nesse setor, é imprescindível que o chão ofereça certa resistência e proteja os usuários de escorregões ou na hipótese de tombos para que não se machuquem gravemente.

Logo, o piso mais indicado para esse local é o piso de borracha, que além de ser antiderrapante e suportar bem os choques, consegue manter a temperatura estável e é fácil de limpar. Quanto maior for a espessura do piso, maior será sua resistência e, consequentemente, sua durabilidade.

Área de pilates
Já para a sala de pilates o piso vinílico é o mais indicado devido às suas características de conforto acústico. Isto é, os alunos podem se movimentar à vontade sem o inconveniente de ruídos do piso. Além disso, esse piso garante conforto térmico para as atividades que tenham que ter contato direto com o solo e inclusive tem boa aderência, o que contribui para melhor performance nas atividades.

Vale dizer ainda que o piso vinílico é facilmente instalado e tem uma manutenção simples e prática, além de embelezar os ambientes, o que o torna uma excelente opção.

Espaço para artes marciais
Algumas academias oferecem artes marciais no seu quadro de atividades. E para essas práticas é muito importante escolher um piso que garanta a segurança dos alunos. Para esse setor o piso recomendado é o tatame, pois suas qualidades de maciez e elasticidade prometem conforto e boa absorção dos impactos.

O tatame de E.V.A. tem valor acessível, manutenção simples e prática, além de ser antiderrapante e muito resistente. Outra característica bastante apropriada para a área de artes marciais é que esse tipo de piso é antiabrasivo. Isso significa que em caso de atritos com a pele ela não ficará queimada ou sofrerá com cortes.

Vestiário
No que se refere ao ambiente do vestiário, esse setor precisa ser adaptado para o contato com a água, pois o suor pós atividade física, os respingos da torneira da pia e o trânsito de pessoas entrando e saindo das duchas acabam molhando o piso.

Por essas razões é fundamental que o piso seja antiderrapante e tenha boa absorção da água, de modo que uma escolha interessante para esse local são também os pisos emborrachados.

Agora que você já sabe como escolher o piso ideal em projetos para academias, continue a leitura e descubra 5 diferentes tipos de rodapé e como utilizá-los em cada tipo de projeto!

 
img_ebookpost_corporativo
 
 
Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
Posts relacionados

Deixe um comentário