Revestimento 3D para paredes: o que é isso e como usar em casa Revestimento 3D para paredes: o que é isso e como usar em casa

Revestimento 3D para paredes: o que é isso e como usar em casa?

6 minutos para ler

As paredes da sua casa não precisam ser apenas um espaço liso e vazio, sem personalidade. Na verdade, elas podem adquirir vários tipos de texturas e transformar o ambiente da sua residência!

Isso é possível graças ao revestimento 3D para paredes, que se tornou uma tendência em decoração de interiores. Quer saber melhor do que isso se trata, quais são suas vantagens e como usá-lo para dar um toque seu à sua casa? Então, continue lendo!

O que é revestimento 3D para paredes?

Esse tipo de decoração é feito em placas, formando painéis tridimensionais de baixo e alto relevo e adicionando dimensões extras às paredes da casa. Eles são bastante versáteis e podem ser aplicados tanto em paredes quanto em tetos e muros, além de serem muito comercializados em diversas formas, volumetrias e formatos, normalmente, nas cores branca e cinza.

Além disso, o revestimento pode ser feito em diversos tipos de materiais, como em PVC, gesso, MDF, bambu, alumínio, fibras vegetais, cana-de-açúcar, entre outros. Portanto, você pode analisar suas necessidades e alinhar o revestimento em 3D para paredes de acordo com a proposta de seu projeto de decoração.

Quais são as vantagens dessa forma de decoração?

Os revestimentos 3D podem dar um ar moderno e sofisticado ao ambiente da sua casa. Com eles, é possível elaborar diferentes relevos, tramas e cores, conferindo efeitos e dinâmicas personalizados aos cômodos. Se você quiser ousar, pode, até mesmo, mesclar placas com duas texturas diferentes para um efeito diferenciado e único.

Além disso, o custo-benefício e a durabilidade desse tipo de decoração são outros pontos positivos. Alguns materiais, como os azulejos, podem ser utilizados em qualquer área sem prejuízo à sua durabilidade e, até mesmo, diminuir as infiltrações d’água!

Contudo, antes de fazer o investimento, é preciso conhecer bem os materiais disponíveis e quais são as características de cada um. O gesso, por exemplo, não tem as mesmas vantagens do azulejo, mas é mais apropriado para áreas internas e garante um acabamento de boa qualidade com um custo menor.

Para completar, sua instalação é simples e nem mesmo faz sujeira em sua casa. Em poucos passos, você tem uma parede revestida, bonita e do jeito que você sempre quis. Mas atenção! Para que o procedimento dê certo, é preciso que a parede não tenha buracos, depressões e relevos, pois essas falhas podem comprometer a qualidade das placas.

Garanta que elas estejam limpas antes de começar a instalação e, se sentir dificuldades em aplicar o material por conta própria, conte com uma equipe especializada e orientação profissional. Sua manutenção é igualmente prática, e exige apenas uso de espanadores, panos um pouco úmidos ou uma mistura leve de água com sabão neutro, sem necessidade de qualquer produto químico.

Onde e como usar os revestimentos no ambiente?

Outro ponto para guiar a sua escolha pelo melhor material para revestimento 3D para paredes é em qual cômodo da casa ele será aplicado. Não se esqueça de analisar as peças de decoração que você já tem nesse local e analise muito bem o tamanho da parede que será revestida para não pecar em excessos e conservar sempre a melhor proporção.

A depender do local, o revestimento pode causar impressões diferentes e esse cuidado é fundamental para garantir que o trabalho agrade. Em ambientes com muitos móveis, por exemplo, ele pode dar um efeito de volumetria, o que é mais indicado para lugares que tenham um tamanho menor. Vamos conferir outras aplicações nos principais cômodos da casa:

Quarto

Se deseja mudar a decoração do quarto e fugir dos papéis de parede que não valorizam seu ambiente, o revestimento 3D é uma ótima opção. Com ele, é possível alcançar um efeito moderno e bonito, desde que seja considerada a iluminação do ambiente.

Sala

Na sua sala, a decoração 3D pode ser o toque que falta para deixar o ambiente elegante e moderno, sem carregar a decoração já existente e aliviando o espaço em relação aos móveis.

Porém, é importante levar em consideração o local onde será colocada a decoração. O ideal é optar por paredes completas, sem janelas ou quinas, para que tudo corra bem na aplicação.

Banheiro

O banheiro é um local úmido; logo, não serão todos os materiais que poderão ser aplicados nesse cômodo. O mais indicado é o PVC.

As peças devem ser proporcionais ao tamanho do banheiro e trabalhadas de modo a alongar o espaço, além de dar um toque de elegância para o cômodo.

Cozinha

Assim como no banheiro, o ideal para a cozinha é a utilização de revestimentos feitos de PVC. Escolha peças, cores e locais que mais combinem com os seus gostos. Usando a criatividade, o cômodo pode ganhar efeitos fantásticos, tendo sua decoração renovada e transformada.

Área de lazer

O revestimento 3D para paredes é uma excelente maneira de renovar sua área de lazer e trazer um ar mais moderno para ela. A dica principal para esse caso é tomar cuidado com o material escolhido, já que ele ficará exposto a ações do tempo e à água, caso você tenha uma piscina em casa. Revestimentos de alumínio ou que tenham películas autocolantes, por exemplo, devem ser evitados.

Espaços pequenos

Se você tem algum ambiente menor em casa, sem espaço para muitos móveis, não é preciso deixá-lo de lado sem cuidados. O revestimento para paredes 3D é uma excelente solução, que fornece um preenchimento uniforme que dá sensação de que o local é ainda maior. Sem contar, é claro, que ele dá um toque ainda mais especial e original para esse ambiente, para que ele fique de acordo com o restante de sua casa.

Ambientes escuros ou úmidos

Esse tipo de ambiente também costuma ficar esquecido na decoração e acaba sendo mal aproveitado. Para resolver a questão, o revestimento 3D é uma ótima opção, pois é fácil de limpar, disfarça imperfeições e impede que infiltrações se espalhem pela parede.

Agora que você já sabe como funciona o revestimento 3D para paredes, já pode fazer sua personalidade transparecer na sua casa. Não é preciso investir muito para que o seu lar tenha a sua cara!

Gostou das dicas sobre esse assunto? Então aproveite que já está por aqui e assine a nossa newsletter. Assim, você recebe mais atualizações com conteúdos ainda mais interessantes diretamente no seu e-mail! 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

2 thoughts on “Revestimento 3D para paredes: o que é isso e como usar em casa?

  1. Bom dia!
    As placas 3D, podem ser utilizadas em parede c interruptor ou ñ pode ter nada na parede?
    Obrigada!

    1. Sim, porém tem de furar o revestimento, aconselhamos que um profissional faça essa instalação.

Deixe um comentário