Saiba como ter uma horta vertical em apartamento Saiba como ter uma horta vertical em apartamento

Saiba como ter uma horta vertical em apartamento.

4 minutos para ler

Montar uma horta vertical e ter, no momento que desejar, suas hortaliças e temperos preferidos é muita praticidade, não é mesmo? E não pense que só porque você mora em apartamento é impossível ter a sua: pelo contrário, é possível sim construir uma excelente horta com algumas ideias simples e práticas!

No post de hoje, daremos um passo a passo para você planejar a sua horta e ter todos aqueles temperinhos bem fresquinhos à mão. Acompanhe!

Onde montar a sua horta vertical em apartamento

A dica é pensar verticalmente, ou seja, utilizar os espaços das paredes, onde a luz solar incida por algumas horas e seja arejado suficientemente. Os espaços mais utilizados para esse fim são varandas e sacadas, visto que, em determinadas horas do dia o sol, certamente, dá o ar da graça.

Saiba as necessidades das plantas

Uma horta necessita basicamente de sol, nutrientes e regas. No entanto, dependendo da espécie, a necessidade de tempo de exposição solar pode variar. Por isso, antes de sair para comprar suas sementes e mudas, informe-se com um especialista sobre quais são os tipos de plantas mais indicados para as características do espaço do qual dispõe.

Caso o espaço no qual você pretende montar a horta receba poucas horas de luz solar (três ou quatro horas, por exemplo), a dica é escolher algumas espécies que se desenvolvem nessas condições, como o tomilho, a cebolinha, a salsa, e a capuchinha.

Como montar a estrutura da horta?

A horta vertical em apartamentos geralmente é montada sobre uma estrutura de treliça que pode ser feita por você ou comprada pronta — algumas lojas do segmento Casa e Jardim disponibilizam para os clientes esse tipo de produto.

Estruturas feitas de aramados também são utilizadas para esse fim, bem como prateleiras, onde são colocados vários vasos. Até estrados de cama podem ser devidamente preparados e servir como suporte. Enfim, sua criatividade pode entrar em ação nessa fase da montagem de sua horta, visto que existe uma infinidade de opções.

Como plantar?

Para cultivar sua horta em vasos, garrafas pets ou outro tipo de material, alguns passos devem ser seguidos para que tudo dê certo. Veja:

  • drenar: para uma drenagem satisfatória, é preciso colocar no vaso uma camada de pedaços de tijolos, brita ou telhas. Após isso, por cima de tudo, coloque uma camada de areia;
  • preparar a terra e semear: coloque no vaso uma camada de mistura de substrato preparado ou pronto. O preparado pode ser feito em casa misturando cinco partes de húmus de minhoca, uma parte de adubo animal curtido (esterco) e uma parte de areia. Por fim, faça a semeadura ou o transplante, caso tenha adquirido mudas para o plantio.

Espécies de plantas para serem plantadas em vasos

Algumas espécies com raízes curtas são ideais para serem semeadas ou plantadas em vasos: tomate-cereja, salsa, rúcula, cebolinha, alecrim, manjericão, orégano, coentro, sálvia, calêndula, e outras.

Dicas e cuidados para manter a horta vertical sempre bonita

Apesar da horta não nos tomar muito tempo, é preciso ficar atento ao crescimento das plantas. Suas folhas nos dão sinais de como estão sendo os cuidados — se as intempéries estão as castigando ou se a quantidade de água não é adequada. Veja algumas dicas:

  • regas: no inverno a horta deve ser regada uma vez ao dia. Em dias mais úmidos é preciso que você confira a umidade da terra com o dedo — só assim você vai perceber, de acordo com a umidade, se ele necessita de mais ou menos regas diárias. No verão, com o tempo mais seco, é necessário 2 regas ao dia;
  • iluminação: é outra necessidade indispensável para a manutenção da horta. Por isso, durante o planejamento, opte por um local onde haja maior incidência de raios solares, para que ela receba a luz solar suficiente par seu crescimento;
  • adubagem: a cada dois meses a terra pode ser enriquecida com adubo, que você pode comprar pronto em lojas especializadas.

Pronto, agora você está preparado para aproveitar os temperos cultivados na sua própria horta vertical! Restou alguma dúvida ou tem uma sugestão para enriquecer esse post? Conte pra gente aqui nos comentários!

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário