Veja como conservar os rodapés da sua casa Veja como conservar os rodapés da sua casa

Veja como conservar os rodapés da sua casa

4 minutos para ler

Manter a casa sempre limpa e organizada não precisa ser um desafio para as mulheres que trabalham fora e se desdobram em múltiplas atividades no dia a dia.

Um dos segredos está em fazer uma boa manutenção dos pisos, rodapés, cortinas e outros itens, de modo que não seja necessário trocá-los com muita frequência.

Por isso, hoje resolvemos falar sobre um item da casa que, muitas vezes, pode ficar esquecido, já que não é tão visível assim: o rodapé. Neste post, listamos algumas práticas para você aprender como conservar rodapés sem mistério ou complicações! Vamos lá?

Limpe o rodapé com periodicidade

A limpeza periódica evitará acúmulos extras de sujeira que, mais tarde, podem dificultar a faxina geral da casa e até mesmo podem ficar incrustados nos rodapés.

Considere que por estarem próximos do chão, se não forem limpos após as varridas constantes da casa, acumularão ainda mais poeira e detritos.

Por isso, o indicado é, após cada limpeza do chão, investir mais algum tempo para limpar também os rodapés. Essa medida garantirá que estejam sempre limpos e bonitos.

Proteja o rodapé contra as manchas

Dependendo do material e também do modo como é feita a limpeza do chão, alguns produtos podem manchar o rodapé de maneira irreversível.

As manchas, evidentemente, comprometerão a beleza desse acabamento tão importante nos projetos de arquitetura.

Assim, é recomendado proteger o rodapé para que não sofra com os produtos químicos normalmente usados na limpeza do chão. E também é interessante protegê-los do sol, que pode desbotar a cor e produzir manchas no rodapé. E no caso de rodapés de madeira, também vale a pena passar um verniz impermeabilizante.

Use o pano certo para limpar

O primeiro passo para uma limpeza perfeita é retirar a poeira acumulada nos rodapés. Para isso, é fundamental acertar na escolha do pano que será usado.

A indicação aqui é dar preferência aos panos macios, como a flanela, para que não soltem fiapos e nem arranhem a superfície da peça.

Retirada a poeira da superfície do rodapé, o segundo passo é passar um outro pano levemente umedecido com água. Se necessário, você pode misturar sabão neutro com a água, o que dependerá, é claro, do volume e resistência da sujeira acumulada.

Passe cera na hora da higienização

Para finalizar a limpeza adequada dos rodapés, é indicado o uso de cera de abelha. Esse produto dá brilho e preenche pequenas ranhuras, disfarçando eventuais imperfeições decorrentes do efeito do tempo (de existência da peça) e de pequenos deslizes diários, como bater no rodapé com os pés das cadeiras ou com a própria vassoura durante a limpeza da casa.

Saiba a hora de trocar os rodapés

Os cuidados de conservação do rodapé são uma maneira de aumentar a sua vida útil e, consequentemente, cuidar da casa para que ela esteja sempre impecável.

Contudo, assim como acontece com outros produtos, chegará o momento em que será necessário trocar os rodapés.

Para saber se está na hora de trocá-los, basta observar a aparência deles. Se apesar de todos os cuidados, estiverem muito danificados e não estiverem apresentáveis mesmo após a higienização e o uso da cera, que costuma embelezá-los, é chegada a hora de considerar a possibilidade da troca.

Um outro motivo para trocar os rodapé pode ser o desejo de mudar o estilo da casa, pois, apesar de discretos, esse item pode influenciar (e muito!) os projetos de decoração, já que existem diferentes tipos disponíveis.

Agora que você já sabe como conservar rodapés da sua casa, siga-nos no Facebook  para ficar sempre por dentro de todas as nossas novidades!

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient

 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário