Como deve ser a manutenção de pisos de madeira Como deve ser a manutenção de pisos de madeira

Como deve ser a manutenção de pisos de madeira?

6 minutos para ler

A madeira é um grande clássico na decoração de ambientes. Por essa razão, ela atribui à casa uma sensação de “lar”, transmitindo aconchego e bem-estar. Confortáveis em quartos e charmosos em salas, os pisos amadeirados são ótimas escolhas para cômodos privados e áreas de convívio.

Você está construindo ou reformando um cantinho para a sua família? Então continue nos acompanhando e entenda mais sobre a manutenção de pisos de madeira!

Como limpar pisos de madeira?

A limpeza é um dos aspectos mais importantes na manutenção de pisos amadeirados, por ser um processo frequente e contínuo. Portanto, dê atenção especial à higienização dos ambientes revestidos dessa forma.

Utilize um aspirador de pó, uma vassoura macia ou um pano seco para limpar o assoalho. Primeiro, passe a vassoura em toda área para remover as partículas maiores e o excesso de sujeira. Então, logo em seguida use o aspirador para remover a sujeira dos cantinhos mais difíceis e dos vãos entre os pisos.

Evite o uso de panos úmidos. Eles podem desgastar o rejunte e ocasionar a movimentação das tábuas, causando eventuais deformações (empenamento) a longo prazo. Além disso, a umidade do pano pode gerar manchas escuras nas partes rejuntadas e na camada de verniz, além de mofo. Fique atento!

Como remover manchas do piso de madeira?

Se você derramou algo no piso e ele ficou manchado, o ideal é que você faça a remoção da mancha com as mãos. No caso de vinho ou café você precisa tentar fazer a limpeza na hora que o acidente acontecer. Entretanto, caso você não tenha visto, faça uma mistura meio a meio de álcool com água morna. Então umedeça um pano e esfregue suavemente sobre a mancha. Em seguida, seque bem.

No caso de alguma coisa gordurosa, como óleo, aplique uma pequena quantidade de desengordurante diretamente sobre a mancha. Então, com uma esponja esfregue delicadamente. Remova depois o produto com um pano seco.

Se o problema for tinta de caneta, use um disco de algodão embebido em álcool para remover. Mas se a questão for esmalte de unhas, faça o mesmo, mas com removedor de esmaltes. Vale lembrar que esses produtos podem danificar o piso. Portanto, use apenas sobre a mancha e faça movimentos delicados.

Quais produtos de limpeza utilizar?

Para preservar a madeira e o acabamento em verniz, não utilize detergentes, alvejantes, lustra móveis ou outros produtos solúveis em água. Substâncias agressivas — como álcool, querosene e outros solventes — devem ser sempre evitadas, pois, podem arruinar o seu piso.

A higienização deve ser feita com produtos específicos para pisos de madeira, que não são prejudiciais ao material e conferem brilho à superfície. Esses limpadores não precisam ser diluídos em água: basta aplicá-los diretamente com um pano seco.

Como fazer a manutenção de pisos de madeira?

Como a madeira é um material natural, está sujeita às ações da umidade e das variações térmicas. De tempos em tempos, é inevitável que surjam pequenas aberturas no rejunte dos tacos ou tábuas. Esse problema pode ser facilmente resolvido com uma boa manutenção.

Recupere o seu piso de maneira com a raspagem

A raspagem do assoalho e a reaplicação do verniz são as maneiras mais simples de fazer a recuperação de um piso danificado. O primeiro passo é raspar a madeira para remover qualquer dano aparente, riscos, marcas de passos e resíduos entranhados. Então, o assoalho é nivelado, e as peças soltas e danificadas são substituídas.

Concluído esse passo, será realizada a aplicação de um verniz ou resina. Essa etapa é muito importante e deve sempre ser feita por especialistas. Afinal, quando ela é bem-sucedido, se torna extremamente durável, podendo levar mais de 10 anos até precisar pintar novamente!

Pinte ou clareie o seu piso

No caso dos pisos mais claros, é natural que ele escureça com o tempo. Assim, você consegue recuperar a cor natural da madeira com a ajuda de um processo de clareamento. Para isso, o piso é lixado, nivelado e, então, um profissional vai aplicar o verniz colorante.

Com o uso da técnica adequada, você pode mudar completamente a cor do seu assoalho ou simplesmente fazer com que retorne à tonalidade inicial. Dentre as cores preferidas estão: o preto, o acinzentado e o tom ipê, com acabamento fosco, brilhante ou acetinado.

Vale observar ainda que, por mais durável que sejam a pintura e o verniz, você precisa cuidar bem do piso para que ele não se deteriore antes do tempo. Quanto mais cuidados você tiver, menos raspagens serão necessárias.

Quais cuidados de conservação tomar?

Por mais durável que ele seja, o assoalho amadeirado precisa ser bem protegido a fim de se manter bonito por mais tempo. Afinal, ele é bastante sensível a riscos, umidade, manchas e produtos abrasivos. Entretanto, ele pode ser preservado com alguns cuidados simples.

Evite molhar seu piso de madeira

Molhar o piso é uma prática prejudicial à madeira. Portanto, mantenha o chão sempre seco. Limpe imediatamente após derramar algum líquido e esteja atento a vasos de plantas, potinhos de animais domésticos e outros recipientes com água.

Se houver alguma infiltração no solo ou nas paredes, procure corrigir o mais rapidamente possível. Negligenciar isso pode fazer com que o assoalho apodreça de maneira irrecuperável.

Tome cuidado com o sol

O sol também é um inimigo da conservação, pois o contato direto com os raios solares modifica a coloração da madeira. Em vista disso, utilize cortinas de boa qualidade para bloquear ou filtrar o sol nos horários mais fortes do dia.

Proteja seu piso de riscos

Para prevenir marcas na superfície, evite caminhar sobre o assoalho amadeirado com sapatos de salto alto ou solado metalizado. Arrastar móveis e posicionar cadeiras comuns e giratórias diretamente sobre ele também pode causar um grande estrago.

Portanto, uma boa dica é forrar os pés e as bases dos móveis com feltro ou borracha para proteger o piso de arranhões. Você pode ainda cobrir o piso da sala de jantar e áreas de grande circulação de pessoas com um tapete. Isso vai manter seu piso de madeira intacto por muito mais tempo.

Pisos de madeira requerem cuidados específicos. Portanto, se você caiu no charme do revestimento amadeirado, esteja atento à manutenção desse tipo de assoalho. Use apenas uma vassoura, aspirador e pano seco para limpeza, aposte em produtos específicos para madeira e faça a manutenção.

De tempos em tempos, é importante raspar e reformar o piso. Com isso, será possível conservar um cenário elegante e acolhedor, sem gastar muita energia. Capriche!

Já considerou a ideia de usar esse tipo de revestimento na sua casa? Leia mais e veja como lidar com os riscos e arranhões no piso da sua casa.

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
Posts relacionados

Deixe um comentário