Pisos para consultório odontológico: 5 dicas para a escolha perfeita Pisos para consultório odontológico: 5 dicas para a escolha perfeita

Pisos para consultórios odontológicos: 12 dicas para a escolha perfeita

10 minutos para ler

Na hora de construir ou reformar um consultório odontológico, muitos aspectos devem ser levados em consideração. A decoração é um dos pontos principais, afinal, é ela que causa a primeira impressão nos pacientes.

Preocupar-se com esses detalhes é algo fundamental: a escolha das cores, dos móveis e dos demais objetos vale muito. E, junto a esses pontos, é preciso também lembrar-se da importância do piso. Sim, por mais simples que pareça, o piso do consultório é peça essencial — e não basta que ele seja bonito, mas também deve ser prático e funcional.

No entanto, como fazer a escolha para esse projeto? No post de hoje, mostraremos algumas dicas para que você saiba tomar a melhor decisão dentre os possíveis pisos para consultórios odontológicos. Acompanhe!

Confira 12 dicas para escolher pisos para consultórios odontológicos

A escolha perfeita dos pisos para consultórios odontológicos exige atenção a alguns detalhes. Listamos os principais logo abaixo:

1. Pense na imagem que o profissional deseja transmitir

Assim como já afirmamos, a decoração do consultório é a grande responsável pela primeira impressão que os pacientes terão. O piso também faz parte da decoração, então, é preciso estar atento à imagem que se pretende passar ao público no momento de escolhê-lo.

É natural que, ao construir ou reformar um consultório, o profissional deseje passar credibilidade, limpeza e conforto, já que, com certeza, um dos seus objetivos é deixar os pacientes seguros do dentista que estão consultando.

Sendo assim, procure por pisos que confiram essa imagem. Um material moderno pode casar perfeitamente com a proposta — assim como as cores claras, que têm tudo a ver com o ambiente médico. Elas transmitem uma imagem de higienização e tranquilidade.

2. Lembre-se da limpeza do local

Consultório bom é aquele em que é possível enxergar, com clareza, que o ambiente está extremamente limpo e bem preparado para receber os pacientes — e é claro que a história se repete com o consultório odontológico. Aliás, é mais do que natural que o local de trabalho de um dentista fique sujo com frequência: ele está lidando com possíveis sangramentos, pequenas cirurgias, entre outros aspectos dessa natureza.

Não se esqueça desse fator no momento em que for escolher o piso para revestir o local (tanto da sala de espera quanto da sala de atendimento clínico). Além de ser de um material de fácil limpeza (evitando manchas) e manutenção, o piso recomendado para esses espaços deve ser aquele que não deixará a sujeira em evidência.

3. Evite ousar demais

É claro que o consultório deve ter o toque pessoal de seu cliente e um nível de personalização — afinal, é compreensível que o dentista queira deixá-lo com o seu tipo de decoração preferido. Mas tome cuidado!

É esperado que um consultório odontológico seja mais clean e siga alguns padrões, principalmente de cores. Branco, azul e verde são as principais tonalidades escolhidas para espaços que cuidam da saúde e devem aparecer em tons claros e suaves, segundo a psicologia das cores, pois isso deixa o ambiente mais harmônico.

Os pisos também entram nessa regra, então, não use nenhuma cor escura e procure manter-se dentro dessa perspectiva esperada pelos pacientes. O branco é a escolha mais segura e acertada, pois, mesmo sendo uma cor que evidencia a sujeira e as imperfeições, oferece a vantagem de agregar leveza ao ambiente e ainda amplia os espaços.

4. Considere a sala de espera

Não é preciso utilizar apenas um tipo de piso no desenvolvimento de todo o projeto, uma vez que, com certeza, existirão ambientes separados para finalidades distintas e será possível colocar pisos diferentes em cada setor, de acordo com as necessidades de cada local.

A sala de espera de um consultório odontológico costuma ser um ambiente mais tenso, no qual as pessoas estão ansiosas com a consulta que está por vir. Por esse motivo, esse espaço precisa ser mais charmoso e agradável para os pacientes. Sendo assim, um piso vinílico pode ser a escolha perfeita, já que ele deixará o local mais confortável e aconchegante, além de ser antiderrapante e evitar acidentes.

5. Cuide com atenção do interior do consultório

Na parte de dentro do consultório, a história já é outra: o porcelanato é o melhor, principalmente por ser mais resistente (você colocará uma série de aparelhos em cima) e mais fácil de limpar (afinal, ele absorve pouquíssima água).

Além disso, ele dá um aspecto clássico e de requinte ao seu consultório, o que inspira segurança e confiança nos pacientes. Lembre-se novamente de optar por cores claras, especialmente em casos de consultórios com espaços reduzidos. Os tons de cinza podem ser combinados com o objetivo de causar a impressão de maior espaço.

6. Dê importância para a área externa

A impressão dos pacientes deve ser trabalhada também na área externa do consultório, afinal, é a primeira visão que eles terão do local onde serão atendidos. Se o aspecto da área externa for desleixado, eles poderão inferir que o interior também é assim e não passarão da porta do consultório.

Nesse caso, considere pisos com impermeabilidade e resistentes à água. Eles facilitam o processo de limpeza, pois podem ser lavados, e resistem bem às mudanças climáticas, como a ação das chuvas.

7. Observe a durabilidade do piso

Para garantir um bom custo-benefício, na hora de investir nos pisos para consultórios odontológicos, a durabilidade é um fator essencial. O fluxo de pessoas pode ser alto, além do deslocamento de móveis, como cadeiras.

Verifique se o piso escolhido mancha ou arranha com facilidade e, de preferência, escolha os mais resistentes para evitar esse tipo de desgaste. Caso contrário, a imagem e a limpeza do consultório não adiantarão, pois será preciso haver uma manutenção maior e mais constante.

8. Atente para os materiais

Áreas de saúde, como os consultórios odontológicos e hospitalares, exigem assepsia. Uma boa alternativa, nesse caso, são os pisos vinílicos. O material é prático para limpeza (muitas vezes, não requer o uso de cera ou polimento) e tem boa durabilidade, além de o custo ser acessível. As opções de cores também são variadas (mais de dez).

Os pisos vinílicos também são bons isolantes acústicos, o que favorece a absorção do som em consultórios localizados em prédios (ruídos entre andares, por exemplo). A reverberação sonora é diminuída de uma maneira geral, o que contribui, até mesmo, para que o paciente fique mais relaxado na cadeira do dentista, que, convenhamos, não é o local mais tranquilo para as pessoas.

A instalação é rápida, sem fazer sujeira, sem exigir “quebra-quebra” e pode ser executada mesmo que, na sala ao lado, estejam sendo realizados atendimentos. Assim, não será preciso fechar o consultório para reformas.

9. Leve em consideração o conforto e a comodidade dos pacientes

A ideia na hora da escolha do piso não deve ser apenas a de construir um espaço para se diferenciar de outros consultórios ou apostar em uma estética diversa daquela dos demais profissionais da área. É interessante que o seu foco principal seja causar boa impressão aos seus pacientes.

O tempo de espera de um paciente até o momento da consulta precisa ser confortável, e toda a composição do ambiente interfere nesse conforto. Não se esqueça de que o tempo de espera pode ser longo, e isso abre portas para todo tipo de incômodo e observação.

Se o consultório atende muitas crianças, é interessante investir em pisos mais lúdicos e que permitam que elas brinquem enquanto se deslocam. No caso de um dentista que atenda mais o público idoso, vale investir em pisos com boa resistência, a fim de evitar escorregões e possíveis quedas.

10. Escolha cores que ofereçam sensação de tranquilidade

As cores podem influenciar a percepção das pessoas, visto que despertam sensações e emoções. Uma paleta de cores bem escolhida para um ambiente pode, até mesmo, criar diferentes atmosferas para o espaço. É possível pensar na escolha exatamente de acordo com as sensações que você deseja despertar nos pacientes do seu espaço de trabalho.

O consultório de um dentista ainda é um espaço relacionado à saúde, referente a tratamentos que, no senso comum, causam desconforto às pessoas. Portanto, vale a pena pensar em cores neutras e suaves que transmitam mais tranquilidade para os pacientes. Algumas são responsáveis por deixar o ambiente com aspecto de limpeza e frescor, como o branco, o cinza claro e o bege.

No entanto, não é preciso se limitar aos tons neutros nesses espaços: você pode investir em pisos coloridos em tons pastel: verde-claro, verde-água, tons de azul, lilás e, até mesmo, areia são boas opções para ajudar na sua bela composição de cores.

11. Em alguns espaços, opte por revestimentos estampados

Outra forma de agregar conforto ao ambiente é investindo nos revestimentos estampados. Você pode usar pisos ou revestimentos nas paredes com estampas que façam referência a pedras, palha, bambu, argila e também madeira.

Só não exagere nas misturas. Esses revestimentos devem ser colocados em locais estratégicos, pois o excesso pode despertar ainda mais ansiedade nos pacientes. Também é importante que sejam fáceis de limpar e de fazer manutenção. A limpeza adequada será fundamental em qualquer tipo de consultório.

12. Combine o piso com o revestimento escolhido

Se optou por revestir as paredes com diferentes cores e/ou texturas, não se esqueça de pensar no piso de forma que a composição seja harmônica. Uma boa dica é trabalhar com contrastes, já que paredes mais claras podem ficar muito bem com pisos mais escuros. No entanto, o contrário não é o mais recomendável para consultórios. As paredes escuras deixam o ambiente carregado e dão a impressão de que o espaço é menor.

É importante avaliar cada ambiente na hora de escolher os pisos para consultórios odontológicos, assim como a necessidade de mudar ou manter determinada decoração do espaço. É sempre indicado contar com profissionais qualificados na hora de fazer a decoração de um ambiente. Desse modo, as chances de acertos são aumentadas e tanto os profissionais do consultório quanto os pacientes serão agradados.

Viu como fazer a escolha certa entre os pisos para consultórios odontológicos não é tão difícil? Basta seguir nossas dicas para garantir a melhor opção para seu projeto. É possível aliar estética, praticidade e assepsia. Com o piso adequado, todo o ambiente estará impecável!

Gostou das dicas deste post? Está pronto para investir nos pisos para consultórios odontológicos? Então, entre em contato conosco e solicite um orçamento para resultados com excelência, inovação e qualidade. Vamos lá!

 

img_ebookpost_corporativo

 

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
Posts relacionados

Deixe um comentário