Pisos vinílico e laminado: Como fazer a limpeza correta? Pisos vinílico e laminado: Como fazer a limpeza correta?

Pisos vinílico e laminado: Como fazer a limpeza correta?

10 minutos para ler

Não há dúvida de que os pisos vinílicos e laminados são os queridinhos do momento no mercado A&D. De fácil instalação, podem ser aplicados sobre o revestimento antigo pelos métodos de cola ou click (por meio do encaixe das peças). Versáteis, estão disponíveis em vários tamanhos, cores, texturas e padronagens pensadas especialmente para deixar o seu lar com a sua cara. Na hora de saber como limpar piso laminado e vinílico, o processo também é simples.

Práticos, eles podem ser higienizados sem esforço, dor de cabeça ou produtos caros. Além da praticidade na limpeza, o uso desses tipos de pisos ainda contribui para que sua casa tenha sempre aquele ar de que acabou de receber uma faxina, mantendo o revestimento brilhante, protegido e em ótimo estado de conservação.

Você sabe qual é o melhor jeito de fazer a limpeza? Que tipos de produtos podem e quais não podem ser usados sobre os pisos vinílico e laminado?

Neste post, explicamos o passo a passo para você fazer a limpeza correta, mantendo o piso limpo e conservado por muito mais tempo. Veja só!

Como limpar pisos vinílicos?

O uso de um pano úmido em uma solução de detergente neutro e água é o grande truque para limpar pisos vinílicos. Dessa forma, será possível retirar toda a poeira e a gordura do piso sem comprometer a película protetora da peça ou descolorir o vinil.

A seguir, veja o passo a passo da limpeza diária!

  1. O primeiro passo é evitar o acúmulo de sujeira sobre o piso. Com o passar do tempo, a poeira e a gordura acumuladas dificultam a limpeza, fazendo as pessoas apostarem em produtos químicos mais fortes que podem estragar o piso.
  2. Comece a limpeza passando uma vassoura de pelo levemente sobre o piso, para retirar qualquer sujeira que possa riscá-lo ou danificá-lo na hora de passar o pano úmido.
  3. Dilua um pouco de detergente neutro em um balde com água e molhe o pano, passando sobre o piso com o auxílio de um rodo, de maneira leve e uniforme. Lembre-se de que bastam algumas gotas de detergente para obter uma mistura consistente e espumosa!
  4. Remova o excesso de água com um pano limpo e que não solte fiapos. Assim, você evita a formação de mofo e bolor e mantém a aparência lustrosa do piso. Para renovar periodicamente o brilho, você pode utilizar também uma cera que tenha sido recomendada pelo fabricante.
  5. É importante lembrar que o pano precisa ser torcido antes de entrar em contato com o piso para que não haja excesso de água, substância que enfraquece a cola do piso e pode danificá-lo ao longo do tempo.

Como proteger ainda mais os pisos vinílicos?

Além da limpeza diária, é preciso ter alguns cuidados extras para evitar danos ao piso vinílico. Os principais cuidados devem ser no sentido de prevenir, ao máximo, riscar a superfície do piso.

Uma boa dica é usar tapetes nos locais de mais circulação, retirar os sapatos antes de entrar em casa e não arrastar móveis e cadeiras sobre o piso.

Quanto às cadeiras da mesa, por exemplo, a movimentação é inevitável e, por esse motivo, é aconselhável aplicar feltros protetores adesivos nos pés da mobília — para impedir riscos e atritos mais agressivos.

Para quem tem animais de estimação em casa, é importante manter as unhas dos pets bem aparadas ou até mesmo fazer com que eles usem sapatinhos de pano que evitam o contato direto com o chão.

Em caso de obras em casa, é preciso proteger todo o chão com plásticos ou papelão para preservar o vinílico. Se for sair de casa, feche sempre as janelas para evitar que uma possível chuva deixe marcas no chão.

Como limpar piso laminado?

Para os pisos do tipo laminado, as instruções são basicamente as mesmas indicadas para a limpeza dos vinílicos. O detergente neutro diluído em água continua sendo o grande aliado, podendo ser passado por todas as extensões do revestimento e garantindo excelentes resultados.

A única ressalva é quanto à utilização de ceras e demais polidores, que podem formar uma camada oleosa sobre os laminados — esse tipo de piso costuma ser menos resistente do que os vinílicos.

Por esse mesmo motivo, não use produtos abrasivos ou materiais pontiagudos durante a limpeza do piso laminado. No mais, siga o passo a passo para limpar pisos laminados:

  • evite o acúmulo de sujeira e gordura;
  • varra previamente o chão com uma vassoura de pelo;
  • caso opte por um aspirador de pó, certifique-se de que as réguas estão posicionadas no sentido longitudinal (sentido do comprimento) para não riscar o piso;
  • aplique o pano embebido em solução de água e detergente neutro de maneira uniforme sobre o piso;
  • remova a umidade com um pano seco e sem fiapos para reforçar o brilho.

Como proteger os pisos laminados?

O principal é não usar materiais abrasivos e pontiagudos, pois eles riscam o laminado. Da mesma forma, não use ceras e silicones, que também não são indicadas para esse tipo de revestimento.

Caso aplique a cera por engano, busque produtos removedores para evitar que elas formem uma camada de gordura sobre o piso. Com o passar do tempo, essa camada de cera poderá se transformar em manchas irreversíveis! É importante lembrar também que o pano deve ser muito bem torcido para que não haja excesso de água.

Os pisos laminados não devem ser expostos à luz solar. Por isso, use persianas ou cortinas nos quartos e sala para protegê-lo e prevenir deformações.

Quais são os melhores utensílios para limpeza?

Além de conhecer o passo a passo de como limpar piso laminado e vinílico, é indispensável entender quais são os melhores utensílios. Usados corretamente, garantem delicadeza e evitam riscos. Para já se preparar para a limpeza, veja o que pode ser usado para uma limpeza correta!

Vassoura de cerdas macias

A vassoura é um dos acessórios básicos de qualquer limpeza, mas é essencial evitar as de piaçava, que têm cerdas rígidas. Essas cerdas, quando esfregadas repetidamente nos pisos vinílicos e laminados, causam riscos que não podem ser reparados.

Para uma boa limpeza, o ideal é apostar em uma vassoura macia e, de preferência, que fique apenas para essa função. Assim, não há risco de alguma sujeira ficar presa e arranhar todo o piso.

Aspirador de pó

O aspirador de pó é mais um item prático e que garante uma limpeza simples e rápida. Antes de usá-lo, entretanto, confira se o bocal está com a peça adequada e macia o bastante. Evite a limpeza com a escova, que tem cerdas duras.

Além disso, tome cuidado com o transporte do aparelho. Arrastá-lo pelo piso podem fazer com que as rodas do objeto causem marcas.

Pano umedecido

Especialmente no caso do piso vinílico, como você já sabe, o pano umedecido é uma ótima aposta! Para limpar melhor, ele precisa ser macio e não soltar pelos, como uma flanela. Panos de tecidos enrijecidos, por outro lado, devem ser evitados.

Se quiser, também é possível investir em um esfregão macio ou na famosa vassoura com MOP. Esse objeto já armazena água e detergente (se for o caso) e permite espalhar com facilidade e delicadeza.

O que você não deve usar na limpeza de pisos vinílico e laminado?

Ao mesmo tempo, há alguns itens que precisam ser evitados quando você for limpar piso laminado. Por causa de suas características, eles podem gerar grandes riscos e afetar a beleza do revestimento.

Para proteger as peças de maneira adequada, confira, a seguir, quais são os utensílios e produtos que não podem ser usados.

Esponjas de aço

As esponjas de aço formam uma lã metálica que é ótima para esfregar algumas panelas ou até áreas externas. No piso laminado ou vinílico, entretanto, fazem um grande estrago e devem ser evitadas.

Mesmo a esponja tradicional exige cuidado. Seu lado áspero faz abrasões que afetam, para sempre, a aparência do piso.

Materiais abrasivos

Assim como a lã de aço, há outros materiais capazes de causar abrasões em diferentes níveis. É o caso, por exemplo, das escovas de limpeza pesada. Como as cerdas são rígidas, os arranhões são inevitáveis.

Se for usar a tecnologia, tenha atenção. Antes de colocar um robô-aspirador, por exemplo, saiba que ele pode causar danos em toda a área que percorrer. Por isso, é melhor se ater ao básico para ter mais durabilidade no seu piso.

Agentes químicos de limpeza

À exceção da água e de detergente ou sabão neutro, praticamente todos os agentes químicos de limpeza são proibidos. Em contato com a superfície, eles prejudicam o desenho e até a estrutura, o que leva à necessidade de troca.

Mesmo que não causem esse impacto de maneira imediata, esses agentes fazem com que os danos se acumulem. Veja o que deve ser deixado de fora da limpeza:

  • produtos derivados de petróleo;
  • água sanitária;
  • saponáceos;
  • soda cáustica;
  • solventes e outros.

As ceras neutras, como visto, só são adequadas para os vinílicos. Na tarefa de como limpar piso laminado, são proibidas.

Água corrente

Por mais que a água possa ser usada para limpar os vinílicos e um pouco dos laminados, ela nunca deve aparecer na forma corrente. Deixar o piso submerso, por exemplo, só vai fazer com que ele perca a cola ou fique com o formato empenado.

Por isso, é indispensável retirar o excesso de água do pano, flanela ou esfregão. somente a umidade já é suficiente e garante bons resultados.

Como retirar marcas e manchas dos pisos?

Antes de usar qualquer produto, é importante seguir atentamente as instruções do fabricante contidas no rótulo para não comprometer a película protetora ou a estrutura do piso.

No nosso site temos manuais autorizados dos fabricantes para a melhor limpeza do seu piso. De qualquer maneira, selecionamos algumas dicas sobre como retirar certas marcas e manchas bastante comuns. Veja a seguir:

  • para manchas de café, refrigerante, suco de uva, graxa de sapato, batom e esmalte de unha, por exemplo, a limpeza mais apropriada é feita com álcool e detergente;
  • para limpar tinta de caneta esferográfica ou massinha de modelar de criança, o álcool aplicado sozinho já resolve o problema;
  • se cair sobre o chão algum tipo de cola ou sujeiras mais resistentes, um pouco de removedor de esmaltes solucionará a questão com eficiência.

Adotar essas indicações de como limpar piso laminado e vinílico é o melhor modo de proteger todo o revestimento. Com isso, ele se torna mais durável e o visual é mantido por mais tempo.

Aproveite o assunto e não deixe de conhecer como o piso laminado click funciona e quais são suas vantagens!

Posts relacionados

Deixe um comentário