Você já parou para pensar nas transformações digitais que o mundo sofreu nos últimos anos e em como isso pode impactar os resultados do seu escritório de arquitetura? Diariamente, empresas buscam as melhores soluções para garantirem que os seus trabalhos sejam vistos e reconhecidos por várias pessoas.
Nesse cenário, o que você tem feito para se destacar da concorrência e atrair novos clientes? Precisa de ajuda para alcançar esses objetivos? Acompanhe este post para conhecer algumas estratégias de marketing digital para arquitetos e potencialize o seu negócio!
1. Tenha um site otimizado para os mecanismos de busca e dispositivos mobile
Tenha em mente que o seu site é como se fosse o seu cartão de visitas. É por meio dele que seus potenciais clientes encontrarão referências dos seus trabalhos e decidirão entrar em contato com você. Muitas vezes, inclusive, esse será o primeiro contato que terão com a sua marca.
Por essas razões, é fundamental investir nessa ferramenta para garantir a qualidade da experiência do usuário. Não dá mais para desconsiderar o cliente que acessará a sua página por meio de um smartphone — isso pode fazer com que você perca muitas oportunidades de negócio —, portanto, certifique-se de ter um site otimizado para dispositivos mobile.
Entretanto, não basta ter um site incrível e otimizado para as diferentes telas, é preciso também saber utilizar certas técnicas que proporcionarão mais visibilidade aos conteúdos e colocarão a página em destaque nos resultados de busca. Ou seja, investir em SEO (Search Engine Optimization).
2. Utilize as redes sociais
Estar presente nas principais redes sociais é a melhor forma de gerar autoridade e fortalecer o relacionamento com a sua audiência. Entretanto, o primeiro passo para definir quais as melhores opções para a sua área — arquitetura, no caso — é estudando e estabelecendo a sua persona.
De modo geral, os canais de interação pautados em imagens costumam funcionar bem em estratégias de marketing digital para arquitetos. Isso acontece por serem redes sociais em que a parte gráfica se destaca, favorecendo o trabalho do profissional. Algumas opções que merecem a sua atenção são:
- Facebook;
- Instagram;
- Pinterest;
- YouTube.
Cuidado com a sua imagem profissional: lembre-se sempre de separar o perfil pessoal do empresarial e de evitar uma comunicação inconveniente e invasiva para não afastar o cliente. As redes sociais, quando bem usadas, são ótimas aliadas para criar e fortalecer vínculos, divulgar a marca, gerar cadastros de potenciais clientes e oferecer atendimento personalizado.
Outra dica importante é não se deixar levar pelas métricas de vaidade — como curtidas e seguidores —, pois nem sempre elas resultam em negócios, embora demonstrem a popularidade do seu perfil e facilitem o contato com o público.
3. Crie conteúdo de qualidade
Você certamente já ouviu a expressão “informação é poder”, certo? No marketing digital, essa é uma verdade, pois conteúdo relevante e de qualidade é o que mais atrai pessoas e faz com que elas fiquem atentas ao que a marca tem a dizer.
Você pode aproveitar essa estratégia em seu blog, site ou redes sociais, desde que utilize as palavras-chave apropriadas, empregue técnicas de SEO e siga um calendário de postagens para manter o interesse do visitante. Algumas sugestões de conteúdos:
- e-book com dicas de decoração;
- planilha de gastos para obras ou reformas;
- posts no blog com referências de decoração — por exemplo: “5 jeitos de combinar plantas na decoração”;
- plantas baixas simples de um cômodo;
- infográfico falando sobre a diferença entre o trabalho de um arquiteto e de um designer de interiores.
Percebeu o quanto as estratégias de marketing digital para arquitetos são importantes? Essas dicas devem servir como um ponto de partida para você, pois existem muitas outras possibilidades no universo digital que podem trazer grandes resultados.
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