Cortina ou persiana: qual é a melhor opção? Cortina ou persiana: qual é a melhor opção?

Cortina ou Persiana: qual é a melhor opção?

9 minutos para ler

Quem está buscando renovar os ambientes da casa com uma decoração personalizada e única sabe que, muitas vezes, os detalhes são cruciais para atingir a perfeição nos ambientes. Ao se dedicar a um projeto de decoração, aprende-se muito sobre fatores como materiais, combinações de cores e as peças que são ideais para cada cômodo.

Contudo, é natural acabar se deparando com dúvidas que podem parecer simples de ser resolvidas à primeira vista, mas que, na verdade, não são bem assim. Uma delas é a escolha entre cortina ou persiana.

Você está refletindo sobre essas opções? Continue a leitura deste post e conheça os prós e os contras de cada uma!

As cortinas

As cortinas são clássicas e, com sua infinidade de combinações de tipos e materiais, é possível conseguir muitos resultados diferentes ao utilizá-las. Por serem o toque final da decoração, elas são capazes de dar um tom único ao ambiente. E, claro, seu valor vai além do estético: as cortinas também barram a entrada de luz e garantem a privacidade do cômodo.

Prós

O efeito causado pelas cortinas no ambiente é muito particular. Ao escolher com cuidado o material, as pregas, costuras e até combinar dois tipos diferentes, é possível chegar ao resultado ideal que se busca para o cômodo.

Combinar um tecido blecaute com um menos opaco e mais leve, como o voal, cai bem para os quartos e salas de televisão. Dessa forma, é possível regular a entrada de luz de acordo com a necessidade, medida essencial nesses ambientes. Devido ao seu toque clássico, as cortinas também combinam muito com a sala de estar, conferindo aconchego e elegância para essa área da casa.

Na sala e também nos quartos, as cortinas têm uma função extra, que é a de preservar os móveis, pisos e aparelhos eletrônicos da luz solar. Esse benefício é incalculável, já que a mobília pode desbotar, se o sol bater frequentemente em um determinado lugar da peça, e os eletrônicos podem até mesmo parar de funcionar!

Além desses cômodos, é importante esclarecer que a cortina é uma peça que há muito tempo deixou de estar restrita aos quartos e salas. Esse item pode aparecer em versões temáticas na cozinha, com estampas de alimentos, dando um ar divertido ao espaço. Normalmente, para serem usados na cozinha, os modelos de cortina são mais curtos e terminam no parapeito da janela.

Vale ressaltar que mais uma grande vantagem da cortina é o preço, já que elas costumam ser bem mais baratas que as persianas e também exibem uma maior variedade de cores, tecidos e estampas.

Contras

As cortinas podem ser um sonho na decoração dos ambientes, mas são capazes de se tornar um pesadelo para quem tem alergia à poeira. Afinal, o tecido acumula muito pó e precisa ser lavado com frequência para não prejudicar os moradores. Uma boa dica é ficar atento ao material: quanto mais liso for o tecido, menos poeira ele acumulará.

Além disso, as cortinas ocupam muito espaço. Na escolha entre cortina ou persiana, a segunda opção pode ser a melhor caso os cômodos tenham espaços reduzidos ou você tenha filhos pequenos, que podem sujá-las e dificultar o processo de higienização, que é bem mais complicado. Afinal, ninguém quer retirar uma cortina inteira para lavar apenas porque o filho encostou as mãos sujas nela, não é?

Os tipos de cortinas

Antes de fazermos qualquer escolha, é fundamental conhecer quais os tipos de cortinas que podem ser encontrados no mercado. É a partir daí que você pode, também, decidir o modelo mais interessante para a sua necessidade.

Cortina de voal

Um modelo leve, suave e com um toque de romantismo: essa é a cortina de voal. Esse tipo de cortina pode ser curto ou mais longo (até o chão) e, normalmente, é usado em ambientes como a sala de estar. O voal garante um bloqueio apenas parcial da iluminação, devido à transparência do tecido fino.

Cortina de sarja

A cortina de sarja é uma boa opção para os ambientes mais descontraídos, como um quarto jovem ou mesmo infantil. Isso porque essa espécie de tecido para cortina garante mais liberdade de estampas, sendo elas divertidas e bem modernas.

Cortina blackout

Quem precisa de um bloqueio total da iluminação pode contar com a cortina blackout. É ideal para os quartos, especialmente para quem tem mais dificuldades para dormir por conta da entrada da luz solar pela manhã ou mesmo algum tipo de iluminação noturna externa que cause incômodos. A cortina blackout pode ser encontrada em diferentes cores e até mesmo em versões estampadas.

Cortina rolo

A cortina do tipo rolo é aquela que pode ficar encolhida ou totalmente escondida na sanca de gesso do teto. Esse tipo de cortina tem acionamento manual e também elétrico e é considerado uma opção bastante prática.

Cortina Duofold

Esse tipo de cortina também é conhecido como “top down bottom up”. Seu formato é simples, mas o resultado é bem elegante. Ela tem um mecanismo de cordas moderno que pode se movimentar de baixo para cima, ou vice-versa.

As persianas

As persianas estão sempre presentes nos lares onde a decoração segue um estilo mais moderno e urbano. Por serem práticas e compactas, elas são as preferidas quando a intenção é ter uma casa funcional e fácil de limpar e organizar.

Prós

Falamos sobre o acúmulo de pó no item anterior, certo? Caso você não queira se preocupar com alergias, a persiana é a melhor opção. O acúmulo de poeira é pontual, porém, requer frequência. Para efetuar a limpeza, é simples, bastando utilizar um aspirador de pó ou um pano semiúmido.

Uma vantagem das persianas é o fato de elas inibirem um pouco mais o barulho externo, funcionando como um isolante acústico.

Ainda no quesito de proteger a casa dos fatores externos, a persiana também atua como isolante térmico, controlando melhor a temperatura.

Além disso, as persianas permitem controlar a quantidade de luz que entrará no ambiente. Elas caem bem em espaços como escritórios, varandas e cozinhas. E, se você preferir a praticidade das persianas, mas desejar manter o estilo das cortinas, existem as persianas verticais, que têm uma ondulação parecida com a segunda opção.

Um benefício contemporâneo das persianas é que, agora, elas podem ser automatizadas. Isso significa que o controle de abrir e fechar suas persianas está ao alcance de suas mãos, sem que você precise mover mais do que um dedo!

O bacana desse tipo de produto é que a tecnologia de acionamento por controle remoto elimina os cordões e hastes, o que deixa o visual ainda mais moderno e clean. Além disso, em razão de os movimentos serem determinados pelo controle, evita-se o contato manual, que, muitas vezes, diminui a vida útil da peça.

Contras

O preço das persianas é um dos aspectos negativos, já que elas costumam ser mais caras que as cortinas.

A instalação delas também dificulta essa escolha, assim como sua manutenção, que é bem mais trabalhosa quando comparada com a cortina.

A facilidade para limpar as persianas não deve ser confundida com menos trabalho, pois é necessário limpá-las com uma frequência muito maior do que a das cortinas, isso sem falar que se uma haste der problema, haverá um gasto extra para o conserto.

Outro fator desfavorável é o barulho: caso entrem correntes de ar fortes pela sua janela, as persianas são um bocado barulhentas e podem gerar incômodo. Portanto, se você gosta de casa arejada, com janelas escancaradas e não abre mão do silêncio, essa pode não ser a melhor opção.

A variedade de modelos de persianas é bem menor quando comparada com as cortinas, o que não permite decorações muito originais. Assim, se o objetivo for um projeto exclusivo, o uso das persianas fica comprometido.

Um aspecto que pode ser visto como desfavorável para pessoas que gostam de resolver tudo com muita agilidade está ligado ao fato de que as persianas são feitas sob medida e, por esse motivo, precisam ser encomendadas especialmente para a sua janela.

Esse fator também pode ser desagradável em caso de mudanças de apartamento, hipótese em que dificilmente será possível reaproveitar as persianas no novo lar.

Os tipos de persianas

Persianas não são todas iguais! Elas podem ser escolhidas também de acordo com o estilo e material de fabricação, que varia entre alumínio, madeira, bambu e muitos outros. Podem, ainda, ser originais e inovadoras. Veja os principais tipos de persianas que separamos para você:

Persiana horizontal

Possivelmente, é o tipo de persiana mais comum e mais utilizado. Também é conhecido como persiana tradicional. Pode ser feita em diferentes materiais e é bastante usada em cômodos variados, como os quartos e salas nas residências e até nos escritórios.

Persiana vertical

Essa é uma excelente opção para as janelas mais altas, as quais tornariam outros tipos de persianas, como a horizontal, muito pesados para o manuseio na hora de abrir e fechar. O modelo vertical é aquele que permite a abertura da persiana lateralmente, de forma bem prática e elegante. Pode ser usada nos mais diferentes ambientes.

Persiana rolo

A persiana no estilo rolo é uma boa opção para quem deseja cobrir grandes espaços, como janelões e fachadas de vidro ou outros locais de larga dimensão. Prática e moderna, é ideal também para aqueles ambientes mais “clean”.

Persiana romana

Esse é um modelo muito parecido com a persiana tradicional, a horizontal. A diferença aqui é que as divisórias são mais largas e não trazem abertura. É um modelo que cai bem em escritórios e espaços de trabalho home office.

Agora que já visualizou muitas opções interessantes de cortinas e persianas, com certeza será mais capaz de fazer boas escolhas para a sua casa ou trabalho.

E então, o que achou de conhecer mais sobre os prós e contras dessas peças de decoração? O que acha, então, de continuar conhecendo outras coisas, como as diferenças entre o piso vinílico e o piso laminado? Isso pode fazer a diferença em seu ambiente!

MANUAL COMPLETO DE CORTINAS E PERSIANAS: ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO!

 

 

MANUAL COMPLETO DE CORTINAS E PERSIANAS: ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO!
Posts relacionados

Deixe um comentário