Saiba como evitar e remover riscos e arranhões do piso da sua casa

6 minutos para ler

A boa manutenção da casa é algo fundamental para valorizar o imóvel e manter uma boa qualidade de vida para os moradores. É necessário cuidar bem das paredes, da cobertura, das portas e janelas, do piso e assim por diante.

Os cuidados com o piso, por exemplo, envolvem uma série de medidas que consistem na aplicação de certos produtos e estratégias eficazes. Há alguns “segredos” que podem fazer toda a diferença. As técnicas dependem também do tipo de piso de sua residência.

Confira, no post de hoje, como remover riscos do piso e veja também como você pode evitá-los!

Use um removedor de sujeiras difíceis

Caso o piso de sua casa seja de porcelanato, uma sugestão é utilizar um produto especial: um removedor de sujeiras difíceis. Esse produto permite dar ao piso o brilho máximo, removendo tudo que está manchando o revestimento.

Em alguns casos, o removedor consiste em um creme com uma quantidade de pó para polimento em porcelanato. Os efeitos costumam ser muito bons. A utilização também é simples e prática.

Jogue o produto puro sobre a região que deseja limpar e esfregue-a com força, fazendo movimentos circulares. Utilize uma esponja de louça (use somente o lado macio) e, em seguida, passe um pano úmido e seque o porcelanato.

Passe uma cera especial para remover riscos do piso

Outra recomendação é passar uma cera especial, feita à base de acrílico/poliuretano. Trata-se de um produto inodoro, com elevada ancoragem e cuja finalidade é proteger todos os tipos de revestimento para piso, incluindo os esmaltados.

A resina acrílica pode ser aplicada em cimentícios (piso vermelho, por exemplo), cerâmicas naturais/esmaltadas, rochas naturais, madeira e outros. Qualquer revestimento pode receber a cera especial acrílica, a qual deixa o piso impermeável, esteticamente atraente, facilita a limpeza e resiste à passagem das pessoas.

Aplique uma pasta especial

Outra forma de remover riscos do piso é usando uma pasta especial chamada de Pasta Cristal (pasta rosa). É um produto de preço acessível, e o consumidor encontra-o com facilidade nos mercados. Ele é recomendado para pisos com revestimento cerâmico.

A pasta é abrasiva, feita à base de sabão de coco, detergente sintético e um agente mineral, sendo útil na limpeza de superfícies, como mármores, azulejos e pisos. Ela funciona como polidor, desengraxante e desengordurante, no entanto, também é possível usá-la para retirar riscos e arranhões.

Geralmente, dependendo da intensidade dos danos, a tarefa de remoção pode ser muito difícil. Com a Pasta Cristal, tudo fica mais fácil. Basta colocar um pouco de pasta rosa sobre uma esponja de lavar pratos e esfregar sobre os riscos e arranhões. Para finalizar e dar brilho, use um pano.

Use castanhas do pará em pisos de madeira

Para os pisos de madeira, existe uma solução que, provavelmente, muitas pessoas não conhecem. Trata-se de castanhas do pará e outras frutas oleaginosas, como as avelãs e as nozes. Elas têm um óleo nas sementes que ajuda a cobrir os arranhões e, depois, apresenta a mesma cor da madeira.

Uma forma de usar as castanhas do pará é esfregando a semente diretamente sobre os riscos e os arranhões. É possível tornar a semente mais manipulável para essa tarefa, usando uma faca para adelgaçá-la (como se costuma fazer com os lápis, usando um apontador ou mesmo uma faca).

O mesmo método pode ser usado com as nozes, as avelãs e as outras sementes que contêm óleo.

Aposte nos produtos certos para pisos laminados

Os pisos laminados são aqueles feitos com lâminas de madeira de larguras e comprimentos diversificados, formados por aglomerados HDF. O acabamento do piso laminado não é o verniz, mas o overlay, o que torna mais fácil a limpeza e aumenta a durabilidade do piso.

Para limpar o piso laminado, deve-se usar um aspirador de pó sem tubo de sucção. Também pode ser usada uma vassoura de cerdas macias e um pano úmido com algum produto doméstico que não tenha silicone ou cera.

Existe também o limpador de laminados, que pode ser diluído em um litro de água (uma ou duas tampas). A limpeza pode ser feita uma vez por semana. No lugar do limpador de laminados, pode ser usado um detergente neutro. Deve-se molhar um pano na mistura e, depois de torcê-lo bem, aplicá-lo sobre o piso.

O que não se deve usar são produtos abrasivos e nem cortantes, nem cera ou enceradeiras, nem esponja de aço, nem lixa, nem qualquer produto que contenha silicone. As ceras ajudam a criar uma camada grossa de gordura, dificultando a limpeza.

Para remover o risco feito por uma caneta esferográfica (risco de tinta), pode-se usar um produto de limpeza, como Veja, ou até álcool. Para remover manchas, estas são algumas boas opções:

  • água e sabão líquido neutro;
  • água e detergente neutro;
  • base de amoníaco;
  • álcool;
  • acetona;
  • água sanitária (hipoclorito de sódio puro);
  • aguarrás, querosene e thinner.

 

Além da cera (que mancha e engordura), não devem ser usados sapólios e palhas de aço (que são abrasivos e riscam).

Evite os riscos e arranhões em pisos de madeira

Melhor do que conseguir remover riscos do piso é evitá-los. No caso dos pisos de madeira, existem algumas estratégias, como:

  • envolva os pés dos móveis com feltros adesivos;
  • limpe bem as solas dos sapatos antes de entrar em casa;
  • quando fizer algum conserto, coloque papelão micro-ondulado sobre o piso;
  • todos os dias, passe um pano úmido para tirar a poeira e, caso julgue necessário, duas vezes ao ano, aplique cera incolor.

 

Certas marcas na superfície podem ser minimizadas por retoques (mas o acabamento da madeira deve aceitar essa operação).

No caso de resinas de água, caso o piso tenha recebido sinteco (base de ureia), ou se os arranhões forem profundos demais, raspar a madeira e colocar uma nova resina pode ser a melhor solução.

E aí, o que você costuma fazer para remover riscos do piso? Já segue as dicas acima — ou, pelo menos, algumas delas? Quer ficar por dentro de outras dicas? Aproveite e assine a nossa newsletter.

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient

 

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
Posts relacionados

Deixe um comentário