Em meados de 1950 e 1970, surgiu nos Estados Unidos a decoração estilo industrial, que se popularizou quando os velhos galpões comerciais passaram a servir de moradia, já que eram muito mais baratos do que outras propriedades residenciais.
Com o tempo, essa alternativa de moradia acabou se tornando um estilo de décor graças à versatilidade e à praticidade das instalações. É que o famoso “chão de fábrica” é um tipo de decoração com ótimo custo-benefício e fácil de fazer. Sem falar no estilo e na originalidade da composição.
Ficou interessado? Então continue a leitura e veja 4 dicas para aplicar essa tendência!
1. Aposte no cimento queimado
Sem dúvida, o cimento queimado é o principal elemento da decoração estilo industrial. O material é feito basicamente de cimento, água e areia, o que justifica seu preço acessível e a facilidade de aplicação. Esse tipo de acabamento é muito utilizado para revestir pisos, paredes e até mesmo mesas ou bancadas, criando um conceito visual que remete ao “chão de fábrica”.
É preciso, contudo, ter atenção nas áreas úmidas da casa, como cozinhas e banheiros. É que, nesses locais, a aplicação demanda cuidados extras para que o acabamento não fique liso demais, o que poderia deixar o piso escorregadio. A dica é contar com materiais de qualidade e mão de obra especializada para garantir um serviço de primeira.
2. Mescle cores neutras e tons terrosos
Uma das coisas que mais chama atenção na decoração estilo industrial é a uniformidade de cores, priorizando as variações do cinza e demais tonalidades neutras. Essas nuances é que vão remeter à atmosfera industrial do décor, fazendo com que essa seja a primeira impressão de qualquer pessoa que adentre o local.
Caso você esteja receoso de deixar o ambiente meio monótono e sem vida, experimente contrastar algumas cores vibrantes nos objetos decorativos, como quadros, arranjos, móveis etc. Os tons terrosos (mais próximos do barro e das cerâmicas) são perfeitos para isso, pois, além de combinarem com o clima de fábrica, trazem vivacidade sem pesar o cenário.
3. Deixe fios e tubulações à mostra
Eis outro traço muito característico do estilo industrial: vigas, fios e tubulações à mostra nos ambientes. Essa ideia se consolidou justamente porque remete ao cenário exato dos galpões industriais antigos, onde as instalações ficavam todas expostas. Isso acabou virando tendência e se tornando uma marca urbana nos projetos residenciais.
O conceito aberto da maioria dos projetos em estilo industrial também favorece essa composição, já que fica mais fácil deixar as vigas e tubulações aparentes sem que os itens roubem a cena. Pelo contrário: eles parecem se incorporar naturalmente ao ambiente, como se não estivessem ali de caso pensado. O resultado é incrível!
4. Invista em móveis restaurados
Móveis restaurados e com aquela pegada vintage têm tudo a ver com o décor industrial, porque dialogam muito bem com a atmosfera mais antiga que se deseja retomar com esse estilo. A ideia é priorizar peças de cores neutras para não pecar pelo excesso. Mas, se você não abre mão de uma corzinha, dá para apostar em um único móvel colorido e colocá-lo como destaque no ambiente.
Seguindo essas dicas você terá uma legítima decoração estilo industrial na sua casa. E, caso você não queira adotar o estilo para a residência inteira, a dica de ouro é transformar apenas um cômodo de sua preferência, fazendo dele um ambiente especial no seu lar!
Gostou da ideia? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outras tendências inspiradoras!