O marketing pessoal é a chave que destaca você de todos os outros arquitetos que também realizam seu trabalho com excelência, afinal, é com a ajuda das ações de marketing pessoal que o profissional cria a oportunidade de ganhar mais respeito no mercado e credibilidade entre os colegas e líderes da empresa em que atua.
É assim que o profissional pode promover o próprio trabalho e marca: com as metas de conseguir mais destaque no mercado, aumentar o número de clientes e desenvolver sua autoridade na área.
Você é um arquiteto e não sabe muito bem o que fazer para montar um adequado marketing pessoal? Confira algumas lições valiosas que farão a diferença na hora de conquistar uma boa imagem dentro da sua profissão!
1. Dê muita atenção à sua apresentação pessoal
A apresentação pessoal de um profissional é a primeira coisa que os demais vão reparar. Por essa razão, ela é a nossa primeira lição por aqui. Como a pessoa se veste, como se porta, seus gestos e tom de voz — tudo isso pode contribuir para o seu sucesso social e profissional.
Portanto, atente para a sua vestimenta. Um profissional bem-vestido, de acordo com a função que exerce, transmite mais confiança e uma excelente imagem pessoal. Além das roupas, cuide bem de seus hábitos de higiene e do corte de cabelo, da escolha de acessórios e, para as mulheres, do uso da maquiagem. Tenha em mente que o visual é o seu cartão de visitas.
O contato com um profissional desleixado na aparência pode fazer o cliente inferir que ele será desleixado com o trabalho que executa também.
2. Tenha uma boa postura no ambiente de trabalho
Alguns pontos são fundamentais para que uma pessoa seja vista como um profissional de boa postura no ambiente de trabalho. Primeiramente, seja pontual. A pontualidade é um hábito que torna você mais disciplinado em suas funções, mas também causa uma ótima impressão nos colegas de trabalho.
Uma pessoa que se planeja e cumpre com os horários, possivelmente, também saberá cumprir os prazos de projetos que são sua responsabilidade. Ser pontual é dar exemplo.
Cumpra e respeite a política do escritório. Todo local de trabalho abriga algumas regras que precisam ser cumpridas para que a ordem seja mantida. Isso é positivo tanto para o convívio com os colegas quanto para a produtividade em equipe. Trate todos os funcionários igualmente. Essa é uma forma de demonstrar respeito e educação, independentemente da função que as pessoas têm na empresa.
3. Leve o seu trabalho a sério
Sua função precisa ser exercida com eficiência para que você se destaque no mercado. Se você não levar o que faz a sério, dificilmente, outras pessoas levarão. Procure maneiras de se atualizar e aprimorar seus projetos e auxilie os seus colegas. Saber trabalhar em equipe é muito importante!
4. Desenvolva um bom networking
O networking é fundamental para que você, enquanto profissional, seja visto e esteja em contato com outros profissionais influentes no seu ramo. Um ótimo networking pode ser desenvolvido ao frequentar eventos de sua área, feiras e, até mesmo, fazendo cursos.
Você pode encontrar parceiros de negócios, chances de firmar uma sociedade e as conexões que faltavam para que o seu escritório cresça.
5. Não se esqueça de divulgar seu trabalho nas redes sociais
As redes sociais também são muito importantes quando o assunto é marketing pessoal. Não basta que seu trabalho seja bem-feito. Além disso, precisa parecer bem-feito: os outros precisam saber que você oferece excelentes resultados.
Não deixe somente a sua visão de mundo exposta no Facebook ou Instagram, por exemplo. Aproveite os canais para divulgar seus trabalhos. Cuide também do seu portfólio online e do seu currículo, por meio do LinkedIn. As redes sociais podem abrir muitas portas.
Com essas lições de marketing pessoal, seu trabalho de arquiteto será muito mais valorizado.
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