Vez ou outra, ficamos cansados do estilo da nossa casa e queremos dar aquela repaginada, não é verdade?
O problema é que só de pensar em obras, muitos ficam de cabelo em pé pensando em todo o trabalho por trás de uma simples mudança.
Acontece que isso nem sempre é verdade. Afinal, com algumas pequenas reformas é possível deixar tudo com cara de novo, e o melhor: sem dores de cabeça.
Hoje, mostraremos 5 bons exemplos para você se inspirar. Acompanhe!
1. Pinte o teto
Uma das melhores maneiras de mudar o visual de um ambiente é, sem sombra de dúvidas, uma boa e nova camada de tinta. E quando ela é aplicada no teto, então, o resultado fica de cair o queixo!
A ideia é você escolher uma cor que complemente a decoração do espaço, mas que não sobrecarregue o cômodo.
Uma boa combinação é deixar as paredes em cores neutras em contraposição a um teto de cor mais viva. Se você deseja um layout ainda mais ousado, construa padrões de chevrons ou listras. Fica incrível!
2. Instale novas camadas de iluminação
A iluminação é um ponto essencial em qualquer reforma e decoração. Ela é responsável não só por conferir luminosidade ao ambiente, mas também destacar os elementos que compõem o espaço e trazer aconchego e bem-estar.
Para que tudo fique perfeito, instale novas camadas de iluminação. Tenha em mente três tipos básicos:
- a geral (que será responsável por iluminar o ambiente como um todo – uma luz central);
- a de trabalho (que será usada para alguma tarefa específica, como ler um livro ou ter uma refeição – um abajur ou pendente);
- a de destaque (ideal para chamar atenção a um objeto específico – uma luminária de trilho).
3. Considere a técnica “piso sobre piso”
Quando o assunto é construção e decoração, a indústria está sempre buscando novos produtos e tecnologias a fim de garantir mais praticidade, mas sem prejudicar a qualidade. E uma dessas inovações é a técnica “piso sobre piso”.
Utilizando uma massa especial, é possível assentar um revestimento diretamente sobre outro. Assim, você não precisa se preocupar com quebra-quebra e poeira.
Essa técnica é ótima para mudar os azulejos da cozinha, do banheiro e até mesmo do piso da sala.
4. Invista em papéis de parede texturizados
Outro exemplo para mudar qualquer espaço sem muito esforço é a aplicação de um papel de parede. E para elevar tudo a um patamar ainda mais alto, invista nos modelos que oferecem diferentes texturas.
Quando você adiciona diferentes relevos e padrões num mesmo ambiente, deixa o espaço mais convidativo.
O legal dos papéis de parede é que eles se assemelham aos revestimentos em 3D, mas com uma instalação muito mais simples. Você não vai se arrepender!
5. Aposte no carpete
Se você quer um ambiente tranquilo e confortável e que, ao mesmo tempo, seja bonito, considere instalar um carpete. Ele é um ótimo isolante acústico e térmico, ou seja, absorve os barulhos e mantém uma temperatura aconchegante no ambiente.
Os carpetes estão disponíveis numa infinidade de cores e materiais e ficam ótimos no espaço da televisão ou nos quartos. Ao contrário do que muitos pensam, eles também entram nas pequenas reformas, pois exigem pouca manutenção e são de fácil instalação.
Deixar sua casa do jeito que você sempre sonhou é algo que vai além da estética, pois proporciona também qualidade de vida. Esperamos que este artigo sobre pequenas reformas te inspire e motive a ter um lar muito mais agradável.
Se gostou desse post e quer receber mais dicas como essas, não deixe de assinar a nossa newsletter: sempre temos sempre algo novo e interessante para você aqui no blog!