A rotina de um analista de projetos de arquitetura certamente é bastante agitada. Lidar com os clientes, fornecedores e ainda manter os prazos são alguns dos desafios da profissão. Contudo, é fundamental inserir no dia a dia o hábito de acompanhar de perto as tendências da arquitetura para se manter constantemente atualizado em relação às novidades.
Esse hábito, depois de incorporado, será extremamente útil para otimizar o trabalho desempenhado, apurar o olhar do arquiteto e ainda entregar um serviço mais qualificado.
Considere que estar por dentro das tendências pode ser um grande diferencial. Portanto, pensando em ajudar você nessa tarefa, selecionamos 5 tendências da arquitetura que você precisa conhecer agora! Confira!
1. Painéis solares
A utilização de painéis solares é uma proposta trazida da tendência de arquitetura sustentável para todos os demais projetos que possam ser desenvolvidos pelo setor.
Grandes construções ao redor de todo o mundo estão usando a energia solar para gerar economia e melhorar a sustentabilidade dos projetos. Entre elas podemos citar o Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, e até mesmo pontes como a Blackfriars Bridge, em Londres, na Inglaterra.
Mesmo em construções particulares é possível considerar o investimento em painéis solares, afinal, dados os seus benefícios, essa é uma das tendências da arquitetura que veio para ficar!
2. Vegetação natural para a criação de ambientes internos
As plantas renovam automaticamente os ambientes e conferem a sensação de bem-estar e relaxamento. Essa talvez seja a explicação para o fato da vegetação natural ter entrado nos ambientes.
Quer seja em jardins ou hortas verticais, em uma varanda, em um jardim de inverno ou até mesmo nas áreas corporativas, a grande verdade é que essa tendência tem fôlego o suficiente para permanecer em alta por mais algumas temporadas.
3. Paredes em espiral e uso de materiais orgânicos
As paredes em espiral estão fazendo muito sucesso nos projetos de 2017, e uma possível explicação se deve ao fato delas serem divertidas, inovadoras e ainda integrarem os ambientes.
Em razão do formato, esse tipo de parede divide os espaços apenas parcialmente, o que é ótimo para preservar a circulação de ar e a iluminação dos cômodos.
Já os materiais orgânicos — cortiças, muita madeira e bambu — são usados com base na inspiração da já comentada nova orientação da arquitetura, que adota os conceitos de sustentabilidade.
Com o uso desse tipo de produto os projetos oferecem mais conforto e aconchego.
4. Mix de materiais
Embora já tenhamos mencionado alguns dos materiais que estão em alta, vale dizer que esses produtos não devem usados com exclusividade.
Ao contrário: para quebrar a monotonia e trazer um certo dinamismo aos espaços, a proposta do momento é investir em um mix de materiais.
A partir desse mix, novos conceitos vão surgindo, como no caso dos tijolinhos aparentes, que são evidentemente itens mais rústicos, mas quando combinados com inox, aço e metais refletem uma atmosfera completamente diferente, conhecida hoje com estilo industrial.
5. Novas funções para determinadas peças
Com base no conceito de adaptar o uso de antigas peças e estabelecer novas funcionalidades para elas, essa ideia é bastante inovadora e original.
Assim, caixotes de feira que talvez fossem desprezados podem ser pintados e servir de revisteiro nas salas ou nos banheiros. Geladeiras antigas, daquelas coloridas, saem da cozinha e ressurgem soberanas como armário na sala de estar. A penteadeira da vovó sai dos aposentos internos e vem toda charmosa servir de aparador na sala de jantar.
Como já deu para notar, o céu é o limite quando o assunto for renovar o uso de antigos objetos. Arrisque-se você também!
Agora que você já conheceu as 5 tendências da arquitetura que mais fizeram sucesso em 2017, siga-nos no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!