A importância do paisagismo para um projeto de arquitetura

5 minutos para ler

Quando falamos em paisagismo, a maioria das pessoas faz logo associações à decoração de praças, parques e outros espaços públicos a céu aberto. No entanto, o conceito dessa prática vai bem mais além.

As técnicas de paisagismo podem ser aplicadas para que ambientes completos sejam criados. Dessa forma, as experiências das pessoas podem ser mais agradáveis, em qualquer local.

Desenvolvemos este artigo para que você entenda mais sobre a importância do paisagismo para um projeto de arquitetura. Também apresentaremos dicas muito interessantes para colocar em prática nos seus projetos. Siga lendo!

Paisagismo e arquitetura: entenda a relação

Também conhecido como arquitetura de paisagem, o paisagismo tem uma relação direta com a recomposição dos espaços geográficos, para que eles se tornem mais harmônicos e agradáveis para os indivíduos que o habitam ou frequentam.

Existem diversos cursos rápidos e até mesmo pós-graduações na área, que são interessantes para arquitetos que se interessam por esse tipo de projeto. Algumas faculdades, inclusive, estão oferecendo a graduação em Arquitetura e Paisagismo.

O paisagista é um profissional que, além de conhecimentos arquitetônicos, também precisa ter noções de botânica, ecologia e artes, em geral.

Para atuar nessa área, é imprescindível ter conhecimentos na seleção de materiais, equipamentos, acabamentos e também na execução dos projetos.

Cada vez mais a arquitetura e o paisagismo se relacionam. Isso se justifica pelo fato de os espaços estarem mudando e os projetos arquitetônicos seguindo outras tendências.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a preservação da natureza e dos recursos naturais, por exemplo. 

Ao mesmo passo, por conta da pandemia da Covid-19 e crescimento do home office, os indivíduos estão passando mais tempo em casa e buscam mais conforto.

O paisagismo atua nesse tipo de situação, proporcionando melhores resultados para os clientes, que podem contar com espaços bem mais personalizados e agradáveis.

5 dicas para ter um bom paisagismo em um projeto de arquitetura

Para que você possa aplicar melhor as técnicas de paisagismo nos seus projetos de arquitetura, preparamos algumas dicas interessantes. Veja, a seguir!

1. Escolha os melhores materiais para varandas e áreas externas

As varandas e outras áreas externas, como os jardins e terraços devem ter materiais de qualidade e resistente às chuvas, ao calor e intempéries da natureza, de modo geral.

Usar piso laminado nas paredes, por exemplo, é uma alternativa interessante. Esse material é bem resistente e dá um acabamento muito bonito para os ambientes.

Além do revestimento das paredes, também escolha muito bem os móveis desses espaços. As mesas, as cadeiras e outros itens precisam ser bem resistentes, por estarem ao ar livre. 

O inox e a fibra sintética são opções bem interessantes para quem busca por móveis adequados para esses ambientes.

2. Aposte nos pisos adequados para ambientes externos

Em ambientes internos também é necessário ter certos cuidados ao escolher o piso, que deve ser resistente e pouco escorregadio.

Alguns tipos de porcelanato, por exemplo, não são recomendados para esse tipo de ambiente, por serem escorregadios, quando entram em contato com a água. 

Uma opção interessante para manter a elegância e passar um ar mais natural para os ambientes externos é usar o piso de madeira.

Sim, ao contrário do que muitos pensam, a madeira pode ser usada no assoalho de ambientes externos. É claro que isso demanda cuidados especiais, mas não é nada que traga muita dor de cabeça para os usuários.

Para usar os pisos de madeira, você pode apostar na impermeabilização com resinas e silicones recomendados pelos fabricantes. 

Eventualmente, também é necessário que o usuário aplique veneno para matar cupins e outras pragas que podem contaminar o assoalho.

3. Conheça as vantagens dos toldos para os grandes ambientes externos

Em áreas externas, como espaços de piscina, o uso de toldos também é algo que pode ser pensado. Esse acessório é muito útil principalmente no verão, quando os dias têm calor intenso.

Os toldos conseguem controlar a quantidade de luminosidade dos ambientes e também reduzem a temperatura do local. Isso faz com que os espaços fiquem mais agradáveis para permanecer, em qualquer época do ano ou parte do dia.

Ainda sobre os toldos, é interessante lembrar que existem peças de diversos modelos, materiais e aplicações. Ou seja, você pode escolher o formato mais adequado para cada projeto.

4. Use vasos para as plantas

Ao desenvolver projetos de paisagismo, principalmente em apartamentos ou edifícios comerciais, é uma boa ideia usar os vasos para as plantas, em vez de apostar nos jardins convencionais.

Isso se justifica pelo fato de os vasos poderem ser mudados de lugar mais facilmente, o que dá mais flexibilidade para a decoração. Além disso, existem vários modelos e cores diferentes de vasos que podem ser utilizados.

Também há diversidade nos materiais dos vasos. Além da cerâmica, também se pode optar por vasos de metal ou até mesmo de madeira, quando se aproveita os pallets para plantar flores e outras vegetações.

5. Varie as texturas do ambiente

O paisagista pode “brincar” com diferentes texturas em ambientes externos. Em um terraço, por exemplo, pode-se combinar pedras, folhagens, flores, revestimentos, cores nas paredes etc.

De tal maneira, as texturas podem ser combinadas de forma criativa, de acordo com o gosto ou estilo de cada cliente. Ao trabalhar com o paisagismo, portanto, o que não falta são boas opções para seguir.

Gostou das nossas dicas de paisagismo para os projetos de arquitetura? Esperamos que elas possam ser bem úteis para os seus projetos.

Continue em nosso blog e confira agora 4 dicas de arquitetura e decoração para elaborar projetos criativos.

 

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário