A hora de decidir a decoração de jardim é um momento muito agradável dentro do cronograma de planejamento e paisagismo da área externa da casa. Contudo, alguns detalhes devem ser observados com o máximo de atenção para que não surjam arrependimentos posteriores.
A escolha do piso é um desses aspectos extremamente importantes, pois, além da necessidade de harmonização do piso com o estilo de decoração de jardim e da casa, é fundamental que sejam seguros e duráveis.
Sendo assim, selecionamos alguns pisos para ajudar você a fazer a melhor escolha. Leia agora e entenda mais sobre o assunto!
Caminho de placas de pedras
Um caminho de placas de pedras é uma solução natural e orgânica para um jardim. As placas de pedras podem ser irregulares, com tamanhos e formatos diferentes, de modo que criem uma sensação de movimento interessante e ideal para quebrar a monotonia.
Muito versáteis, é fácil adaptá-las aos mais diversos estilos de decoração de jardim e são igualmente práticas quando o assunto é limpeza e manutenção.
Piso emborrachado
Os pisos emborrachados são vantajosos, pois são muito resistentes, duráveis, e imensamente seguros por serem totalmente antiderrapantes.
Além disso, são atóxicos, têm propriedades à prova de fogo e ainda são fáceis de higienizar. Também têm estabilidade térmica, pois não absorvem muito o calor, e alta durabilidade.
Deck de madeira
A madeira utilizada como piso promove instantaneamente a sensação de conforto, requinte e bem-estar. Os projetos que recorrem ao uso de decks de madeira na área externa podem conjugar o uso desse material com uma iluminação âmbar, que amplia ainda mais o clima intimista.
O piso de madeira, quando bem cuidado, tem vida-longa e atende aos requisitos de segurança, uma vez que não é escorregadio. O toque rústico da madeira é versátil e funciona bem tanto em casas de praia quanto em casas de campo.
Piso de tijolo maciço
O piso conhecido como “tijolinho” é charmoso e aconchegante. É uma alternativa ao deck de madeira para as propostas de decoração de jardim com toque rústico. Para revestir o chão das áreas externas, o tipo de tijolo indicado é o denominado requeimado, pois são menos absorventes e mais resistentes e duráveis.
Em lugares muito quentes, os pisos de tijolo ainda são uma opção para controlar a temperatura dos ambientes, pois têm características mais frias.
Piso com blocos de concreto
Esse tipo de piso tem alta resistência, durabilidade e impermeabilidade, sendo justamente por isso altamente recomendado para áreas externas. Além disso, os blocos de concreto têm boa resistência térmica e não sofrem com o calor excessivo, o que é uma vantagem e tanto.
Eles podem ser usados intercalando os blocos com a grama, o que agrega um valor maior no visual, conferindo modernidade e integração com a natureza. Ainda, são encontrados em grande variedade de tamanhos e cores, o que possibilita uma maior adequação ao que for planejado para a decoração de jardim.
Agora que você já sabe como deixar a decoração de jardim mais bonita com a escolha do piso certo, comente o que você achou das nossas sugestões!