Você já percebeu o poder que a decoração da casa possui? Ela é a grande responsável por deixar cada cantinho com a cara dos moradores, transmitindo personalidade por meio de cores, móveis, têxteis e objetos.
Aliás, as cores são parte fundamental da decoração, e uma das formas de usá-las para tornar os ambientes mais aconchegantes visualmente é utilizando pontos de cor.
Não sabe como fazer isso? Então confira algumas dicas práticas a seguir:
O que é uma decoração com pontos de cor?
É a decoração que possui uma base neutra e apenas alguns pontos de cor.
Geralmente a base é caracterizada pela presença de cores claras, como o branco, mas também pode ser um cinza. Já os pontos de cor são inseridos de acordo com o gosto dos moradores, visto que os tons refletem a personalidade de cada um.
Móveis, objetos e até mesmo papéis de parede podem funcionar como pontos de cor: basta equilibrar o todo, de forma que a harmonia prevaleça.
Quais as vantagens dessa decoração?
O medo de enjoar da cor escolhida é um dos maiores problemas enfrentados por quem decora uma casa. E isso não é incomum, pois o excesso tende a se tornar cansativo para os olhos com o tempo.
Quem opta pela técnica dos pontos de cor não sofre com esse problema: é possível fazer alterações com facilidade, pois os tons mais fortes estão apenas em alguns detalhes, sem excessos.
A leveza estética do ambiente é outra vantagem de trabalhar com pontos de cor, pois o colorido compõe apenas parte da decoração, mantendo o equilíbrio do cômodo e não pesando visualmente.
Utilizar pequenos toques de cor também torna o ambiente mais atrativo e aconchegante, pois as cores têm o poder de levar vida à casa, além de transmitirem diversas sensações.
Como utilizar pontos de cor na decoração da casa?
Todo o processo de inserir pontos de cor pode ficar mais simples seguindo alguns truques:
Utilize móveis como pontos de cor
A ousadia está liberada na hora de escolher os móveis. Portanto, priorize os coloridos e que possuam um design diferenciado. Certamente eles serão o destaque do cômodo!
Aplique a regra 80/20
Apesar de parecer complexa, a regra é simples: deixe 80% do ambiente neutro e nos 20% restantes utilize a cor escolhida.
Defina uma ou duas cores
É essa definição que manterá o equilíbrio entre a parte neutra e a colorida! Afinal, se muitas cores diferentes forem inseridas, o resultado será poluição visual. Por isso, defina, no máximo, duas cores e, caso julgue necessário, trabalhe-as em diferentes tons.
Eleja uma parede para ser o destaque
Principalmente em cômodos grandes e integrados, a escolha de uma parede para ser o ponto de cor é uma estratégia interessante. Isso pode ser feito tanto com tinta quanto com papel de parede.
Quando o assunto é decoração da casa, o desejo é sempre o mesmo: tornar cada cômodo o reflexo dos moradores, transmitindo a personalidade e proporcionando o máximo de aconchego. A inserção de pontos de cor no ambiente, como mostrado no post, é uma ótima alternativa para conquistar tudo isso.
Gostou das nossas sugestões? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a descobrirem as vantagens de apostar na decoração com pontos de cor!