Trocar os móveis de lugar ou reorganizar os quadros da parede: sempre há uma maneira de renovar o espaço em que a gente vive! Mas a sensação que fica é que falta algo. Talvez dar um novo visual à parede pode ser a saída, e saber como usar papel de parede pode ser uma solução prática e barata.
Quer saber como? Acompanhe este texto e tenha informações sobre os tipos, as estampas e como aplicar o papel de parede na sua casa!
Quais são os tipos de papel de parede?
Definir o material do papel de parede adequadamente pode garantir o aspecto da cor e da textura na hora da aplicação. Esse tipo de escolha também depende das características da parede a ser aplicada.
O papel de parede vinílico, por exemplo, é mais recomendado para ambientes úmidos e que recebem muita iluminação. Isso porque ele é feito de PVC, o que garante sua alta resistência àquelas condições atmosféricas.
Há também o papel de parede tradicional, produzido à base de celulose. Ele é ideal para ambientes secos, já que, como é fabricado em papel comum, pode sofrer desgaste devido à umidade.
Não podemos esquecer do papel de parede de TNT! Ele é semelhante a um tecido, no entanto é mais resistente e pode ser higienizado com detergente e água.
Como papel de parede pode transformar o ambiente?
Engana-se quem pensa que a estampa do papel de parede é o único elemento que garante o efeito esperado. O modo como você o distribui também influencia nesse processo.
Para se ter uma ideia, se você deseja destacar uma parede no ambiente, a estratégia é aplicar cores fortes apenas nela. Esse efeito também é conquistado quando usamos papéis de parede com estampas geométricas.
Agora, se você prefere deixar todo o ambiente decorado, vai ser necessário não abusar das cores.
Prefira utilizar papéis de parede com tons mais claros e estampas mais discretas. Caso contrário, todas as paredes com estampas fortes e chamativas vão criar desconforto visual.
Como usar papel de parede de acordo com cada cômodo?
Cada lugar da casa exerce uma função específica, por isso um papel de parede distinto é requisitado para cada cômodo. Para uma sala de estar bastante espaçosa, recomenda-se o uso de papéis clássicos ou com estampas com detalhes minimalistas.
Para o quarto, é indicado acreditar no seu estilo. Se você é gosta da decoração romântica, o ideal é apostar em estampas florais. Já se visual é mais arrojado e moderno, estampas ousadas tais como as geométricas são bastante interessantes.
Como aplicar o papel de parede?
Para iniciar o processo de aplicação do papel de parede, marque uma linha determinando o lugar onde o papel vai ser começar a ser instalado. Depois separe a primeira faixa de papel no chão ou na mesa, com a estampa para baixo.
Aplique uma demão da cola e leve o papel até a parede. Aplique o papel de cima para baixo. Alise o papel de parede com as mãos para tirar bolhas grandes que eventualmente podem surgir. Use uma escova para remover as bolhas pequenas. Tire o excesso de cola nas bordas e pronto!
Gostou das nossas dicas de como usar papel de parede? Quer ficar por dentro de outros conteúdos interessantes? Então assine a nossa newsletter!