Uma coisa é fato: a internet modificou totalmente o comportamento das pessoas, tanto no âmbito social quanto no profissional.
As relações são cada vez mais influenciadas pela constante enxurrada de informação à disposição de todos. Hoje, a internet é a principal forma de contato entre pessoas e empresas, e os profissionais que não atuam no meio digital, incluindo as mídias sociais, tendem a ser esquecidos pelo grande público.
Para arquitetos e decoradores, que costumam ter contato pessoal com seus clientes, pode ser difícil definir à primeira vista em quais redes sociais eles devem marcar presença. Se essa dúvida tem inquietado você, veja agora a nossa lista com as principais redes sociais para arquitetos e entenda como utilizá-las a favor do seu negócio!
Até mesmo pessoas tímidas e reservadas possuem contas pessoais no Facebook. Então, por que imaginar que o seu empreendimento pode ficar de fora da maior rede social do mundo? Isso definitivamente não pode acontecer!
Se você ainda está na rede, organize agora mesmo a sua página corporativa e busque deixá-la o mais profissional possível. O primeiro passo é criar uma identidade visual condizente com o seu empreendimento para preencher as fotos de capa e do perfil.
Para gerar engajamento, sua página deve ser alimentada com conteúdo relevante diariamente, sempre buscando desenvolver um relacionamento mais próximo com o público. O Facebook pede uma linguagem direta e próxima dos usuários, então não deixe de responder comentários e mensagens inbox.
O Instagram é uma rede social de fotos e vídeos curtos que possui um grande índice de engajamento. A boa notícia é que essa rede vem ganhando cada vez mais relevância no universo corporativo.
Para arquitetos e decoradores que trabalham com elementos que envolvem a estética ― como projetos de construção ou reforma, maquetes e/ou ambientações de espaços ―, o Instagram é uma ótima ferramenta de divulgação. Lá, é possível postar fotos de um projeto concluído ou um vídeo com o passo a passo de uma instalação, por exemplo.
Para começar a se familiarizar com o uso profissional do Instagram, é importante investir em identidade visual. Procure padronizar suas fotos (que devem ser sempre de alta resolução) e pesquise hashtags que seus concorrentes diretos estão usando. Esse recurso pode ser usado nas legendas das fotos para facilitar que os usuários encontrem seu perfil.
O Pinterest ainda não é tão famoso no Brasil quanto o Instagram, mas como o comportamento dos usuários de internet muda constantemente, vale a pena apostar nessa rede social.
Apesar de também se basear no uso de imagens, a vantagem do Pinterest para arquitetos e decoradores é a possibilidade de postar trabalhos inteiros no Pinterest, criando pastas exclusivas para cada projeto e/ou tema e entregando um conteúdo relevante para o público.
O LinkedIn funciona como um currículo on-line que fica disponível para todos os clientes e possíveis parceiros de negócios.
É importante marcar presença nessa rede social, pois ela é a campeã em resultados corporativos em termos de networking e visibilidade para sua carreira: o LinkedIn permite a visualização de quem acessou sua página e ainda possibilita o envio de e-mails para interações, além de conter grupos de discussão e muito mais.
YouTube
O YouTube é uma rede social de vídeos que permite interação entre seus usuários.
Muitos profissionais não têm essa visão macro do YouTube, encarando-a apenas como uma plataforma on-line que disponibiliza vídeos. Mas essa visão precisa ser mudada para que determinados nichos do mercado, incluindo arquitetos, possam se beneficiar da rede.
O YouTube permite curtidas, comentários e compartilhamentos, sendo mais um recurso disponível para criar engajamento e aquecer o relacionamento com o público-alvo do seu negócio. Se você é uma pessoa extrovertida e com facilidade de falar em público, é possível até mesmo criar um canal de dicas para profissionais ou DIY, por exemplo.
Agora que você já sabe quais são as melhores opções de redes sociais para arquitetos, que tal dividir nossas dicas com seus amigos? Compartilhe este post nas suas redes sociais e marque os colegas arquitetos que precisam de uma mãozinha para atuar no meio digital!