Saiba como montar uma sala aconchegante para a sua casa

4 minutos para ler

Final de um dia de trabalho e tudo o que você mais quer é colocar os pés para cima e relaxar na sua sala aconchegante e confortável, não é mesmo? No entanto, para que o ambiente seja relaxante de verdade, é preciso considerar alguns aspectos na composição.

Por exemplo: a TV não pode ficar muito próxima aos olhos, senão, gera cansaço visual; o piso deve apresentar um bom conforto termoacústico; e a iluminação deve ser projetada de modo a tornar o clima mais intimista.

Tapetes, mantas e almofadas de qualidade dão o toque final ao design. Curtiu a ideia? Então, continue a leitura e veja em detalhes como montar a sala dos sonhos!

Planeje bem o posicionamento dos itens

Sobretudo, se estivermos falando de uma sala de televisão ou home cinema, as distâncias devem ser muito bem pensadas. Isso garante o melhor conforto visual e torna a composição mais harmônica.

Em relação ao posicionamento da TV, o ideal é que ela se mantenha a uma distância de, pelo menos, 80 cm do sofá. Para salas pequenas, considere comprar um monitor menor. Isso porque, via de regra, quanto maior for a tela, maior deve ser a distância do aparelho em relação aos sofás.

Prefira móveis funcionais e sofás mais largos

Ok, alguns móveis valem pela estética. Mas, para além de valorizar o ambiente, é necessário que a mobília seja funcional. Uma mesinha de centro, por exemplo, pode servir para apoiar petiscos. Um puff pode funcionar como apoio para os pés. E as prateleiras mais largas podem abrigar a sua coleção de discos. Que tal?

Quanto aos sofás, que geralmente são os protagonistas do cômodo, dê preferência aos mais largos, principalmente, se o tamanho da sua sala assim permitir. Um sofá reclinável, que possibilita esticar as pernas ou deitar confortavelmente, é sempre um bom investimento, pois vale o custo-benefício.

Aposte em tapetes e almofadas de qualidade

Para uma sala aconchegante de verdade, mantas, tapetes e almofadas nunca são exagero. Porém, para não correr o risco de pesar o décor com o excesso de informação, é preciso ponderar na escolha dos itens. Os tecidos e as cores das peças precisam dialogar entre si, seguindo um mesmo conceito de material e respeitando uma paleta de cores específica.

Uma boa dica para não errar nessa composição é pensar da seguinte forma: se os pisos e cortinas forem mais neutros, você pode ousar um pouco mais na escolha das almofadas e tapetes, pontuando cores vibrantes, por exemplo.

No entanto, se as paredes forem coloridas ou o desenho dos móveis for muito arrojado, o ideal é optar por tapeçarias mais neutras, para suavizar o olhar sem abrir mão da estética do design. Quanto aos tecidos, algodão e linho são verdadeiros sinônimos de aconchego, além de combinarem facilmente com vários estilos de décor. Fica a dica!

Invista em pisos que trazem comodidade e elegância

Se você fosse reformar a sua sala para deixá-la mais aconchegante e só pudesse fazer uma mudança, qual seria? Os pisos, indiscutivelmente! Isso porque o piso tem o enorme poder de transformar os ambientes por causa das suas propriedades.

Pisos vinílicos e laminados são perfeitos para essa situação, sobretudo, em se tratando de salas. Além da resistência e da praticidade de limpeza, essas peças apresentam um ótimo conforto térmico e acústico, favorecendo aquela gostosa sensação de acolhimento que toda sala deve ter.

E se você tem crianças em casa, nem precisa pensar duas vezes: os pisos laminados são também antialérgicos! Sem falar que o chão estará sempre confortável para que os pequenos possam se divertir com as brincadeiras.

Mas atenção: antes de fazer o investimento, tenha certeza de que está recorrendo a um fornecedor especializado no segmento de decoração. Assim, a qualidade e a estética das peças estarão garantidas.

Agora que você já sabe o caminho para montar uma sala aconchegante, só falta caprichar na iluminação para deixar o clima ainda mais acolhedor e convidativo. Gostou do post? Então, compartilhe o conteúdo com seus amigos da rede e inspire mais gente com nossas dicas!

 

img_ebookpost_tendencias

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário