A melhor maneira de se tornar uma empresa referência entre os clientes é investindo no desenvolvimento de um bom relacionamento com eles. A proximidade saudável é uma garantia de que os frutos colhidos pela organização podem ser muito positivos.
Acompanhe as cinco estratégias que você não pode deixar de usar quando o assunto é relacionamento com cliente!
1. Seja ágil para ter um bom relacionamento com cliente
Nos dias de hoje, não há tempo a perder. A agilidade no atendimento é, certamente, um diferencial, mas que deve ser enxergado como pré-requisito. Deixar o cliente esperando comumente pode se tornar um grande erro. Se um prazo foi estabelecido, cumpra-o.
Além disso, identificar os problemas e entregar soluções em tempo hábil ao cliente é uma forma de demonstrar competência no seu serviço. Um ponto fundamental para o bom relacionamento com cliente.
2. Dê atenção imediata a quem chega até você
Dar atenção ao cliente é uma forma de fazê-lo se sentir importante para você. Acompanhar de perto o que ele diz é a chave para conquistá-lo. É importante que esse cuidado seja frequente, e não esporádico.
Ser atencioso é fundamental em todo tipo de comunicação realizada com os clientes, de modo que eles se sintam realmente atendidos e bem acolhidos por você. Seja gentil e demonstre interesse em ajudá-los.
3. Mantenha contato com mais constância
Manter contato é outra forma de demonstrar cuidado e atenção para com os seus clientes. Por isso, procure saber a respeito dos níveis de satisfação após a venda, troque e-mails e não deixe que o vínculo se perca. Se você sentir que o cliente está distante, faça, até mesmo, uma chamada por telefone.
Evite as mensagens automáticas. Cada cliente deve ser tratado como único. Utilize-as só em casos informativos (avisos de férias, entre outros). Além disso, preste atenção em como vai compor suas mensagens, sobretudo, quanto aos nomes dos clientes.
4. Atente de verdade para as reclamações
Se um cliente fez uma reclamação, em hipótese alguma, você deve ignorá-la. É preciso mover esforços para, além de escutá-la com rigor, encontrar boas soluções para resolver o problema ou a insatisfação da pessoa. Essa é uma estratégia de relacionamento com cliente que valoriza seu público — que, entre várias opções no mercado, escolheu a sua empresa como aquela com a qual gostaria de fazer negócio.
Quando uma organização leva em consideração as reclamações e opiniões dos clientes, eles se sentem mais valorizados. Ouvir é uma forma de transmitir confiança no trabalho realizado, e a confiança é a base para qualquer relacionamento saudável e um passo para a fidelização.
5. Esteja aberto para ouvir os feedbacks
Para desenvolver a qualidade do seu trabalho e ainda manter um bom relacionamento com cliente, é fundamental saber o que ele tem a dizer sobre a sua empresa, da maneira mais transparente possível.
Pergunte a opinião dele a respeito do seu trabalho. Lembre-se de que o feedback de um cliente pode ser um poderoso indicador de qualidade, mesmo que o consumidor em questão seja considerado um “cliente difícil”.
Faça avaliações dos feedbacks recebidos. Só assim, você poderá elaborar estratégias para corrigir as eventuais falhas e reforçar os aspectos de encantamento e elogios. Além disso, os feedbacks positivos são incentivos para que outros clientes em potencial escolham também o seu negócio.
Com essas dicas, o relacionamento com cliente estará entre a sua lista de prioridades, e a melhor experiência estará garantida!
O que achou das estratégias do post? Aproveite para saber um pouco mais sobre gestão de fornecedores e conhecer dicas para manter um bom relacionamento! Vamos lá!