É comum que, na correria dos compromissos profissionais, familiares e pessoais — entre tantos outros tipos —, acabemos deixando as horas de descanso e tranquilidade para depois, ocupando a última posição na lista de prioridades. Além de gerar consequências sérias decorrentes do estresse para a saúde física, abdicar desses momentos também faz mal para o nosso psicológico.
Ninguém quer adoecer por causa do estresse, não é mesmo? Para solucionar essa questão, uma boa atitude a se tomar é investir em um espaço próprio para o relaxamento dentro de casa mesmo — um espaço zen. Dessa forma, o cantinho para descansar está logo ali, e esses momentos de tranquilidade podem se tornar parte da rotina e melhorar seu cotidiano.
Quer descobrir como montar seu próprio espaço zen? Continue a leitura para aprender!
Por que ter um espaço zen em casa?
É comprovado que práticas como a meditação e a ioga têm consequências muito positivas na redução do estresse diário. Por isso, ao investir em um espaço próprio para essas atividades em casa — e também, é claro, para outros hábitos relaxantes e prazerosos, como a leitura — facilita a tarefa de priorizar esses momentos.
Encontramos conforto, paz e aconchego nos nossos lares, e um espaço zen em casa só contribui para que ela seja ainda mais propícia para o relaxamento. Só vantagens!
Como montar um espaço zen em casa?
As escolhas de decoração, a disposição dos móveis e de elementos naturais são essenciais para dar o toque certo no seu espaço zen e garantir que ele terá tudo o que você precisa para relaxar. Confira algumas dicas a seguir:
Escolha as melhores cores
A cromoterapia indica que determinadas cores instigam certos sentimentos e estados mentais em quem está exposto a elas — e isso faz muita diferença quando a cor está presente nas paredes de um cômodo, por exemplo.
Para um espaço zen, o ideal é que as cores predominantes sejam mais claras — como o branco, o cinza e o off white — e que tons de azul e verde estejam presentes. Essas cores são as mais indicadas para transmitir paz e calma.
Invista em móveis ergonômicos
Um espaço zen deve oferecer, acima de tudo, conforto! Por isso, dedicar uma atenção especial à escolha dos móveis é superimportante. Como você vai usar esse espaço para relaxar, não dá para sair de lá com dor nas costas por causa de uma cadeira pouco ergonômica, não é mesmo?
Sendo assim, invista em móveis de boa qualidade e que são pensados para o conforto e o relaxamento. Além disso, fazer uma seleção de almofadas, pufes, futons e o que mais for macio e confortável é uma boa estratégia para aumentar o aconchego do seu espaço zen.
Use recursos naturais
Pense em um lugar tranquilo e relaxante: é impossível não associar esse tipo de ambiente a elementos naturais como barulho de água, sombra das árvores e tons de verde à toda volta, não é mesmo? Por isso seu espaço zen não pode deixar de ter um pouquinho da natureza.
Invista em plantas e flores de todo tipo e, se possível, em alguma fonte de água — para trazer aquele barulhinho ambiente ideal para descansar.
E aí, o que achou das nossas dicas para montar um espaço zen? Vai investir? Assine nossa newsletter para continuar por dentro de mais conteúdos como este!